A marca DAF pertence à preocupação da PACCAR, o que lhe deu uma segunda vida. Ele comprou suas divisões e as fundiu, após o que construiu uma nova fábrica de automóveis no Brasil. Ao mesmo tempo, o escritório principal, como muitos anos atrás, está localizado na Holanda.
Significado e história
Acredita-se que o DAF tenha se originado em 1928, embora não existisse na época. Foi um período histórico quando o investidor A. H. Huenges ajudou o proprietário da oficina Van Doorne a expandir o negócio para uma pequena fábrica. No início, ele se dedicou à fabricação de reboques comerciais, depois passou a modificar os veículos de outras pessoas.
O primeiro caminhão DAF foi produzido em 1949 e a produção de automóveis de passageiros começou em 1958. A marca é uma abreviatura do nome completo de Automobiel Fabriek de Van Doorne, onde todo o equipamento foi originalmente fabricado.
Historicamente, a DAF não teve uma identidade bem pensada por muito tempo. Até 1968, os capôs dos carros podiam ser decorados com inscrições cromadas, após o que uma placa com o nome do modelo era fixada na grade do radiador. Em 1972, apenas a palavra “DAF” permanecia na grelha. Um pouco depois, a marca foi adquirida pela Volvo. Ela começou a colocar seu próprio emblema em carros.
No entanto, a DAF tinha um logotipo oficial. Mudou em 1989, dois anos depois que a marca se tornou uma só com a Leyland Motors Limited. Quando a empresa PACCAR comprou a DAF, decidiu manter a identidade existente.
1928 – 1989
A versão inicial do logotipo parecia uma roda porque a empresa começou com reboques, cujo objetivo principal era transportar mercadorias por longas distâncias. Este símbolo permaneceu relevante mesmo com a expansão da gama de veículos. Pareciam três anéis de diâmetros diferentes, alternando em cores (preto – branco – preto). O grande círculo interno era dividido em quatro partes por linhas perpendiculares e, bem no centro, havia um círculo menor.
Listras horizontais foram representadas ao lado da roda: três à direita e três à esquerda. Eles estavam dispostos em pares e combinavam em comprimento. As pontas das linhas mais longas eram curvadas para cima, formando círculos brancos com contorno preto. A simetria perfeita foi quebrada apenas pela palavra “DAF” escrita acima dos anéis e tendo a forma de um arco.
1989 – presente
Em 1989, os desenvolvedores simplificaram o logotipo. Após o redesenho, apenas uma faixa horizontal permaneceu da complexa composição gráfica, repintada em vermelho brilhante. Ela sublinha o nome da marca, que agora está escrito em grandes letras azuis.
Existe uma outra versão da marca nominativa: com o texto adicional “UMA EMPRESA PACCAR”. Ele apareceu depois que a marca mudou de dono. A frase geralmente é encontrada sob a linha vermelha, mas apenas membros legais da PACCAR podem usá-la. Todas as três palavras são pretas, enquanto a segunda é destacada em negrito tipo corporativo.
Fonte e cores do logotipo
O sinal DAF moderno é o mais simples possível, pois contém apenas a inscrição com uma linha horizontal sublinhada. Além disso, o emblema é fácil de reconhecer: centra-se na marca e mantém sempre o mesmo estilo. Este é o principal símbolo da montadora, a parte central de sua identidade.
Todas as três letras da palavra são escritas individualmente em negrito sem serifa. Uma atenção particular é chamada para o “A” estilizado: parece um sinal delta com uma parte superior cortada e um espaço vazio no canto esquerdo inferior. As cores prioritárias são vermelho (# D50017) e azul (# 001D7F). As diretrizes da marca afirmam que o logotipo só pode ser colocado sobre um fundo claro, que pode ser metálico, transparente, cinza ou branco.