FIAT é uma das maiores empresas automotivas italianas. A sede está localizada em Torino. Daí o nome Fabbrica Italiana di Automobili Torino. “Sociedade anônima da fábrica de automóveis de Torino” foi criada por um grupo de entusiastas liderado pelo oficial aposentado Giovanni Agnelli, que decidiu começar a montar carros. Hoje a marca faz parte do Grupo Fiat-Chrysler e reúne diversas empresas: Fiat Automobiles, Ferrari, Maserati, Abarth, Alfa Romeo, Lancia. É agora o maior fabricante de automóveis de passageiros da Itália e um dos distribuidores mais populares em todo o mundo. A Fiat ganhou o prêmio internacional de automóvel europeu 12 vezes, mais do que qualquer outra empresa.
Significado e história
O que é FIAT?
Anteriormente, havia todo um grupo industrial FIAT, que se dedicava à fabricação de aviação e transporte terrestre. Agora, sob esse nome, a empresa automobilística italiana Fiat Automobiles S.p.A. está escondida. Foi fundada em 1899 e, desde 2021, pertence à Stellantis N.V. Corporation. Agora é o maior fabricante de automóveis não só na Itália, mas em toda a Europa.
A FIAT tem um total de 26 logotipos nos capôs de seus carros do início do século 20 ao início do século 21, quando a mais recente reformulação foi realizada. Em geral, os emblemas eram muito parecidos e agrupados por ano: de 1921 a 1931, o emblema era oval, até 1968 era retangular vertical, até 2003 era oblíquo, e então o logotipo redondo se alternava com o texto. Atualmente, o emblema contém apenas uma inscrição – um nome vermelho sobre fundo branco.
1899 – 1901
No ano em que a empresa foi fundada, a montadora recém-criada ainda não possuía logotipo próprio. Mas o emblema foi criado – um retângulo dourado com bordas “curvas” que lembrava um pergaminho antigo. No centro, o nome completo “Fabbrica Italiana di Automobili Torino” e sua versão abreviada de Fiat ostentava em letras maiúsculas.
1901 – 1903
O primeiro emblema não durou muito. Em 1901, o designer-chefe Mario Mayoli, passando pela fábrica à noite, percebeu como o prédio parecia futurista em contraste com o céu que escurecia. Isso o inspirou a criar o primeiro logotipo da empresa. A placa esmaltada de azul agora trazia apenas uma abreviatura para o nome, quatro letras com lacunas entre elas. A forma é retangular com uma borda superior ligeiramente alongada. E a fonte que foi usada no primeiro logotipo se tornou a marca registrada da FIAT.
1903 – 1908
Os gráficos foram um tanto simplificados pelos artistas. As letras permaneceram inalteradas – ligeiramente alongadas, com a letra característica “A”. Também mantivemos a paleta de cores, o fundo azul e as letras em destaque.
1908 – 1921
Em 1908, o emblema tornou-se mais elegante – os artistas colocaram a abreviatura tradicional no centro de um oval azul localizado horizontalmente. O logotipo parece mais versátil e as letras no centro do oval contra um fundo azul escuro parecem ainda mais brilhantes.
1921 – 1925
Em 1921, o logotipo da Fiat foi completamente alterado. Agora é um círculo perfeitamente regular emoldurado por uma coroa de louros. A empresa escolheu a coroa de louros por um motivo: seus carros, nessa época, começaram a ganhar várias competições de corrida. A cor da fonte fica vermelha em um fundo branco. Com uma paleta monocromática, ele parecia confiante e poderoso.
1925 – 1929
Em 1925, pequenas alterações foram feitas: a imagem do louro foi simplificada, a coroa tornou-se simbólica. Uma cor azul escura foi usada para o fundo. As letras do Fiat foram feitas em branco, o que parecia muito vantajoso contra um tal fundo.
1929 – 1931
Até 1931, pequenas alterações foram feitas no logotipo, mas todas elas diziam respeito apenas ao esquema de cores. O emblema da Fiat permaneceu gracioso – uma moldura de prata com enfeites de folhas e letras originais.
1931
Desta vez, a cor de fundo do logotipo foi alterada, substituindo o “céu azul” pela cor vermelha da vitória.
1931 – 1932
O logotipo mudou drasticamente em 1931. A forma dos radiadores dos carros Fiat mudou. Nesse sentido, a forma do logotipo foi totalmente alterada, decidindo-se pela remoção de atributos desnecessários, em forma de louro. A fonte firme “Fiat” foi visivelmente “alongada” em altura. A própria forma do logotipo tornou-se retangular com cantos arredondados e lembrava a grade do radiador de um carro. Apenas a cor de fundo vermelho escuro permaneceu inalterada.
1932 – 1938
Podemos dizer que o emblema permaneceu o mesmo, só que em vez de cantos arredondados adquiriu a forma de um retângulo claro.
1938 – 1949
O logotipo ficou em forma de escudo e nesta versão se adaptou muito melhor ao design dos carros de corrida da empresa, tornando-se um adorno de qualquer grade do radiador. O emblema do escudo com um topo gráfico parece particularmente elegante e elegante. E até 1968, esse emblema foi instalado em carros com apenas pequenas alterações, mantendo as cores e, claro, sua própria fonte.
1949 – 1959
Aqui, simplificamos um pouco o contorno do emblema, tornando as linhas retas e mais claras. A fonte corporativa diminui ligeiramente em direção à parte inferior, repetindo o formato do escudo. O vermelho escuro em combinação com o prata confere ao logotipo austeridade e até uma certa agressividade.
