Caterham é uma marca automotiva britânica que desenvolve e produz carros esportivos especializados. Seu nome completo é Caterham Cars. Surgiu em 1963 e foi fundada por Graham Nearn. A fábrica está localizada no condado de Surrey – na cidade de Caterham, que deu seu nome. Ela está sediada em Crawley, Condado de Sussex. A empresa é a distribuidora exclusiva do lendário carro de corrida Lotus Seven, projetado por Colin Chapman. Ela o vende como um Caterham 7. Na primavera de 2011, o empresário malaio Anthony Francis Fernandes anunciou a compra da empresa. Mas em 2021, surgiram informações de que a marca Caterham foi completamente transferida para a VT Holdings japonesa.
Significado e história
Nos anos 60 do século passado a Caterham Cars tornou-se a maior concessionária de um carro esporte do último modelo Lotus 7. Vendo a grande demanda pelo carro e sentindo uma perspectiva considerável, Graham Nearn, o fundador da empresa, comprou os direitos de fabricar este carro esportivo. Ele fez um acordo com o próprio Colin Chapman, seu inventor. Este evento ocorreu em 1973, quando um engenheiro de projeto anunciou o desejo de cancelar a produção.
O novo proprietário da marca decidiu continuar com o Lotus Seven Series 4, mas o modelo acabou se tornando impopular e ele mudou para seu antecessor. Em 1974, o fabricante colocou 21 carros esportivos no mercado. Todas as variantes foram equipadas com um motor Ford Lotus Twin Cam de 1557 cc. A única exceção foi um modelo – o sétimo, projetado para corridas. Estava equipado com um motor de 1962 cc com duas árvores de cames da Alfa Romeo. Hoje, o Caterham 7 é altamente considerado pelos entusiastas do carro como um dos carros esportivos icônicos do século XX. Foi o seu signo que formou a base do logotipo corporativo.
Nesse momento, a empresa se expandiu: ampliou não só seu sortimento, mas também aumentou o número de sites técnicos. Suas fábricas, centros de exposições e escritórios estão espalhados por muitas cidades do Reino Unido. Eles estiveram ou estão em Caterham, Dartford, Crawley, Leafield, Hingham e alguns outros lugares.
A identidade visual da empresa está diretamente ligada ao grupo Lotus Cars, cujos carros distribui desde 1963, adquirindo os direitos de fabricação em 1973. O logotipo corporativo tem o formato de um rondel clássico com um meio onde normalmente é colocado o elemento-chave da identidade. Para o Lotus Seven, este é, obviamente, o número “7”. Ele se senta em um triângulo invertido com cantos arredondados. Um design tão extraordinário está associado a um sete, já que é muito mais largo na parte superior do que na parte inferior. Por isso, os designers decidiram fazer dela um fundo harmonioso. Além disso, eles colocaram a palavra “Super” acima dela, enfatizando o alto valor do carro e a marca que o oferece.
O próximo é um pequeno círculo verde. Ele serve como um suporte eficaz para o elemento central, porque o amarelo sobre o verde parece distinto e instantaneamente chama a atenção. Além disso, o círculo verde é seguido por uma ampla faixa amarela, que de outra forma se fundiria visualmente com o meio. E assim ele é separado do campo verde por uma linha branca fina e delineado ao longo da borda com uma moldura dupla. A inscrição também é branca. O nome da empresa está em negrito serifado e colocado em um arco na parte superior.
O fabricante também usa uma designação de texto separada – a palavra “Caterham” na forma de uma impressão. Consiste em letras geometricamente proporcionais do mesmo tamanho. Todos os caracteres são maiúsculos. C, T e E têm extremidades chanfradas, enquanto R e H parecem quase idênticos. Além disso, os ângulos retos são preservados na parte interna das letras e, na parte externa, são arredondados.
Fonte e cores do logotipo
Para o emblema gráfico, os designers escolheram uma fonte que lembra Bogue Bold ou ITC Souvenir Greek Demi. Para a marca de texto separada, eles usaram uma fonte moderna com um leve itálico sans serif, que é próximo ao Hyperspace Race Extended Bold Italic.
A paleta de logotipo tradicional da Caterham está ligada à identidade da Lotus Cars. Também consiste nas cores branca, amarela e verde. É verdade que seus tons são ligeiramente diferentes – não tão saturados quanto os da empresa original.