A japonesa Daihatsu é herdeira da montadora Hatsudoki Seizo Co. Ele apareceu em 1951 após uma reformulação de marca global. Seu antecessor existe há muito mais tempo – desde 1907. Anteriormente, a empresa era independente, mas agora 100% das ações são propriedade da Toyota Motor Corporation. O sortimento também mudou: a princípio incluiu modelos de três rodas, e só em 1958 foi reabastecido com veículos de quatro rodas. Então, toda uma geração de carros kei únicos foi criada.
Significado e história
O predecessor da Daihatsu estava envolvido na fabricação de motores a gás, o que confirmou seu nome: “Hatsudoki Seizo” é traduzido do japonês como “fabricante de motores”. Renomeando a empresa, os desenvolvedores pegaram o primeiro hieróglifo da palavra Osaka (porque a fábrica está localizada nesta cidade), mas escolheram um som diferente: “dai” em vez de “ō”. Em japonês, “dai” pode ser usado como um prefixo para “grande”. A segunda metade do nome, “hatsu”, faz parte da palavra “hatsudoki”. A combinação de dois hieróglifos deu uma nova combinação – Daihatsu.
O nome da marca tornou-se a base de todos os logotipos. Eles estão ligados por uma inscrição comum, embora as duas primeiras versões difiram marcadamente em estilo das subsequentes. Em 1974, a montadora tinha um símbolo na forma da letra “D” em inglês. Ele continua a ser a imagem mais reconhecível da Daihatsu.
1951 – 1957
O primeiro logotipo adotado após a reformulação da marca não se parece em nada com as marcas Hatsudoki Seizo Co. O predecessor de Daihatsu usou inscrições japonesas por um bom tempo e ignorou o alfabeto latino. Isso continuou até o final da Segunda Guerra Mundial.
Mas é importante notar que a fonte da marca nominativa Daihatsu, criada em 1951, é estilizada como hieróglifos. As letras em inglês são desenhadas em um estilo asiático, como evidenciado pelas linhas extensas semelhantes a pinceladas. As letras vermelhas estão contidas na mesma moldura elíptica vermelha com bordas alongadas.
1957 – 1974
No final dos anos 1950. um novo logotipo com o nome da marca apareceu. A palavra agora está em uma fonte impressa em itálico. Todas as letras são maiúsculas, brancas e com fundo vermelho. A inscrição é baseada em uma forma retangular com bordas recortadas e uma saliência triangular na parte inferior. Parece vagamente um livro aberto.
1974 – 1998
A empresa continuou a brincar com as fontes, optando por caracteres retos quadrados sem serifa. Mas essa não foi a principal mudança de identidade. Em 1974, a Daihatsu introduziu pela primeira vez o sinal gráfico estilizado “D”. Parece o nariz de um foguete e consiste em uma única linha dobrada em vários pontos. Para contraste máximo, a letra branca é mostrada dentro de um grande retângulo vermelho. O nome da montadora é vermelho e abaixo.
1998 – presente
O símbolo em forma de D fez tanto sucesso que a empresa decidiu não mudá-lo. Mas ela não desistiu de experimentar a tipografia, então agora as letras tornaram-se “finas”, sem contornos quadrados. A espessura do traço é irregular, as serifas, como antes, estão ausentes.
Fonte e cores do logotipo
A letra estilizada “D” é a principal marca distintiva da Daihatsu. É simples, mas muito cativante. A empresa nunca atualizou, trabalhando apenas com a inscrição. A forma do símbolo está associada a movimento, desenvolvimento, dinâmica, crescimento. O fato de que o “D” aponta para cima indica um desejo de progresso.
A marca Daihatsu mudou de fonte várias vezes. No início, as cartas eram manuscritas e lembravam caracteres japoneses. Então o estilo se tornou mais prático. Os designers usaram uma fonte sem serifa em itálico. Após 17 anos, surgiu uma marca nominativa com uma fonte quadrada geométrica. A última versão é um grotesco alongado para cima com cantos suavizados e com diferentes espessuras de traços. Ele lembra vagamente Artigua Semi Bold ou 19-PRA Demi.
A cor principal do logotipo era e continua sendo vermelha. Combinado com o branco, ele cria uma combinação de contraste memorável. Esse matiz brilhante está associado ao Japão, também chamado de Terra do Sol Nascente.