Em 1986, Li Shufu, de 23 anos, pediu dinheiro emprestado para abrir uma empresa de refrigeradores. Ele o chamou de Geely. O negócio se expandiu gradativamente para a fabricação de motocicletas e, em 1999, a empresa recebeu permissão para fabricar automóveis. Agora é uma grande holding chinesa que compra marcas promissoras em todo o mundo. Ele possui o controle acionário da Volvo Cars, Lotus, Polestar e outras marcas estrangeiras. Ela também tem sua própria subsidiária, a Geely Auto. Em 2021, a empresa apresentou o novo modelo de veículo elétrico Zeekr.
Significado e história
O bilionário Li Shufu escolheu o nome para a empresa quando ainda era um jovem obscuro com capital inicial mínimo. Geely é uma aliteração dos caracteres chineses que se lêem “Jílì” e significam algo bom ou útil. Este nome pode ser considerado uma boa palavra de despedida. Aparentemente, o jovem empresário desejou boa sorte a si e ao seu negócio, contando com a mágica influência das palavras.
O primeiro logotipo também foi desenhado pelo próprio Li Shufu. Ele usou um desenho abstrato – um oval com seis listras diagonais salientes no topo. Esta é uma versão estilizada dos seis seis sobrepostos um em cima do outro. O símbolo está associado ao nome Li, que é traduzido do chinês como “seis” e tem outro significado – “suave”. Até certo ponto, o primeiro emblema incorporava a frase “liùliù dà shùn” (“tudo corre bem”).
Mas na história da empresa, nem tudo foi tão perfeito. Geely holding entrou em um escândalo de violação de propriedade intelectual. A montadora Toyota o acusou de usar um logotipo supostamente roubado para o novo modelo Meiri. Apesar da óbvia semelhança entre as duas marcas em forma e cor, a empresa japonesa perdeu o caso devido a uma lei vagamente redigida.
1998 – 2014
Quando a Geely começou a fabricar carros, precisava de um novo logotipo. O design foi inspirado em um símbolo desenvolvido em meados da década de 1980. Na versão original, era um oval vermelho com seis listras de comprimentos variados que formavam uma forma triangular. Li Shufu queria que o desenho se parecesse com a silhueta de um pico de montanha porque as montanhas se erguiam ao redor da cidade onde ele fundou a Geely. As linhas diagonais podem ser interpretadas como etapas até o ponto mais alto de desenvolvimento. E seu número foi considerado um poderoso sinal de boa sorte.
Diante de tudo isso, o dono da propriedade decidiu manter o emblema tradicional. Os designers apenas o repintaram de branco e o colocaram dentro de um oval azul com um largo contorno prateado. As peças centrais foram contornadas com uma faixa azul com a palavra “GEELY” (na parte superior) e outro anel de bisel prateado.
Este logotipo foi usado como um logotipo corporativo, mas podia ser visto nos primeiros modelos da Geely Auto produzidos de 1998 a 2007. Em sua aparência era muito semelhante à marca Volvo Car, embora a holding chinesa tenha comprado essa marca apenas em 2010 Provavelmente, a empresa copiou intencionalmente ou sem saber o design de outra pessoa para se tornar global.
Dois círculos com dois gumes Geely repetiam exatamente a estrutura do emblema da Volvo, e seis linhas diagonais foram associadas à famosa ponta de flecha, que a preocupação sueca simbolizava o planeta Marte e seu elemento principal – o ferro. Por sua vez, as listras Geely, direcionadas para cima, personificavam o movimento para o futuro, a expansão das fronteiras. Além disso, o logotipo apresenta as cores corporativas da Volvo, azul marinho e cinza aço.
2008 – 2014
Em 2008, alguns produtos Geely Auto foram comercializados sob a marca Gleagle. Seu emblema consistia em dois anéis abertos, redondos e ovais. Eles se combinaram em uma única figura, parecendo um olho com uma pupila. Um curto gancho se projetava de cima, estilizado como um elemento do caractere chinês. O desenho era tridimensional e prateado, como uma verdadeira decoração de carro.
2008 – 2014
Em 2008, outra subsidiária da Geely Auto, a Emgrand, apareceu. Seu logotipo lembra muito a marca Cadillac – um brasão, dividido em segmentos coloridos. Apenas o Emgrand tinha uma forma mais próxima às grades do radiador dos carros. Dentro havia seis polígonos com lados arredondados: três vermelhos e o mesmo número preto. Uma grade de linhas marrons claras os separava. A moldura externa era dourada. Os designers adicionaram um gradiente para tornar o desenho tridimensional.
O nome Emgrand estava escrito na parte inferior e em duas versões: em caracteres chineses e em inglês. No segundo caso, foi utilizada uma fonte elegante com extremidades truncadas para as letras “E” e “G”. A legenda foi destacada em preto.
2014 – 2019
Em 2013, a Geely Auto fundiu suas submarcas na nova marca Geely. Os designers decidiram manter o logotipo Emgrand, mas mudaram sua paleta. Eles repintaram a grade em uma cor dourada escura, substituíram os elementos pretos por cinza e usaram polígonos azuis em vez de vermelhos. Apesar da atualização, o escudo de seis peças com aros ainda se parecia com o símbolo clássico do Cadillac. Abaixo do ícone estava a palavra em azul claro “GEELY”, uma reminiscência da inscrição do emblema de 1998-2014.
2019 – presente
Após o redesenho, o logotipo ficou alongado e adquiriu uma borda prateada. Os tons de azul e preto não são tão vibrantes como costumavam ser. O gradiente é mais suave: agora parece realista, dando profundidade à imagem. Os desenvolvedores expandiram as letras para “GEELY AUTO” e repintaram ambas as palavras em cinza. Todas essas mudanças marcaram a transição da marca para um novo nível de inovação, a introdução de tecnologias de próxima geração nos carros.
Fonte e cores do logotipo
O emblema moderno da Geely foi herdado de uma das submarcas da empresa – Emgrand. Muitos notaram sua óbvia semelhança com a marca registrada Cadillac devido à sua estrutura distinta. Mas após o redesenho, as associações diminuíram porque o escudo tornou-se alongado. A forma aerodinâmica dos polígonos simboliza a segurança do veículo.
A montadora usa uma fonte geométrica incomum em maiúsculas. Todos os cantos das letras são retos ou arredondados. A forma é quase quadrada. Esta é uma versão redesenhada das letras do primeiro logotipo da Geely. Os designers o tornaram proporcional e igualaram a espessura das linhas.
Como há 30 anos, as cores principais são azul, cinza e prata. O azul representa o céu claro e as infinitas possibilidades da empresa. Cinza escuro é a terra, o princípio fundamental, a conexão com as tradições. Silver – inovação e busca por tecnologia moderna.