Dongfeng é uma empresa estatal da China especializada na produção de veículos comerciais e de consumo. Ela também está envolvida na fabricação de componentes para várias marcas de máquinas e mantém cooperação com muitas marcas bem conhecidas. Entre eles estão Renault, Peugeot-Citroën, Nissan, Honda, Yueda Kia e alguns outros. Está no mercado desde 1969, é um dos quatro grandes fabricantes de automóveis chineses e tem sede em Wuhan, província de Hubei. Além disso, às vezes a marca é escrita Dong Feng (East Wind) ou DMC (Dongfeng Motor Corporation).
Significado e história
Até 1992, essa empresa era denominada Segunda Obras Automotivas. Foi inaugurado em 1969 por ordem de Mao Zedong, o líder do país. De acordo com seu decreto, o empreendimento se tornaria um objeto-chave do plano estratégico estadual da Terceira Frente. Serviu para dotar a região do equipamento de transporte necessário.
Em 2001, a parcela de máquinas especializadas produzidas por ele era de 73%. Eram ônibus e microônibus, mini-caminhões e pequenos veículos comerciais. Então, a proporção mudou e, em 2012, a marca produziu mais de 70% dos automóveis de passageiros.
Este fato foi precedido por profundas reformas econômicas iniciadas por Deng Xiaoping. Em poucos anos (de 1978 a 1985), a Dongfeng cresceu de um pequeno fabricante de dois modelos de equipamentos pesados para a maior fábrica com um único gerenciamento. Durante a reorganização, juntou-se a ela seis divisões e várias outras empresas que anteriormente estavam sob a liderança das autoridades locais. Aos poucos, a empresa saiu do controle direto do governo, ganhando autonomia e ampliação dos direitos administrativos.
Em meados da década de 1980, a empresa triplicou seus ativos. Mas em 1995, ele começou a ter problemas financeiros, que pioraram em 1998. Depois disso, foi reestruturado, encerrando por completo a imposição de métodos e volumes de produção por parte dos órgãos governamentais. No início dos anos 2000, teve início a cooperação com fabricantes de automóveis estrangeiros. Mas a parceria de estreia aconteceu muito antes – em 1992. Em seguida, apareceu o predecessor do grupo sino-francês DPCA (Dongfeng Peugeot-Citroën Automobile).
Apesar da turbulência e da constante mudança do estatuto jurídico, a empresa manteve-se fiel ao seu simbolismo. Ela nunca mudou ou mesmo corrigiu o emblema. Portanto, agora seu logotipo parece exatamente o mesmo de meio século atrás. Portanto, Dongfeng é considerada uma marca que não gosta de fazer experiências com identidade e segue estritamente a direção escolhida.
A empresa automobilística ganhou uma marca própria de identidade visual na década de 60 do século passado. É usado em duas formas: com inscrição e sem inscrição. Além disso, ambas as opções são equivalentes. O ícone gráfico consiste em três elementos: dois arcos pontiagudos e um anel sólido. Todos os detalhes são feitos em vermelho escuro e estão localizados sobre um fundo branco, que, ao ser colocado no capô, torna-se transparente, o que torna o rótulo muito eficaz.
A composição se assemelha a dois shurikens com pontas pontiagudas e lâminas projetadas para os lados. Eles também se parecem com as letras “V” com pernas de diferentes alturas. Os contornos são desiguais – arqueados, de modo que as pinceladas largas sobem para cima, como línguas de fogo. Por sua vez, o “fogo” tem a forma de um redemoinho, que forma não um funil no centro, mas sim uma oval vertical com extremidades estreitas. Isso adiciona dinamismo e energia ao logotipo.
Fonte e cores do logotipo
Embora o ícone não tenha fonte, muitas vezes é complementado com texto, que, de acordo com os requisitos corporativos, pode ser colocado à direita ou na parte inferior. Nesse caso, o nome da empresa pode ser executado em uma fonte que lembra Hyperspace Race Expanded Heavy ou Future Tense Regular com linhas suavizadas.
As cores exclusivas de uma marca de automóveis são uma vantagem: elas sempre atraem a atenção. É uma combinação de vermelho e branco. Todos os elementos do logotipo são coloridos primeiro, o fundo no qual eles estão localizados em segundo lugar.