Existe uma bela lenda sobre a formação do logotipo da Ferrari, contada pelo fundador da equipe, Enzo Ferrari. Na noite de 17 de junho de 1923, dia da primeira vitória no Circuito di Savio, o emblema foi entregue ao conde Enrico Baraka – pai do famoso ás da Primeira Guerra Mundial, em cujo esquadrão Dino serviu, irmão de Enzo. Depois disso, o piloto conheceu a condessa Paolina, mãe do piloto, que propôs a Enzo, “Ferrari, retrate um cavalo empinado em seu carro, o mesmo que estava a bordo do avião do meu filho. Seu emblema lhe trará sorte.
Significado e história
O que é Ferrari (Scuderia)?
A Scuderia Ferrari é a equipe de corrida de maior sucesso na F1. O mesmo nome é dado à divisão que produz carros esportivos. Eles estão sediados na cidade de Maranello, no norte da Itália, para onde se mudaram em 1943 de Modena.
No entanto, algumas pessoas acreditam que um cavalo preto não é um sinal pessoal de Baraka. Na verdade, é o sinal de todo o esquadrão 912, e os pais do piloto não conseguiram passar a marca para a Ferrari. Outros argumentam que o cavalo é o brasão de Stuttgart, que Baraka esculpiu na lona que cobria a fuselagem de uma aeronave alemã que havia sido abatida por ele. Ele pendurou o souvenir em seu navio, e esta era a coisa especial que os pilotos de ambas as partes em guerra geralmente ganhavam. Enzo não usou o emblema com o cavalo até 1932.
Na madrugada do nascimento da corrida, os carros de cada país receberam sua própria cor. Verde é para os ingleses, azul para os franceses e vermelho para os italianos. Mais tarde, porém, a cor vermelha foi associada apenas à Ferrari.
O termo “Scuderia” remonta à Idade Média. Em italiano, era usado para indicar o lugar dos cavalos de corrida, que agora são substituídos por carros de corrida.
A imagem do cavalo empinado no escudo amarelo do logotipo da Ferrari foi aplicada pela primeira vez aos planos laterais do carro em 1952 pelo gerente de esportes da Scuderia, Nello Ugolino. Até este ano a marca Ferrari era colocada apenas no capô.
A cor amarela foi escolhida para o fundo do logotipo da Ferrari, por ser a cor de Modena, onde a Ferrari nasceu.
A divisão de corrida da equipe de carros de luxo e esportes de mesmo nome foi fundada em 1929 e, desde então, conquistou títulos e vitórias no âmbito da F1. No entanto, Enzo Ferrari (o dono da empresa e da marca do carro) criou com esse propósito. Hoje é a mais antiga e uma das equipes de maior sucesso do mundo. Devido ao logotipo específico, ela também tem o apelido de Cavalo Empinado. Na verdade, o cavalo preto empinado é memorável como um emblema pessoal. Esta imagem transmite a dinâmica, força oculta, poder e temperamento desenfreado dos atletas. No total, os famosos pilotos têm dez logotipos.
1950 – 1964
A versão inicial do logotipo consistia em um nome alongado da empresa e do time, sob o qual havia um sinal em miniatura de um cavalo empinado. Ele costumava decorar caminhões Scuderia Ferrari. Além disso, as letras “r” transmitiam visualmente o contorno do cavalo. A parte superior da maiúscula “F” foi estendida a todo o comprimento da palavra, enquanto um oval horizontal substituiu o ponto acima de “i”.
1965 – 1983
Em 1965, os designers mudaram as proporções das letras e do desenho, tornando o cavalo empinado o principal detalhe do emblema. Eles repintaram o nome de amarelo e o colocaram abaixo, transformando-o em uma passarela para um animal poderoso.
