General Motors (ou abreviado GM) é uma corporação automotiva internacional dos Estados Unidos. É uma estrutura muito ramificada que se dedica à concepção, produção e comercialização de automóveis. Suas quatro marcas principais são Cadillac, GMC, Buick e Chevrolet. Os locais de fabricação estão espalhados por todo o mundo. A primeira aparição da empresa remonta a 1908, a segunda – a 2009, quando ocorreu sua reestruturação. O fundador é William Crapo Durant. A sede mundial está localizada em Detroit, Michigan, no edifício Renaissance Center.
Significado e história
O que é a General Motors?
É a maior montadora americana com marcas conhecidas como Cadillac, GMC, Buick e Chevrolet.
Nos anos 1900, o empresário William Durant era dono de uma empresa chamada Durant-Dort Carriage, que fazia transportes puxados por cavalos e era líder em seu setor. Ela estava em Flint, Michigan. Em 1904, James H. Whiting, proprietário da Flint Wagon Works, vendeu-lhe a Buick Motor Company. Então, o novo proprietário conseguiu o apoio de Charles Stewart Mott, seu parceiro de negócios, e quatro anos depois abriu a holding General Motors Company. Ele havia previamente combinado o nome com a General Electric.
A primeira aquisição da empresa foi a Buick. Em seguida, comprou Oakland (o predecessor da Pontiac), bem como as marcas Elmore, Cadillac Reliance Motor Truck, Rapid Motor Vehicle (predecessor da GMC). Um ano depois, foi feita uma tentativa de entrar em contato com a Ford Motor Company. Para as transações, o chefe da GM fez empréstimos com bancos, que sucumbiram ao pânico de 1910-1911 e exigiram a destituição de Durant, pois, segundo os banqueiros, a empresa era jovem demais e não tinha como arcar com o pagamento. de empréstimos. O Conselho de Administração seguiu suas instruções.
William Crapo voltou à indústria automotiva no ano seguinte, fundando a Chevrolet Motor Company com o piloto sueco Louis Chevrolet. Desde 1915, ele próprio administrava e, em 1916, a GM registrou novamente a General Motors Corporation. Um ano depois, o fundador da Chevrolet Motor Company, que rapidamente se tornou um sucesso, adquiriu o controle acionário. Na primavera de 1918, ele fundiu as duas empresas, deixando o nome GM. No entanto, dois anos depois, Pierre S. du Pont, que havia apoiado a compra da General Motors, depôs Durant e substituiu-o por Alfred P. Sloan.
O novo líder introduziu uma regra para mudar o estilo dos carros todos os anos e usou a mais recente estratégia de preços, classificando todos os modelos de acordo com uma grade de custos. Ou seja, ele desagrupou a série cara e barata. Suas políticas levaram ao apogeu da empresa, que de 1931 a 2007 ocupou mais de 50% do mercado automotivo dos Estados Unidos e foi a maior fabricante. Cada etapa da organização, naturalmente, se refletiu em sua identidade, que mudou sete vezes.
1908 – 1938
Nos primeiros anos, o logotipo corporativo era muito simples e parecia mais uma placa de informações do que um emblema gráfico. Continha as principais informações: nome, ano de fundação, dados cadastrais e muito mais. Eram letras pretas sobre fundo branco.
1938 – 1964
Em 1938, a montadora ganhou um logotipo real. Era um retângulo vertical de duas cores dividido em duas partes. Acima estava a designação “GM” – uma abreviatura do nome completo da empresa. As letras eram grandes, elegantes e com serifa. Eles foram pintados de cinza claro em contraste com o fundo preto. A zona inferior, ao contrário, era leve e nela em duas linhas havia uma decodificação detalhada do nome – “General Motors”. Esta inscrição foi feita em uma fonte mais moderna – suave, arrojada, grotesca.
1964 – 1967
No segundo logotipo, os designers se concentraram na versão abreviada do nome e moveram o nome expandido para fora do ícone. As letras “GM” estavam no centro de um quadrado que tinha uma borda dupla de listras brancas e azuis alternadas. Os desenvolvedores mudaram a fonte da sigla: eles removeram as serifas e adicionaram um elemento ondulado “G” na parte inferior.
