BYD (mais precisamente BYD Auto Co., Ltd.) é um fabricante de automóveis chinês que fabrica uma ampla variedade de veículos. Seu sortimento inclui carros elétricos, carros híbridos, carros a gasolina, caminhões, ônibus, empilhadeiras, bicicletas elétricas. E uma de suas divisões, junto com a Mercedes-Benz, produz carros de luxo com a marca Denza. A empresa foi formada em 2003 depois que a BYD Company adquiriu e adquiriu a Qinchuan Machinery Works da Norinco. Sua sede está localizada na cidade de Xi’an, província de Shaanxi.
Significado e história
Tendo comprado uma empresa automobilística, a BYD recebeu automaticamente os direitos de produzir carros e outros carros de forma independente, pelos quais firmou um acordo. Então ela ganhou experiência, porque a fábrica de Qinchuan fabrica carros desde 1987. A empresa começou com o QJC7050 com um motor de 30,5 polegadas cúbicas. Na altura da aquisição, a sua versão do QCJ7181 Flyer também estava em desenvolvimento, que o novo proprietário introduziu em 2005 como sua, rebatizando-o BYD Flyer.
No outono de 2008, a montadora foi comprada pelo magnata dos negócios Warren Buffett por meio da Sino-American Energy Holdings. Ao mesmo tempo, uma versão híbrida do sedã BYD F3 foi lançada e a exportação de produtos foi estabelecida para o Oriente Médio, América do Sul e África. Iniciou-se então um período de crescimento ativo da empresa, mantendo estrito controle sobre os processos técnicos. Como resultado, a BYD recebeu o prêmio Top Crash Facility em 2013.
Em 2020, a empresa começou a se expandir na Europa com uma série de veículos comerciais. Também ganhou contratos lucrativos para fornecer 406 ônibus elétricos para a Colômbia. A empresa fornecerá até meados de 2022, sendo necessário um total de 1.002 unidades desse tipo de equipamento. Ou seja, o reconhecimento do emblema da marca BYD cresce a cada ano. Aliás, seu nome, que é a base da identidade visual, é uma abreviatura para a frase Build Your Dreams. No total, a empresa possui dois logotipos em seu arsenal.
2003 – 2005
A marca de identidade de abertura consiste em duas formas ovais horizontais localizadas uma dentro da outra. O maior é o preto com rebordo duplo, cujo papel é desempenhado pelas linhas brancas e pretas. Ele contém o nome da empresa. A abreviatura “BYD” aparece na parte inferior e é executada em uma fonte elegante sem serifa. O espaçamento entre letras é amplo para que os caracteres claros sejam claramente visíveis contra um fundo escuro. O oval central é menor e delineado por uma fina faixa branca. Seu espaço é dividido por cores em duas metades iguais: a zona superior é azul, a inferior é branca.
2005 – presente
O redesenho da identidade visual vem depois que a montadora chinesa decidiu evitar a semelhança de seu logotipo com o emblema da BMW. O ícone atualizado começou a ser usado em dezembro de 2005. Em um esforço para se afastar da associação visual com uma empresa conhecida, a BYD, sem querer, recebeu um logotipo que agora se parece com o de Kia.
O logotipo representa um oval que consiste em uma linha de contorno vermelha e o mesmo nome em vermelho dentro de um espaço em branco. A faixa externa é irregular em largura: é estreita à direita e à esquerda. A palavra “BYD” é escrita em letras geométricas, cada uma com um pequeno traço branco, ângulos retos e cortes diagonais externos.
O logotipo foi adotado no ano de fundação da empresa e, desde então, tem forma oval. Ele permaneceu após o redesenho, enquanto o resto dos elementos foram removidos ou alterados.
Fonte e cores do logotipo
BYD usa uma fonte personalizada. As letras não são serifadas e parecem formas geométricas. Eles são uniformes, suaves, rígidos. Mas a paleta proprietária mudou uma vez: inicialmente consistia em uma combinação de preto e azul, depois vermelho e branco.