Os carros esportivos Corvette são comercializados sob a marca Chevrolet em St. Louis, Flint e Bowling Green. Todas as fábricas, bem como os direitos da marca e elementos de identificação visual pertencem à maior corporação americana General Motors. A empresa-mãe começou a produzir carros esportivos em 1953. Desde então, oito gerações de Corvetas foram criadas e a fabricante não planeja parar por aí.
Significado e história
O que é Corvette?
Esta é uma marca de automóveis que pertence à empresa Chevrolet. Ele representa 8 gerações de carros esportivos com o nome do navio de guerra Corvette.
Cada modelo de carro tinha seu próprio logotipo e os emblemas no capô eram frequentemente alterados sem nenhum motivo específico. Os designers experimentaram duas bandeiras cruzadas, mudaram os ângulos de inclinação, adicionaram e removeram inscrições. Em algum momento, listras apareceram contra o fundo, semelhantes aos raios do sol, mas esse motivo acabou não sendo muito popular. Outra variação pouco conhecida incluiu a bandeira americana. Ele foi abandonado quatro dias antes da estreia do Corvette, quando foi revelado que as leis dos EUA proíbem o uso de símbolos de estado para fins publicitários.
1953 – 1955
Quando a General Motors Corporation estava planejando lançar seu primeiro carro esporte, ela recorreu ao designer de interiores Robert Bartholomew para criar um emblema. Ele desenhou um símbolo representando duas bandeiras cruzadas: à esquerda está a tradicional bandeira dos EUA com listras e estrelas, e à direita está a bandeira quadriculada preta e branca que é agitada durante as corridas na chegada e na largada. Acima estava a marca Chevrolet. Do lado oposto, no fundo, havia uma inscrição coerente e ilegível “Corveta”.
No último momento, os proprietários da marca aprenderam que este logotipo não pode ser aplicado em automóveis, caso contrário, poderia violar a legislação federal. Bartholomew teve apenas quatro dias para consertar o bug. Em primeiro lugar, a Chevrolet queria sublinhar o brasão da família do famoso piloto Louis Chevrolet, que deu o seu nome. Mas ela nunca conseguiu encontrar materiais de arquivo adequados.
Como resultado, decidiu-se usar o símbolo clássico francês – a flor-de-lis. Ao lado dele havia três listras horizontais e um escudo com uma cruz. Ambas as bandeiras e inscrições foram colocadas em um círculo branco com um contorno preto. O emblema original ainda é mantido no Museu Corvette em Kentucky.
1955 – 1962
A tipografia foi alterada. Os elementos gráficos tornaram-se tridimensionais e perderam sua forma original. Na frente das bandeiras (na parte inferior), a letra “V” apareceu na forma de ponteiros de relógio. Representava motores V-8, que eram equipados com todos os carros esportivos da época.
1963 – 1967
Em 1963, o segundo modelo do Corvette, o StingRay, apareceu. Seu nome ocupava a parte inferior do logotipo, dentro de um retângulo preto sob a palavra “Corvette”. A inscrição “Chevrolet” foi removida porque os fãs de carros esportivos sabiam a quem a marca pertencia sem ela. O V prateado se foi. A forma, o tamanho e as cores das bandeiras mudaram ligeiramente.
1968 – 1982
Após o lançamento do terceiro modelo de carro esporte, o círculo no emblema foi removido. Os designers representaram as bandeiras em um novo ângulo para torná-las mais estáveis.
1982 – 1996
O logotipo do quarto Corvette foi alterado irreconhecível. As bandeiras não apenas mudaram de lugar, mas também adquiriram uma nova forma retangular, tendo perdido seus mastros. O anel preto de costume foi devolvido. Ao mesmo tempo, a flor-de-lis desapareceu, cedendo o papel principal à cruz de ouro Chevrolet.
1997 – 2005
Para a geração C5, os designers atualizaram o emblema, mantendo a posição anterior das bandeiras e devolvendo-as à forma clássica junto com o símbolo da flor-de-lis. Os mastros cruzados voltaram ao seu lugar normal, embora a meio caminho para fora do círculo.
2005 – 2014
A empresa redesenhou o logotipo removendo o anel preto e substituindo os mastros por sulcos alongados nas bordas internas dos banners. Na parte inferior, a legenda “CORVETA” foi adicionada, para a qual os desenvolvedores usaram uma nova fonte estilizada com uma inclinação para a direita.
2014 – 2019
Um novo símbolo era necessário para a sétima geração de carros, então os designers moveram as bandeiras para que assumissem um formato em V distinto. A tipografia não mudou, mas as letras são prateadas. A parte gráfica agora tem um contorno metalizado com sombreamento.
2019 – presente
O logotipo do Chevrolet Corvette C8 parece ainda mais com um “V” do que o anterior. Os desenvolvedores removeram o entalhe em V na parte inferior, para que as bandeiras fiquem mais próximas. As letras nas letras foram separadas, então agora o nome da marca é muito mais fácil de ler. As cores são mais claras e os cantos superiores são mais nítidos. Esta versão da chamada “borboleta” vazou em fevereiro de 2019, após o que apareceu na renderização oficial.
Fonte e cores do logotipo
Bandeiras cruzadas acompanham todas as gerações de veículos Corvette, retratando-os como carros esportivos de alta velocidade. A bandeira quadriculada em preto e branco parece igual ao atributo padrão de corrida que marca a chegada. A segunda metade do emblema é mais simbólica. É adornado com uma flor-de-lis (uma referência às raízes francesas de Louis Chevrolet) e uma cruz ousada (emblema da marca Chevrolet).
Os designers usaram uma fonte personalizada para a inscrição, criada especialmente para o Corvette. Mais tarde, a família de fontes “Grand Sport Font” foi desenvolvida com base nela. Este é um conjunto de 19 estilos de Daniel Zadorozny.
O esquema de cores do logotipo contém preto, branco, cinza, vermelho e amarelo claro. A combinação de diferentes tons cria um efeito 3D e dá à imagem um brilho metálico.
O que significa o logotipo do Corvette?
As duas bandeiras no logotipo do Corvette formam a letra V. Uma delas é preta e branca e lembra a tradicional bandeira de corrida usada na linha de chegada. A bandeira vermelha contém a flor-de-lis - uma homenagem às raízes francesas do Louise Chevrolet.
O logotipo da Chevy está no Corvette?
O Corvette usa seu próprio decalque no lugar do logotipo da Chevrolet.
Por que o Corvette 2020 é tão barato?
O preço inicial do 2020 Corvette Stingray foi reduzido para despertar o interesse no carro. Essa participação acabou não sendo lucrativa para a empresa.
Quem fez o logotipo do Corvette?
O criador do logotipo atual do Corvette é desconhecido. Já a versão de 1953 foi projetada por Robert Bartholomew, que era o designer de interiores automotivos da Chevrolet na época.