Fisker Automotive é uma empresa automobilística americana famosa pela produção de um veículo elétrico híbrido de luxo chamado Fisker Karma. Foi fundada em 2007 pelos empresários Henrik Fisker e Bernhard Koehler. A marca não durou muito, pois deixou de operar devido à falência, em 2012, do fornecedor de baterias A123 Systems. Em 2014, a empresa se concentrou na fabricação de componentes. No mesmo ano, foi comprada pela empresa chinesa Wanxiang Group, fabricante de peças, e rebatizada de Karma Automotive. Mas o fundador da marca manteve o nome e logotipo Fisker, abrindo um novo empreendimento em 2016 chamado Fisker Inc. Ele também mudou a sede de Anaheim para Los Angeles, Califórnia.
Significado e história
Esta marca foi criada com o objetivo de produzir um veículo elétrico híbrido, tornando-se quase a pioneira desta direção na indústria automóvel. Ele foi um dos primeiros a fazer um carro de luxo, que estreou no Salão do Automóvel Internacional da América do Norte em 2008. O Fisker Karma iniciou as entregas em seu terceiro ano em 2011. Durante o seu trabalho, a empresa conseguiu produzir cerca de 2.450 cópias, das quais mais de 2.000 foram vendidas com sucesso.
Mas então a empresa começou a experimentar interrupções no fornecimento do componente principal – a bateria de carregamento, uma vez que seu fabricante faliu. Isso aconteceu em 2012. Então a empresa decidiu se envolver na melhoria do design da Karmas, a produção de peças de reposição e equipamentos para carros em sua fábrica em Delaware.
Dois anos depois, foi adquirido pelo Grupo Wanxiang, que o rebatizou de Karma porque a empresa chinesa comprou as fábricas e os direitos do carro, mas não a marca. Seu nome e emblema permaneceram com o fundador – Henrik Fisker. Tendo fechado uma empresa, ele quase imediatamente fundou uma segunda, mantendo o mesmo nome e logotipo. Ao mesmo tempo, a nova estrutura da Fisker Inc. é uma organização completamente diferente, sem afiliação com a Fisker Automotive.
A base da identidade da empresa americana era o clássico rondelle. Era um logotipo redondo com um meio bem definido, uma faixa larga ao redor da borda e uma borda circular. Na parte central do ícone, havia um círculo colorido, dividido exatamente em duas partes: a metade superior era laranja, a metade inferior – azul. Acima deles havia duas listras prateadas paralelas, colocadas verticalmente. Eles começaram na borda inferior do emblema e terminaram antes de alcançar a borda da área laranja.
O meio era cercado por uma ampla linha de branco e cinza com uma transição gradiente. Acima estava uma inscrição em preto “Fisker” em letras maiúsculas. A palavra estava curvada em um arco e tinha uma grande variedade de símbolos. Bem na borda havia uma moldura dupla: a borda interna era prata escura com realces distintos, a externa parecia uma faixa preta fina.
Fonte e cores do logotipo
Para o logotipo Fisker, o designer escolheu uma fonte sem serifa próxima ao clássico. Era um tipo de letra em negrito com letras largas, o que era especialmente evidente no “S”, “R” e “E”. Eles eram alongados e pareciam maiores do que o normal.
A paleta corporativa consistia em uma combinação de três cores: laranja, azul profundo e prata em vários tons – do grafite ao cinza brilhante. Eles tornaram o emblema enérgico e dinâmico.