1959
A forma do escudo foi suavizada com cantos arredondados. O logotipo é emoldurado por uma moldura de prata espessa. A letra A com um topo pontudo empresta sofisticação ao emblema geral.
1959 – 1968
A forma do escudo não é mais tão brilhante e agressiva. Uma ampla moldura prateada e cantos quase arredondados conferem ao emblema um toque suave.
1965 – 1982
O logotipo redondo lembra uma impressão porque é baseado em um rolo clássico. No centro está o nome da marca de automóveis em Verkehr Std Bold. As letras são amarelas, altas, com pernas alongadas e borda branca. “A” tem seu canto superior direito cortado. Um pequeno círculo vermelho serve de fundo. É circundado por uma linha fina de luz. Os mesmos traços são encontrados abaixo e acima da inscrição. Na borda externa há uma larga faixa cinza com uma coroa de folhas de louro pintadas na cor grafite.
1968 – 1972
Em 1968, o logotipo sofre mudanças radicais novamente. A fonte corporativa também mudou. O logotipo ficou mais rígido e geométrico. Agora tem quatro diamantes separados por listras brancas. Cada letra é colocada em sua “própria” célula, e as letras FIAT são escritas em itálico “correto” claro.
Este logo ficou com a marca por um bom tempo e é considerado uma das melhores versões do design da Fiat hoje.
1972 – 1982
Apenas a cor dos losangos mudou. Eles agora estão em um clássico azul marinho.
1982 – 1991
Os diamantes foram substituídos por cinco listras longitudinais, não exatamente iguais, ligeiramente inclinadas para a esquerda, como a fonte em itálico.
1991 – 1999
Os designers mudaram o esquema de cores. Agora há uma lacuna azul entre as listras.
1999 – 2003
E novamente voltou aos losangos. Só agora a paleta de cores do logotipo foi ligeiramente alterada para azul e branco e tornou-se moderna e leve. Os realces são visíveis na parte superior de cada diamante. As letras da Fiat apresentam uma fonte sans-serif mais ousada, e as linhas limpas das letras fazem o logotipo se destacar e se destacar.
1999 – 2006
Em 1999, os designers, aparentemente, decidiram ser nostálgicos e se voltar para as velhas tradições, devolvendo o logotipo a uma forma redonda. Oficialmente, para o 100º aniversário da empresa, decidiu-se chegar o mais próximo possível do look que o logotipo tinha nos anos 1920. Só que desta vez o azul foi usado como cor principal. Na nova versão, esse emblema tinha fundo azul e letras cromadas, sendo que a letra “A” voltou a ter seu contorno original. Graças à cor prateada da fonte, a inscrição revelou-se volumosa e brilhante. Não nos esquecemos da coroa de louros mais estilizada. O logotipo foi usado pela empresa por apenas um ano.
2001 – 2006
Mantendo a forma circular, os artistas mudaram a cor de fundo para um azul mais profundo, e tornaram as letras e bordas brancas prateadas.
2003 – 2006
Novo design para a empresa. Quatro letras separadas da abreviatura em azul brilhante. No entanto, o estilo da fonte é totalmente preservado.
2006 – presente
Em 2006, o departamento de design da empresa decidiu modernizar o logotipo existente, tornando-o tridimensional e adicionando tons de prata à paleta.
Os artistas combinaram duas formas do emblema: redondo e tireóide. O emblema foi encerrado em um círculo prateado com uma inserção retangular e bordas semicirculares, o que deu ao emblema um efeito 3D. O nome da empresa estava inscrito em letras prateadas em um fundo vermelho. Letras elegantes e alongadas ecoam uma fonte consagrada, mas agora parece mais limpa, definindo um estilo que segue as últimas tendências em design gráfico.
2020 – presente
O redesenho de 2020 manteve o estilo do emblema original da Fiat e o fone de ouvido, achatou as linhas das letras e elevou a paleta de cores para vermelho escarlate. A nova combinação parece chique e vibrante, refletindo a paixão e força da marca, destacando sua atenção aos detalhes e valor para a beleza.
Em todas as variantes, vemos a preservação do reconhecimento e da continuidade.
Fonte e cores do logotipo
Para um logotipo sólido, os autores escolheram uma fonte igualmente sólida – Verkehr Std Bold, fino, alongado, elegante. Seu desenvolvedor é o designer Mott Jordan. A fonte foi publicada pela primeira vez pela ITC. Existe sua contraparte gratuita e quase completa chamada Denk One, criada por Sorkin Typ. Na versão inicial, a inscrição no emblema era encaracolada, com pernas longas e pontudas. Seu estilo de negócios surgiu em 1903.
A paleta de cores é tão diversa que é difícil chamá-la de corporativa – ela mudou a cada reformulação. Mas na maioria das vezes eles usavam amarelo, cobalto, azul, esmeralda, preto (nas versões iniciais do logotipo), vermelho, metálico, branco, azul com gradiente (nas versões posteriores do logotipo).
O que significa o logotipo da FIAT?
A FIAT tem dois logotipos. A primeira contém seu nome escrito dentro de um trapézio vermelho, que é emoldurado por um círculo prateado. O desenho de formas geométricas simboliza a mudança contínua. A segunda marca da marca consiste apenas na inscrição FIAT. Esta é uma abreviatura derivada da frase Fabbrica Italiana Automobili Torino.
Quando a FIAT mudou seu logotipo?
A montadora italiana mudou seu logotipo muitas vezes até que um símbolo redondo vermelho e prata apareceu em 2006. Ele ainda existe e é considerado um culto. E em 2020, uma marca nominativa com a inscrição vermelha FIAT foi aprovada. Ambos os logotipos (antigos e novos) são equivalentes e são usados simultaneamente.