1983 – 1996
Desde 1983, o logotipo recebeu status oficial e uma comitiva atualizada. Foi então que surgiram na parte superior três faixas da marca com a cor da bandeira italiana. Eles foram posteriormente usados em várias modificações. Os desenvolvedores moveram o cavalo empinado junto com o nome para o retângulo vertical amarelo. Para evitar que as letras se misturassem ao fundo, eles repintaram a inscrição de preto. Uma moldura escura e fina corria ao longo de todo o perímetro da figura geométrica. Os cantos do quadrilátero eram arredondados.
1997 – 1999
Em 1997, a equipe de corrida Scuderia foi patrocinada pela Phillip Morris, uma fabricante de cigarros Marlboro, então seu nome foi mencionado no logotipo. Para isso, os designers revisaram radicalmente seu estilo e corrigiram alguns detalhes, posicionando harmoniosamente propagandas de produtos de tabaco. O grande retângulo vermelho foi dividido em três seções. Os dois primeiros eram quadrados iguais, formados por uma borda branca. No lado esquerdo estava um cavalo empinado usando um escudo amarelo com o nome da equipe e “S” e “F” escritos à mão embaixo. À direita estava a palavra “Marlboro” em serifas altas e finas. A terceira parte estava localizada na parte inferior e além disso repetia todas as inscrições. Lá estava escrito em letras cursivas: “Scuderia Ferrari Marlboro”.
1999 – 2006
A direção da empresa decidiu atualizar a logomarca da equipe, resultando no reagrupamento de todos os elementos. Os retângulos superiores foram deslocados para a direita, e uma inscrição expandida “Scuderia Ferrari Marlboro” apareceu à esquerda, em letras maiúsculas na caixa alta com espaçamento largo. A aparência geral do logotipo tornou-se alongada. Os designers adicionaram duas faixas vermelhas largas na parte superior e inferior ao longo de todo o comprimento para enfatizar isso.
2007 – 2008
Devido à proibição da publicidade de tabaco, a montadora foi forçada a mudar o logotipo de sua equipe. O cavalo preto permaneceu no escudo amarelo e os desenvolvedores substituíram a palavra “Marlboro” por um código de barras correspondente ao produto. Além disso, uma grande abreviatura “SF” de forma geométrica estrita, uma inscrição oblíqua “Scuderia Ferrari” em azul e duas linhas de limite em fundo vermelho apareceram no logotipo.
2009 – 2010
Os desenvolvedores corrigiram o código de barras, adicionando tiras curtas a ele para criptografar e evitar um escândalo, o que, no entanto, aconteceu devido à publicidade oculta de tabaco. Ao mesmo tempo, eles substituíram o vermelho por um tom mais intenso – escarlate. Isso fez os SFs pretos se destacarem ainda mais com um gradiente e destaques.
2011 – 2017
A gigante dos carros atualizou o emblema da equipe de corrida, pois está sob constante pressão para proibir a promoção de produtos de tabaco. Como resultado, em vez de um código de barras, uma configuração idêntica ao design dos cigarros Marlboro apareceu, já que Phillip Morris continuou a ser seu patrocinador. Os desenvolvedores ergueram um escudo triangular amarelo com um cavalo de marca no canto superior esquerdo em um elemento triangular. Eles deixaram o nome no canto inferior direito, complementando-o com largas listras vermelhas.
2018
Durante este período, a equipe de corrida profissional trouxe de volta seu antigo logotipo – o escudo com o cavalo empinado e as designações “S”, “F” à esquerda e à direita dele. O nome negro também foi mantido fora do elemento central. A faixa, composta pelas cores da bandeira nacional da Itália, recebeu um formato triangular.
2018 – presente
Embora a publicidade dos cigarros Marlboro tenha desaparecido do emblema, a marca Mission Winnow apareceu nele, atrás da qual Phillip Morris, seu fabricante, foi novamente criptografado. Como não havia publicidade direta para o tabaco, os pilotos adotaram um novo símbolo, colocado abertamente no logotipo. Agora à esquerda está o simbolismo clássico da marca automotiva e à direita uma configuração complexa de setas. Além disso, eles emergem do espaço negativo: elementos vermelhos – do branco e branco – do vermelho. Este design traz um toque de mistério e dinâmica ao logotipo.
