A marca Datsun desapareceu e reapareceu duas vezes. Sua história remonta ao início do século 20, quando duas empresas japonesas se fundiram em uma grande estrutura para produzir carros de luxo. Ao mesmo tempo, a linha era baseada em um modelo barato que dominou o mercado dos Estados Unidos na década de 1960. No entanto, a fama não durou muito: a marca deixou de existir em 1986 e ficou esquecida pelos 27 anos seguintes. Ela voltou em 2013 com novas máquinas destinadas a compradores de vários países.
Significado e história
O que é Datsun?
A marca automotiva Datsun teve dois nascimentos. Ele apareceu em 1931, quando o primeiro protótipo subcompacto da DAT Automobile Manufacturing foi introduzido. Em 1986, a marca desapareceu, dando lugar à Nissan. O reinício ocorreu em 2013: a Datsun começou a produzir carros baratos para vários países. Em 2020, a produção na Rússia e na Indonésia foi interrompida, mas as máquinas continuam sendo fabricadas na Índia.
A Datsun está diretamente relacionada à Nissan Motors porque era originalmente propriedade dessa empresa. Pelo que sabemos, em 1934 a Jitsuyo Automobile e a DAT Automobile se fundiram, as duas montadoras que deram origem à Nissan. Ao mesmo tempo, os produtos da estrutura recém-formada eram vendidos no exterior com a marca Datsun. Primeiro, a programação foi representada por carros de luxo. Durante a luta, chegou a hora da tecnologia militar. Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, o Exército dos EUA encomendou mini-caminhões Datsun da Nissan, o que salvou a montadora da falência.
Aos poucos, a marca japonesa tornou-se popular e conquistou o mercado americano com seu transporte barato. Mas a empresa-mãe tinha planos completamente diferentes: decidiu abandonar a Datsun para unir todas as áreas sob o nome comum Nissan. Isso exigiu um grande investimento financeiro que nem valeu a pena. Os executivos não levaram em conta que as pessoas estavam acostumadas com a marca antiga. Se o Japão sabia da existência da Nissan, então, em todos os outros países, os motoristas estavam familiarizados apenas com o logotipo da Datsun. Como resultado, as vendas no mercado externo caíram drasticamente.
Na verdade, a montadora começou do zero. Ele precisava reconquistar a confiança dos clientes e chamar a atenção para seus produtos. É ainda mais surpreendente que em 2013 ele tenha decidido restaurar a marca Datsun, para a qual lançou toda uma campanha para “ressuscitá-la”. Os proprietários decidiram dispensar o rebranding total. Eles mantiveram o nome original, que era composto por duas palavras: “DAT” (iniciais dos investidores) e “sol” (símbolo do Japão). A propósito, no início os criativos iriam dar à marca um nome completamente diferente – Datson. Isso indicaria que a marca é uma subsidiária da DAT. Mas em japonês, essa grafia causou associações negativas, então a penúltima letra foi substituída.
Após o retorno inesperado da Datsun, o logotipo foi mantido, embora tenha recebido um design moderno. Ao longo do século, ele mudou muitas vezes, mas na maioria das vezes as inscrições lacônicas prevaleceram. Eles eram parte integrante da iconografia dos carros que chegaram aos mercados de exportação. No entanto, o mais popular e memorável acabou sendo uma placa redonda com uma placa retangular onde estava escrito o nome da marca.
1935 – 1951
O emblema original continha um círculo vermelho dividido em duas partes iguais por um retângulo azul com uma inscrição branca “DATSUN”. A palavra foi escrita em negrito com serifas longas e nítidas. As letras estavam desproporcionalmente comprimidas nas bordas.
1951 – 1963
Outro símbolo antigo parecia uma placa vermelha com cantos arredondados. Dentro estava o nome da marca, destacado por uma linha branca alongada. O mais inusitado foi o primeiro “D”, que tinha o formato de um trapézio retangular. Além disso, todas as letras consistiam em pinceladas de diferentes espessuras e eram ligeiramente achatadas. O emblema apresentado adornou carros do modelo Datsun 320.
1963 – 1965
Em 1963, o logotipo apareceu com letras bem espaçadas que eram conectadas por finas linhas horizontais. A fonte tornou-se manuscrita, com uma inclinação perceptível para a direita. O retângulo desapareceu e a cor vermelha foi substituída por azul. Esta marca nominativa pode ser vista nas grades do radiador do Datsun Bluebird 410.