1967 – 2021
O seguinte emblema está em uso há muito tempo. Foi o mais simples possível, pois os autores removeram quase todos os elementos. Tudo o que resta é a abreviatura e o retângulo branco abaixo dela em um fundo azul. Os designers também removeram a borda da praça. Apenas as cores sobreviveram – azul e branco.
2001 – 2010
Ao mesmo tempo, outro logotipo foi introduzido – um análogo brilhante do sinal, que é usado desde 1967. Tinha uma moldura tridimensional que lembrava uma saliência com bordas. No centro, contra o fundo “GM”, havia uma onda horizontal, dividindo o emblema em duas partes. Tanto as letras quanto o fundo tinham um gradiente.
2010 – 2021
Em 2010, os desenvolvedores adicionaram uma sombra metálica ao sinal e aprimoraram o efeito 3D. Devido ao rearranjo de sombras e destaques, o logotipo adquiriu volume. A cor foi suavizada, mas o gradiente permaneceu (tanto nas letras quanto no quadrado).
2016 – 2021
A montadora aprovou um novo estilo de letras. O nome da empresa foi escrito em uma fonte sem serifa de espaçamento largo. Todos os caracteres estavam em maiúsculas. Essa opção era usada principalmente no site oficial, enquanto os carros tinham um quadrado de marca com uma abreviatura.
2021 – presente
Pela primeira vez desde 1964, a General Motors realizou uma grande reformulação do logotipo, com foco na sustentabilidade e nas tecnologias mais recentes. Com a sua placa, a empresa procurou enfatizar seu foco na produção de veículos elétricos. A versão atualizada mudou o nome abreviado para minúsculas e o colocou em uma caixa quadrada com cantos arredondados.
Um design tão suave com uma paleta de azul e branco enfatiza o desejo de proteger o meio ambiente – céu, ar, nuvens. Especialmente para isso, os desenvolvedores descreveram a letra “m” na forma de um plugue de um cabo elétrico. Havia também um uso funcional para o traço na parte inferior das letras: é um soquete improvisado. Localizado próximo a eles, “g” tem uma seção de cauda encurtada, por isso parece harmonioso em altura.
Fonte e cores do logotipo
A General Motors sempre usou uma versão abreviada do nome, composta pelas primeiras letras. Em cada versão do logotipo, a abreviatura é central e possui um sublinhado na forma de um retângulo em miniatura.
A fonte principal para a parte do texto é Gothic FB Cond Medium. É um tipo de letra sem serifa com letras retas e um “G” encaracolado na parte inferior para adicionar estabilidade visualmente a ele.
O esquema de cores é padrão: a qualquer momento, consistia em uma combinação de branco e azul, cujas tonalidades eram alteradas repetidamente. Uma versão anterior usava preto.
Por que a General Motors mudou seu logotipo?
A última atualização de identidade da General Motors foi ligada à campanha de marketing ‘Everybody In’. O objetivo deste evento é mostrar a transição do fabricante para os veículos elétricos. A cor azul do logotipo simboliza um céu claro sem emissões.
Qual é o novo logotipo da GM?
O logotipo atual da General Motors consiste nas letras minúsculas 'gm', que são colocadas em uma moldura quadrada com cantos arredondados. O sublinhado que costumava ficar sob a sigla agora está apenas sob o 'm'. A base do esquema de cores é azul com gradiente.
Quando a General Motors mudou seu logotipo?
O quinto logotipo da General Motors apareceu em 2021. Ele foi apresentado na sexta-feira, 8 de janeiro, no anúncio da campanha de marketing 'Everybody In'. A GM disse que a nova identidade começaria na segunda-feira.
Quem desenhou o novo logotipo da General Motors?
O novo logotipo da General Motors foi criado por uma equipe interna de design liderada por Sharon Gauci, que é o CEO da Industrial Design.