Chery Automobile Co. Ltd., comumente chamada apenas de Chery, é uma empresa automobilística estatal. Surgiu na primavera de 1997 e atualmente possui várias subsidiárias fundadas de forma independente e em cooperação com montadoras estrangeiras. A empresa está envolvida na produção de SUVs, minivans, carros comerciais e de passageiros. Em 2020, ela vendeu metade de suas ações para o grupo brasileiro CAOA. Sua sede está localizada na cidade de Wuhu, província de Anhui.
Significado e história
A fábrica de automóveis Chery foi criada graças aos esforços das autoridades locais que representam a administração. O primeiro carro saiu da linha de montagem em 1999. Era um protótipo chamado Fengyun, baseado no chassi do Volkswagen SEAT Toledo. A linha de estréia consistia em 30.000 unidades de equipamentos, cada uma delas vendida. Depois de um tempo (em 2001), a empresa passou a exportar montagens de automóveis, tornando-se a maior fornecedora chinesa de automóveis de passageiros no exterior. Ela manteve essa barreira de 2003 a 2011.
Hoje, a marca, em partes iguais da Kenon Holdings, é dona da empresa Qoros, que apareceu nela em 2007 e produz carros premium para países em desenvolvimento. Em 2012, ele se tornou co-proprietário da Chery Jaguar Land Rover, uma subsidiária da Jaguar e Chery. A empresa também possui um centro de pesquisa e desenvolvimento, fábricas para montagem de equipamentos de transporte e fabricação de componentes.
Seu modelo mais popular é a série urbana QQ. É tão procurado que se tornou uma marca independente. Ao mesmo tempo, a Chery foi repetidamente atacada devido a possíveis comentários e violações dos direitos de propriedade de empresas estrangeiras. Algumas de suas amostras são copiadas diretamente do design de carros de outros fabricantes. Até o nome da marca é criticado, pois muitos o veem como um desejo de afastar os clientes do mundialmente famoso Chevrolet, já que a palavra “Chery” é muito parecida com “Chevy”. E a empresa possui apenas dois logotipos.
O logotipo corporativo da Chery não está associado ao nome, mas à linha de negócios da empresa. Na verdade, significa a letra “A” com a qual a palavra “Auto” começa. Portanto, os designers tentaram preservá-lo e vencê-lo com a maior precisão possível em um nível visual. Na primeira versão está muito bem traçado entre os elementos gráficos, e na segunda versão é dificilmente reconhecível.
1997 – 2013
O emblema volumétrico é feito em uma paleta de prata para que se pareça tanto quanto possível com uma peça de metal integrante do carro. Essa abordagem acrescentou não apenas individualidade ao signo, mas também dinâmica. O próprio logotipo consiste em vários elementos geométricos. O primeiro é oval, aberto na parte superior central e inferior direita. O segundo personagem é “V”, retratado de cabeça para baixo. Afirma-se que é “A” sem uma barra horizontal. A parte superior da carta está cortada. O efeito das costelas é criado colorindo um lado das linhas com grafite e o outro com cinza claro. A palavra parte é feita em uma fonte moderna sem serifa. O “C” e o “E” têm cantos arredondados e o “R” tem uma metade superior alongada.
2013 – presente
O logotipo foi redesenhado em 2013, após o que ganhou linhas suaves e fluidas. Os desenvolvedores reforçaram o efeito da tridimensionalidade, removeram as lacunas do oval, arredondaram todos os cantos e adicionaram um brilho cromado ao letreiro. Eles mudaram a letra “R” na inscrição, aproximando a perna da faixa vertical. Além disso, os autores mudaram a cor vermelha para carmesim.
Fonte e cores do logotipo
A fonte usada no logotipo é uma reminiscência de Korataki Regular, fornecida por Typodermic Fonts Inc. O esquema de cores é padrão: consiste em uma combinação de vários tons de vermelho e cinza.