A marca de automóveis mais famosa leva o nome de Antoine de la Motte Cadillac, um dos fundadores da cidade de Detroit. Desde o início, a empresa tem se esforçado para oferecer aos seus clientes carros com o melhor design e qualidade. O estilo visual lendário dos carros da empresa pode ser facilmente adivinhado nas formas das carrocerias de automóveis até hoje, o logotipo passou por muitas transformações desde seu surgimento em 1906. Durante a existência da empresa, o logotipo mudou cerca de 30 vezes.
Significado e história
O que é Cadillac?
É uma das muitas marcas da General Motors, uma fabricante de automóveis de luxo. Foi nomeado após o francês Antoine Laumet de La Mothe, sieur de Cadillac, que fundou Detroit.
Existem muitas versões sobre a origem do emblema do carro Cadillac:
- Uma versão afirma que o emblema foi desenvolvido antes de Cristóvão Colombo descobrir a América.
- De acordo com outra versão, o logotipo da marca de carros de luxo foi criado a partir de imagens de contas antigas de Toulouse e estava associado a ações do Rei da França.
1902 – 1905
No momento, existem várias teorias sobre a origem original do logotipo. Há uma lenda entre os fãs dos carros da empresa que o logotipo em sua forma original apareceu pela primeira vez antes da descoberta da América por Cristóvão Colombo – era o brasão de uma das famílias mais antigas dos condes de Toulouse. É por isso que a estrutura do logotipo em forma e cor se assemelha aos brasões da velha França.
Após extensa pesquisa, soube-se que Antoine de la Cadillac não estava oficialmente associado a nenhuma família nobre na França. É provável que o lendário fundador da empresa automobilística simplesmente tenha inventado muito de seu passado aristocrático para anunciar uma empresa automobilística então pouco conhecida. Na verdade, o brasão que pode ser visto no logotipo da marca pertence, na verdade, à famosa família francesa La Motte.
1905 – 1908
Nos primeiros anos de existência da empresa, o logótipo era minimalista e repetia por completo as linhas e contornos do suposto brasão nobre francês. A base do logotipo é um brasão com cisnes e linhas paralelas. A coroa no topo complementou a composição. Ao redor do brasão havia um círculo com moldura decorativa, enfatizando o logotipo aristocrático. Na parte inferior do brasão estava a inscrição “La Mothe Cadillac”, que foi colocada na parte inferior do logotipo. Os designers da época se inspiraram no brasão da família do fundador de Detroit. A marca registrada do carro Cadillac foi registrada em 1906.
1908 – 1914
Antes da Primeira Guerra Mundial, enquanto a indústria automotiva experimentava seu primeiro boom, o logotipo da marca Cadillac tornou-se mais gráfico e ousado, enfatizando o desenvolvimento ativo e a apresentabilidade da marca. A placa do logotipo tornou-se significativamente mais espessa e agora está localizada acima do emblema principal, com a mesma coroa estilizada no topo. O slogan “Padrão Mundial” agora substitui a inscrição original e está localizado sob o brasão.
1914 – 1915
No início da Primeira Guerra Mundial, o logotipo da empresa sofreu apenas pequenas alterações. O design da marca já era reconhecível em grande parte dos Estados Unidos e sua identidade corporativa ainda não tinha desempenhado um papel tão importante nas operações da empresa devido ao pequeno número de concorrentes. Os traços e contornos do brasão, a fonte da inscrição mudaram um pouco. O emblema tornou-se mais redondo, ao mesmo tempo que mudaram os contornos angulares dos primeiros carros da marca.
1915 – 1920
Na segunda metade da Primeira Guerra Mundial, o logotipo foi significativamente redesenhado com a adição de folhas nas laterais do brasão. Obviamente, essa decisão foi tomada na tentativa de mitigar o efeito psicológico da destrutividade da guerra, substituída por crenças pacifistas. Os carros Cadillac começaram a aparecer em todos os cantos dos Estados Unidos e do mundo, e sua marca tornou-se reconhecida de longe graças à adição elegante dos “cavalos de ferro” de um dos melhores fabricantes de automóveis do mundo com um design de logotipo harmonioso e brilhantemente projetado .
1920 – 1933
Com o advento da década de 1920, as letras foram completamente removidas do logotipo da Cadillac. Para enfatizar o brilho e o reconhecimento da marca, um anel decorativo em forma de tulipa do emblema original foi adicionado ao logotipo e a incorporação gráfica da coroa na parte superior foi totalmente redesenhada. Agora a coroa tinha 7 pomos, e a parte da crista do logotipo permaneceu praticamente intacta, talvez mais detalhada.
1933 – 1939
Com o surgimento e a disseminação da aviação americana, a empresa Cadillac também decidiu usar um motivo otimista universal para sua identidade corporativa. Asas foram adicionadas ao logotipo.
1939 – 1942
Uma nova versão do logotipo da Cadillac foi introduzida em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial. Agora o logotipo se tornou mais industrializado – as asas assumiram uma forma rígida em forma de triângulo com uma coroa no topo. Dentro do triângulo estava o brasão do cisne e as cores corporativas do brasão original da empresa. Os reflexos cromados do logotipo acentuaram as linhas metálicas nítidas, dando a impressão de anunciar o interior moderno dos próprios veículos.
