A Ducati nem sempre se preocupou com motocicletas. Foi fundada em 1926 como uma comunidade científica que pesquisava tecnologia de radiodifusão. Um ano depois, seu criador faleceu e seus filhos assumiram o negócio: Bruno, Marcello e Adriano Cavalieri Ducati. Eles se concentraram em fazer peças para comunicações de rádio. Durante a guerra, a fábrica principal foi destruída, mas os irmãos retomaram a produção e abriram uma nova filial de motocicletas. A empresa italiana começou a produzir motores para bicicletas, depois tornou-se parte de uma holding estatal e foi dividida em duas partes. Uma delas – a Ducati Meccanica – tornou-se a base da atual empresa. Agora é propriedade do Grupo Volkswagen através da Lamborghini e Audi.
Significado e história
As lendárias motocicletas Ducati têm seu próprio design distinto, no qual o logotipo é o centro das atenções. Não só decora o tanque, mas também representa o nome do fabricante, reflete sua história no contexto de diferentes épocas. As marcas mudavam com frequência e algumas delas foram criadas em uma época em que a organização não produzia motocicletas. O emblema atual é uma figura abstrata com uma inscrição. Simboliza velocidade e movimento na pista.
1926 – 1935
Em 1926, foi fundada a organização Societá Scientifica Rádio Brevetti Ducati, chefiada por três irmãos um ano depois. Especializou-se na produção de componentes para rádio e utilizou o logótipo com a imagem de duas letras “S” que se cruzam, viradas uma para a outra. Eles estavam dentro de um círculo branco com uma borda preta fina e elevando-se sobre um raio, o símbolo da eletricidade. O nome da empresa foi escrito sobre o zíper, e na última palavra em vez de “U” foi usado “V”, que era uma característica da era fascista.
1935 – 1949
O fabricante expandiu seu sortimento com vários dispositivos de rádio e mudou-se para uma nova sede. Isso o levou ao início dos anos 1930. mude o emblema. Ele manteve o círculo, mas colocou as letras manuscritas em itálico “SSR” (no fundo) e a palavra “DUCATI” em um retângulo (na frente). Além disso, um logotipo completamente diferente foi usado nos produtos, pois o design não era regulamentado.
1949 – 1967
Em 1949, a empresa iniciou a produção em massa de motocicletas (o primeiro Cucciolo foi criado em 1946). Nesse ponto, ela precisava de um novo símbolo para aplicar aos tanques de combustível. O círculo com “SSR” parecia muito pequeno para os executivos, então eles decidiram se concentrar no nome da marca. A palavra “DUCATI” foi escrita em letras maiúsculas brancas sem serifa, cada uma com um contorno triplo de linhas pretas, brancas e cinzas.
1958 – 1959
Em 1956, a empresa se dividiu em duas partes: uma atuava no ramo de eletrônicos e a outra no de motocicletas. Em seguida, um crachá modernizado apareceu nas motocicletas: um círculo formado por uma coroa de louros verde (à esquerda) e uma letra “D” vermelha e branca (à direita). O “D” era o símbolo oficial da unidade. Em primeiro plano, asas com o texto “DUCATI MECCANICA BOLOGNA”. As duas primeiras palavras denotam o nome da empresa e a terceira denota sua localização.
1959 – 1967
Na década de 1960. o tema “alado” continuou. O novo símbolo da marca é uma águia segurando uma bandeira com a inscrição “MOTO DUCATI” nas patas. Este pássaro não apenas personificava a liberdade, mas também era o mascote favorito de muitos produtores italianos.
1967 – 1977
Influenciada pelo movimento jovem, a empresa adotou um emblema de asa preta com a palavra escrita à mão “Ducati”. Este emblema adornava os tanques das icônicas motocicletas Scrambler e não era colado, mas aparafusado.
1977 – 1985
Em meados da década de 1970. o fabricante confiou a criação do logotipo Giorgetto Giugiaro. Em 1977, a ideia do designer foi finalizada e surgiu a versão final: a inscrição “DUCATI” com letras abertas simétricas.
1985 – 1997
Quando a Cagiva comprou a marca Ducati, decidiu adaptar seu logotipo aos seus próprios padrões. É assim que um elefante foi representado acima do signo verbal. Serifas negrito oblíquas estavam em linha com o estilo Cagiva.
1997 – 2009
Outro redesenho veio depois que o conglomerado TPG assumiu a Ducati. Massimo Vignelli desenhou o emblema com letras vermelhas em itálico sans serif e um ‘D’ estilizado em forma de círculo.
2009 – presente
Em 2008, a marca foi adquirida pela Audi. Um ano depois, ele ganhou um novo logotipo criado pela agência de marketing Landor de Milano. Os designers mantiveram o tipo de letra e colocaram a palavra “DUCATI” em um escudo triangular vermelho com cantos arredondados e uma longa faixa transversal branca.
O símbolo anterior representava a letra “D”, mas devido ao seu formato redondo característico, era comparado a um grão de café e era denominado “chicco di caffé”. O emblema atual representa o amor pelo esporte e pela alta velocidade, pois a faixa branca é uma estrada sinuosa.
Fonte e cores do logotipo
A fonte usada no logotipo é chamada Univers Black Italic. Foi proposto por Massimo Vignelli depois que a empresa de motocicletas foi adquirida pela TPG. O autor da fonte é Adrian Frutiger. O tipógrafo seguiu os padrões clássicos suíços para tornar os designs o mais consistentes possível.
Já a cor vermelha é uma manifestação de paixão, que está associada a um esporte de alta velocidade. Também simboliza a vitória, confirmando assim a qualidade superior das motocicletas Ducati. As letras e a linha são brancas para contraste.