Daewoo é o maior conglomerado sul-coreano, que cobriu a maior parte das esferas da economia nacional. O Grupo Daewoo consistia em cerca de vinte divisões com o mesmo nome. A empresa-mãe apareceu em 1967. Seu fundador foi Kim Woo Choong, filho do chefe da administração provincial de Daegu. Em 1999, o gigante industrial foi declarado falido com uma dívida de US $ 50 bilhões, embora em 1997 fosse considerado o mais bem-sucedido e o segundo maior da Coréia do Sul. Políticas governamentais erradas contribuíram para sua destruição. Algumas filiais conseguiram sobreviver e se tornaram produtoras independentes, embora ainda tenham o mesmo nome.
Significado e história
O que é Daewoo?
Daewoo é uma empresa sul-coreana agora extinta. Incluiu duas dúzias de empresas, incluindo a Daewoo Motors, uma fabricante de automóveis que foi transformada na GM Korea em 2011. Sua história remonta a 1937 com o surgimento da National Motor.
Daewoo Motor Co., Ltd. apareceu como parte do Grupo Daewoo em 1978, quando o conglomerado comprou a Saehan Motor. Mas só em 1983 ela se tornou uma unidade legalmente independente. Posteriormente, devido a dificuldades financeiras, esta divisão foi assumida pela General Motors, que a comprou em 2001. Até 2011, o emblema Daewoo original ainda estava em uso em alguns países, como Vietnã e Coreia do Sul. Agora, as fábricas dessa empresa produzem carros apenas para consumidores asiáticos. E a subsidiária, que se dedicava à produção de veículos comerciais, passou para a indiana Tata Motors.
Ao mesmo tempo, muitos modelos Daewoo foram renomeados. Em 2004, a General Motors anunciou que iria fornecê-los para a Europa sob a marca Chevrolet. Eles são vendidos com o mesmo nome no Oriente Médio, Tailândia e África do Sul. Na Nova Zelândia e na Austrália, eles carregam o rótulo Holden. Na Coreia do Sul, os carros da marca Daewoo foram rebatizados pela primeira vez como GM Coreia (em 2011) e, posteriormente, também na Chevrolet (em 2015). Além disso, agora alguns dos produtos são fabricados como Ravon (GM Uzbequistão). Consequentemente, o emblema original da Daewoo Motor se torna uma raridade. No total, cinco versões do design são conhecidas.
1967 – 1974
O logotipo de estreia consiste em dois “D” s, adjacentes. As letras são alinhadas com o lado plano e conectadas na parte superior. A metade convexa é mostrada na forma de um suporte ou um arco voltado para o lado. A cor dos elementos é preta, o fundo é branco.
1974 – 1978
Os designers mudaram o estilo do emblema, tornando-o na forma de listras jorrando. Eles são pintados em cores diferentes e se alternam: seis linhas roxas e sete brancas. À direita e à esquerda deles estão pequenas formas ovais com pontas pontiagudas. Abaixo está o nome da marca. A palavra “Daewoo” é escrita em letras maiúsculas sem serifa. A fonte está em negrito, impressa.
1978 – 1994
Os desenvolvedores reduziram o número de listras e substituíram a cor, então esta versão mostra cinco linhas azuis e seis linhas brancas. As formas ovais laterais são aumentadas. A inscrição agora tem uma fonte diferente – fina, semiconectada, com o original jogado nas letras “A” (sua barra transversal é cortada por uma terceira) e “W” (sua parte central é feita em cruz).
1994 – 2002
O emblema mudou radicalmente de forma: agora é um oval achatado com duas faixas trapezoidais curtas. Externamente, a figura se assemelha a uma borboleta. A cor do logotipo é azul, como as letras abaixo.
2002 – 2016
Esta é a versão mais recente do logotipo ainda em uso em alguns países. Então, a marca de automóveis deixou de existir. Esta versão tem algo em comum com o signo anterior. A diferença entre eles está no estilo de decoração, já que aqui é tridimensional e metálico, semelhante a uma máscara de carnaval com fendas para os olhos. Abaixo do ícone está o nome da empresa em grotescas letras azuis.
Fonte e cores do logotipo
Em todos os momentos, a Daewoo teve um logotipo abstrato. Era uma estrutura espelhada onde os lados direito e esquerdo eram idênticos.
Algumas versões usavam uma fonte arredondada com linhas suaves. No primeiro e no último logotipo, a fonte é de ângulo agudo, reta, com cantos regulares. A única coisa que eles tinham em comum era a falta de serifas. A paleta de assinatura consistia em preto, roxo, azul e cinza.
Qual é o logotipo da Daewoo?
Antes de se tornar a GM Korea, a Daewoo Motors usava um símbolo de concha estilizado com um gradiente prateado. Assemelhava-se a uma flor em forma: figuras em forma de gota idênticas foram representadas à direita e à esquerda, e um elemento triangular localizado verticalmente no meio. O nome da marca também era um componente obrigatório do logotipo. Estava na parte inferior e consistia em letras azuis em negrito.
Qual é a fonte do logotipo Daewoo?
Sans serif em negrito e baixo contraste foi usado para a palavra DAEWOO. É semelhante ao Diaria Sans Pro Extra Bold do Mint Type, ao Pragmatica Condensed Extra Bold do ParaType e ao Dobra Bold do DSType, mas difere deles no espaçamento das letras ligeiramente alterado e um corte no traço E horizontal superior.
O que significa o logotipo Daewoo?
Embora os consumidores europeus tenham assumido que o logotipo da Daewoo representa uma flor, na verdade é a concha de um molusco marinho. Em muitas culturas, simboliza o nascimento da vida, prosperidade, riqueza, comércio, enriquecimento. E as conchas espirais estão associadas à evolução, desenvolvimento, transformação, porque o DNA também tem uma forma espiral.