1942 – 1948
Em 1942, teve lugar a apresentação da nova identidade corporativa da empresa, onde foi apresentado um novo emblema. A nova encarnação externa do gigante automobilístico recebeu uma forma atualizada – agora as asas eram direcionadas para cima. Uma coroa estilizada foi colocada no centro da composição. O clássico brasão foi complementado pela imagem de um escudo abaixo, focando a atenção dos consumidores no conforto e segurança dos veículos produzidos pela empresa.
1948 – 1957
O logotipo da empresa de automóveis Cadillac do pós-guerra é uma forma familiar aos proprietários de automóveis modernos. Símbolo simétrico em forma de V e o mesmo acessório de assinatura – coroa. As cores do logotipo não mudaram, mas a marca foi necessariamente polida pelos proprietários do carro para dar aos seus cavalos de ferro brilho tecnológico e prestígio visual.
1957 – 1963
A metade do século passado é a época da formação de muitos gigantes da indústria automotiva. Em condições de acirrada competição com fabricantes japoneses e europeus, optou-se por enfatizar o componente americano da marca e devolver os contornos clássicos, complementando-os com novos detalhes – por exemplo, o símbolo na forma da letra V já se tornou reconhecível para milhões de consumidores. O brasão foi ampliado em largura e a coroa clássica tornou-se o acento gráfico do logotipo original.
1963 – 2000
A forma mais famosa do logotipo da Cadillac foi criada em 1963 e existe como a principal identidade corporativa da empresa há mais de 40 anos. O logotipo clássico da empresa é um brasão clássico colorido, emoldurado por uma coroa de prata. O brasão foi pintado de amarelo, azul e fúcsia com detalhes em branco e preto, dando ao logotipo um visual extremamente criativo e moderno que se destacou de muitos concorrentes.
2000 – 2014
Na virada do século, o logotipo foi significativamente detalhado e estilizado para refletir as novas tendências da era das descobertas tecnológicas. Os designers introduziram os contornos clássicos do brasão e a forma do início do século passado, complementando-os com um brilho metálico de detalhes adicionais – o que deu ao brasão um aspecto moderno e contornos progressivos. O segmento de elite da marca de automóveis foi enfatizado pela severidade das linhas.
2014 – presente
Em 2014, a empresa decidiu retirar totalmente os elementos decorativos do seu logótipo. Agora o destaque principal do estilo visual da empresa foi uma versão modernizada do brasão com elegantes itálicos, enfatizando a apresentabilidade da marca. As linhas suaves e sofisticadas das letras equilibram a forma rígida do brasão de armas.
O logotipo da Cadillac é um dos mais marcantes e memoráveis do mercado de carros premium modernos. A marca continua a utilizar as cores escolhidas como base para a identidade corporativa da empresa no início do século passado, o que faz do brasão uma marca clássica da marca há mais de 100 anos. A espessura variável das linhas do cume é uma reminiscência de um mosaico e atesta a herança da marca e a história de se tornar uma das empresas automotivas mais reconhecidas.
Fonte e cores do logotipo
O emblema da empresa Cadillac é uma combinação dos contornos clássicos dos brasões de armas franceses, cuja história remonta à Idade Média. As cores principais são o azul, o amarelo e o fúcsia, um dos toques característicos da montadora. A cor bordô específica simboliza a apresentabilidade dos produtos da marca. Amarelo, nas primeiras edições do brasão, significava que os carros pertenciam à classe premium. O azul, como a maioria dos outros logotipos, expressa a seriedade de uma empresa.
Inicialmente, a fonte da inscrição do World Standard era manuscrita, como muitos dos brandbooks da época. Com o passar do tempo, a versão manuscrita da inscrição foi preservada, apenas alguns dos contornos das letras mudaram. A inscrição “Cadillac”, que apareceu nas últimas edições, é feita em fonte corporativa da empresa, repetindo a caligrafia do fundador da empresa.
O que significa o logotipo Cadillac?
O escudo com numerosas riscas amarelas, vermelhas, azuis e pretas é uma adaptação estilizada do verdadeiro escudo do Cadillac de Antoine Laumet de La Mothe. Simboliza uma combinação de inovação e herança histórica milenar.
Cadillac é um carro de luxo?
A Cadillac está muito atrás das marcas europeias, mas ainda é considerada uma fabricante de automóveis de luxo. Um de seus modelos mais luxuosos é o Cadillac Escalade 2021.
Quando a Cadillac mudou seu logotipo?
A última atualização do logotipo Cadillac veio em 2014, quando a empresa decidiu remodelar o escudo heráldico e aprimorar o efeito tridimensional com gradientes adicionais.
Existe algum Cadillac na Índia?
Existem Cadillacs nas estradas indianas, mas principalmente modelos vintage. Além disso, estamos falando de cópias importadas, pois carros dessa marca nunca foram oficialmente vendidos na Índia.