Fonte e cores do logotipo
Ferrari usou uma fonte personalizada para seu emblema. Posteriormente, ele recebeu o nome de mesmo nome. Existem também elementos escritos à mão – para denotar as letras “S” e “F.” A paleta de cores é estável: sempre consistiu em amarelo, preto, vermelho, branco e verde. Este último desaparecia periodicamente do logotipo, mas depois de um tempo, ele voltou.
O que significa o S e J no logotipo da Ferrari?
De fato, o logotipo da Ferrari (Scuderia) não contém a letra J - seu lugar é ocupado pela letra maiúscula F. Ao mesmo tempo, S e F são uma abreviatura formada a partir do nome da divisão de corrida. A palavra italiana Scuderia é um termo usado para se referir a organizações que treinam cavalos de corrida.
Quem inventou o logotipo da Ferrari?
Enzo Ferrari começou a usar o cavalo empinado como o logotipo da Ferrari. De acordo com uma versão, o símbolo lendário usado para decorar o avião do herói militar Francesco Baracca. Outros argumentam que não era o emblema comum do próprio Francesco, mas de todo o esquadrão 912. Há também rumores de que o piloto supostamente pegou um cavalo do brasão de Stuttgart (roubado de um ás alemão) ou se inspirou na criação de cavalos, na qual sua família estava envolvida.
Qual é o significado oculto do logotipo da Ferrari?
O cavalo empinado no logotipo da Ferrari representa a força, potência e velocidade que os carros desenvolvem. E se falarmos especificamente sobre a divisão de corrida da Scuderia Ferrari, esse símbolo ecoa o significado da palavra Scuderia (organização onde os cavalos de corrida são criados). O fundo amarelo é uma homenagem à cidade de Modena, de onde vem Enzo Ferrari, e a cor preta é um luto pelo falecido ás Francesco Baracca.
Qual é o emblema da Ferrari?
O emblema da Ferrari (Scuderia) consiste em duas partes. À esquerda está um escudo triangular amarelo, sobre o qual são desenhadas duas linhas: vermelha e verde. Um cavalo preto empinado é representado no centro do escudo, e as letras S e F estão no canto inferior. O lado direito do logotipo apresenta um ornamento de seta vermelha e branca da marca Mission Winnow. Esta marca foi adicionada a pedido da Phillip Morris Tobacco Company.
Por que a Ferrari escolheu seu logotipo?
Em entrevista, Enzo Ferrari admitiu que tirou esse logotipo da fuselagem da aeronave que Francesco Baracca voou. Os pais do craque lhe ofereceram o símbolo lendário, prometendo que um cavalo empinado certamente traria boa sorte. O fundador de uma empresa automobilística os conheceu quando tinha 23 anos.
O que significa o símbolo da Ferrari?
O emblema da Ferrari tem vários significados. O cavalo representa o poder dos carros e sua velocidade insuperável. Ao mesmo tempo, sua cor preta simboliza o luto pelo falecido piloto Francesco Baracca, cujo avião costumava ter um cavalo vermelho empinado. A base amarela é uma homenagem histórica à cidade italiana de Modena, onde nasceu o Enzo Ferrari.
De onde veio o símbolo da Ferrari?
Só se pode afirmar inequivocamente que o símbolo da Ferrari foi retirado da fuselagem da aeronave Francesco Baracca. Mas de onde ele veio do ás, a história é silenciosa. Talvez Francesco o tenha roubado de um piloto alemão, e então é o brasão de Stuttgart. Alguns acreditam que exatamente o mesmo sinal adornava os planos de todo o destacamento, pois fazia parte do regimento de cavalaria. Ou talvez o cavalo seja uma homenagem ao negócio de criação de cavalos da família Baracca.