1965 – 1970
A marca tinha outra versão do logotipo. Os designers repetiram quase exatamente a inscrição do emblema de 1951-1963, mas removeram o fundo colorido e repintaram a palavra amarelo. A fonte mudou ligeiramente: as letras adquiriram forma e proporcionalidade rígidas. O peso do traço aumentou e o “D” tornou-se simétrico. Um análogo aproximado deste emblema foi usado em carros Datsun Bluebird 411.
1970 – 1972
Em 1970, a inscrição foi colocada dentro de um oval cinza com um anel vermelho e preto no meio. O gradiente deu à forma elíptica um efeito tridimensional. As letras também pareciam tridimensionais porque eram contornadas com finas linhas escuras que contrastavam com o branco de base. Além disso, grandes serifas retangulares tornavam o nome da marca perceptível contra o fundo de outros elementos. Este logotipo foi usado pela primeira vez para o Datsun Cherry 100A E10.
1972 – 1976
Em 1972, outra versão da marca nominativa apareceu: uma inscrição simples em preto sobre fundo branco. O detalhe mais proeminente eram as serifas muito longas e nítidas nas bordas das letras. Um símbolo semelhante adornava os carros Datsun 240K C110, mas faltava alguns elementos.
1976 – 1986
O logotipo corporativo da Datsun foi desenvolvido em 1976. Era baseado no design original e continha os mesmos elementos do primeiro emblema: dois semicírculos vermelhos, um retângulo azul e uma inscrição em branco. Apenas a fonte mudou, pois os desenvolvedores preferiram a versão sem serifa, com linhas em negrito da mesma espessura. Devido ao pequeno espaçamento, as letras praticamente se arrastaram umas sobre as outras. Devido à sua estrutura característica, os americanos apelidaram esse símbolo de “hambúrguer”. Nos anos 1980. foi usado em carros junto com o emblema da Nissan e depois foi abandonado. A marca Datsun continuou sendo uma ferramenta de marketing para a venda de produtos até meados da década de 1980, quando a matriz começou a unificar seus nomes. Em 1986 ele foi esquecido por muito tempo.
2013 – 2020
Em 2010, os proprietários decidiram restaurar a marca histórica. A fase preparatória durou três anos, e já em 2013 as máquinas Datsun voltaram aos mercados de alguns países. Foi necessária uma pequena mudança de imagem para mostrar o desejo de progresso. Portanto, o logotipo foi alterado, embora tenha mantido alguns dos elementos clássicos.
No centro da placa azul está a palavra “DATSUN”. A inscrição tem um gradiente linear branco a cinza, as letras são destacadas em contornos pretos no lado direito. O retângulo arredondado está embutido na mesma elipse azul. Além da cor, eles são unidos por um gradiente radial, o que faz parecer que uma fonte de luz invisível está localizada no canto esquerdo. A parte externa do logotipo é uma moldura oval prateada com um corte na parte superior e inferior.
Fonte e cores do logotipo
O círculo no meio representa o sol nascente – o principal símbolo do Japão. Isso demonstra que a empresa está comprometida com o desenvolvimento e a modernidade. O círculo também ilustra, até certo ponto, o nome Datsun. O retângulo divisor representa o poder da energia – o que ajuda a marca a seguir em frente.
Seguindo uma tradição estabelecida, os designers usaram uma fonte sem serifa para o logotipo. As cores oficiais da marca de automóveis eram vermelho, azul e branco – as mesmas da bandeira dos Estados Unidos. Após o renascimento, o emblema tornou-se azul-prateado, já que a América deixou de ser o principal mercado para Datsun.
O que é o símbolo Datsun?
O principal símbolo do Datsun é o sol, porque está representado na bandeira do Japão e está associado ao apelido tácito deste país: Terra do Sol Nascente. A propósito, o sol também está no logotipo da marca do carro, mas é difícil reconhecê-lo por causa do design fora do padrão.
Qual é a fonte do logotipo Datsun?
As letras no logotipo da Datsun ocupam o centro do palco, então os designers prestaram muita atenção à tipografia. Eles escolheram um tipo de letra sem serifa em negrito que não tem uma contrapartida exata. O tipo de letra corresponde aproximadamente ao MicroSquare Bold Extended pago da FontSite Inc. e com Plateia Bold grátis de Steve Gardner.
O que significa o logotipo da Datsun?
O logotipo Datsun tem vários significados. Em primeiro lugar, o oval azul representa o sol, que simboliza crescimento, desenvolvimento, modernidade. Este elemento sagrado não apenas ilustra o nome da marca, mas também presta homenagem à cultura japonesa. Uma figura retangular com bordas arredondadas, localizada no meio, representa energia e movimento para frente.