No filme de maior bilheteria de 1985, Back to the Future, um gênio cientista converteu um carro DeLorean em uma máquina do tempo. Mas a empresa DMC, que produz esse modelo, faliu três anos antes do lançamento do filme. Acontece que seu criador, John Zachary DeLorean, estava em conflito com a liderança da General Motors Company. Influenciado por concorrentes fortes e influentes, o empresário foi acusado de tráfico de drogas. Como resultado, ele gastou todo o dinheiro em litígios. Quando John provou sua inocência, ele não tinha mais nada e foi forçado a interromper a produção de carros.
Significado e história
A DeLorean Motor Company conseguiu lançar apenas um modelo de carro esporte em 8.550 cópias. A primeira amostra apareceu em 1975. Em 1982, o dono da empresa perdeu o apoio dos investidores, pois foi inventado um processo contra ele, e então perdeu completamente o negócio de automóveis. A General Motors fez o que queria: se vingou de seu ex-funcionário do livro revelador.
O logotipo original da empresa consistia em apenas três letras: “DMC”. Foi comprado junto com as peças quando Stephen Wynne decidiu reviver a marca icônica. A nova marca DeLorean nada tem a ver com a antiga, além de seu nome comum e elementos de identidade visual.
1975 – 1982
A primeira marca foi desenhada por Phil Gibbon, um artista da cidade inglesa de Brighton. Ele usou a abreviatura estilizada “DMC” para torná-la simétrica. A letra “D” parecia um “C” espelhado porque faltava um traço vertical no lado direito. O “M”, por sua vez, tinha a forma de um “E” invertido.
A inspiração para o logotipo foi o visual dos carros. Uma atenção particular foi atraída para as portas em forma de asa de gaivota que se abriam para cima. Eles deveriam ser imitados pelo “D” e “C” nas laterais. Para mostrar o progresso técnico, Phil Gibbon fez o design tridimensional. Para fazer isso, ele complementou a imagem com um gradiente prateado e contornos finos em cinza.
Havia também uma versão alternativa do símbolo – com a inscrição “DELOREAN”. Ele usava a mesma fonte incomum do logotipo principal. O nome da empresa consistia em letras brancas e estava dentro de um retângulo preto. Essas designações gráficas eram típicas do estilo dos anos 1970.
1995 – 2008
Em 1995, Stephen Wynne reviveu uma marca automotiva há muito esquecida. Ele comprou o logotipo da DMC para associar a nova empresa à antiga, embora sejam duas organizações não relacionadas. A abreviatura retrabalhada tornou-se completamente preta e perdeu seu volume. Uma inscrição adicional “DELOREAN MOTOR COMPANY” apareceu na parte inferior. Ele usava uma fonte fina sem serifa maiúscula.
2008 – presente
A clássica paleta de prata voltou em 2008 com um efeito tridimensional. A letra “M” é ligeiramente mais clara que as outras. Na versão moderna, os contornos pretos são complementados pelas mesmas sombras escuras. Os espaços em branco são mais largos do que o normal, tornando a abreviatura mais fácil de ler e mais elegante. Abaixo, como antes, está o nome completo do fabricante. A fonte permaneceu praticamente inalterada, mas as letras agora são brancas e têm um contorno preto fino.
A versão impressa 2D contém a palavra preta “DMC”. Cada letra é cercada por duas linhas – brancas e pretas. O quadro externo é interrompido nos cantos, o que cria um efeito visual de volume.
Fonte e cores do logotipo
Quando John DeLorean decidiu criar o carro dos seus sonhos, não pensou muito em escolher um emblema para a grade do radiador e usou a abreviatura da empresa – DMC. Esta abreviatura continua sendo o principal símbolo distintivo da DeLorean Motor Company. Devido à falta do traço da letra “D”, a inscrição é um palíndromo perfeito, pois se lê da esquerda para a direita e vice-versa. Para enfatizar a harmonia visual, os designers fizeram o emblema tridimensional, adicionando linhas contrastantes (prata e branco) ao longo das bordas. O fato de “D”, “M” e “C” serem direcionados em direções diferentes fala da orientação da marca para todas as partes do mundo, sua natureza global e o desejo de entrar em mercados estrangeiros fora dos Estados Unidos.
A atual DeLorean Company (DMC), que historicamente não tem relação com seu antecessor, usa a fonte Zapf Huminist, também conhecida como Bitstream Optima, como logotipo. E com base no ícone de abreviatura, a fonte Rustproof Body foi desenvolvida.
Preto, branco, prata e cinza em vários tons são a base do esquema de cores. Eles são combinados de tal forma que o emblema parece metálico e tridimensional.