A Buick é considerada a montadora mais antiga dos Estados Unidos a produzir carros de luxo. A empresa recebeu o nome de seu criador – David Dunbar Buick. Por muito tempo ele se dedicou à fabricação de encanamentos, e depois se interessou por motores de combustão interna. Em 1899, o engenheiro começou a fabricar automóveis, mas o negócio não lhe rendeu lucro. Quando William C. Durant assumiu, as coisas subiram. No entanto, David vendeu todas as ações para prosseguir em outros projetos. Como resultado, ele passou o resto de sua vida na pobreza, e a marca que leva seu sobrenome ainda está crescendo.
Significado e história
O que é Buick?
É uma das divisões da General Motors, a maior empresa automobilística dos Estados Unidos. Os carros produzidos sob a marca Buick estão disponíveis no mercado norte-americano e no exterior.
O logotipo atual guarda a memória de David Dunbar Buick, ou melhor, do brasão de sua família. O desenho foi baseado em uma breve descrição do escudo heráldico que era o símbolo heráldico da família Buick. Esta informação foi mencionada na publicação genealógica britânica Burke’s Peerage, Baronetage & Knightage. Por coincidência, o livro caiu nas mãos de Ralph Pew, que estudava a identidade corporativa da General Motors (holding onde Buick entrou em 1908).
Além dos emblemas com escudos, a marca possuía emblemas com enfeites de carros. Muitos deles foram fabricados pela Ternstedt Manufacturing Co. Apesar disso, o design moderno é baseado no símbolo de três escudos que apareceu em 1959.
1903 – 1905
O primeiro logotipo parecia uma imagem do globo com continentes, oceanos, paralelos e meridianos. No centro do mapa estava a inscrição “CONHECIDO EM TODO O MUNDO” e, na parte inferior – THE BUICK MOTOR COMPANY FLINT MICH. EUA. “. Tio Sam, o símbolo nacional dos Estados Unidos, percorreu o planeta. Ele rolou atrás de si um pequeno carrinho com um carro.
1905 – 1911
O emblema do Buick apareceu pela primeira vez nos carros em 1905. Era um emblema de latão que adornava a grade do radiador do Buick Modelo C. A palavra estava dentro de um círculo escuro colocado em um anel com o slogan “O CARRO DA QUALIDADE”.
1911 – 1913
Em 1911, a empresa começou a usar um logotipo com monograma: um grande B estilizado com U maiúsculo, I, C e K dentro.
1913 – 1930
Dois anos depois, os designers usaram uma fonte sublinhada manuscrita para a palavra “Buick”. Eles deixaram as letras brancas, giraram-nas 45 graus e posicionaram-nas no topo de um quadrado azul com uma ampla borda clara.
1930 – 1937
No início dos anos 1930. uma nova marca apareceu nas grades do radiador: a marca escrita na diagonal e complementada com o número “8”. Ambas as partes eram vermelhas. O oito representava a potência de oito cilindros do motor.
1937 – 1939
Quando Ralph Pew encontrou uma edição com o brasão da família Buick, a empresa decidiu usar esse símbolo em vez de um logotipo. Não havia ilustrações no livro, então os designers confiaram apenas em textos curtos. Eles recriaram um escudo vermelho cruzado por uma linha diagonal quadriculada. Em um canto havia uma cabeça de veado de ouro e, no outro, uma cruz com um orifício redondo no meio.
1939 – 1942
Em 1939, uma nova interpretação do emblema apareceu: o escudo foi estendido verticalmente e tornou-se rosa-avermelhado.
1942 – 1947
Os designers mudaram a forma do escudo, complementaram-no com padrões heráldicos clássicos e colocaram-no dentro de um grande círculo preto. Esse emblema foi usado apenas em 1942, quando a empresa passou a produzir equipamentos militares.
1947 – 1949
A nova interpretação do brasão do Buick continha um escudo sobre o qual o elemento do motor estava localizado. Os padrões decorativos e o círculo foram removidos.
1949 – 1959
Em 1949, uma moldura brilhante com um brilho metálico apareceu ao redor do escudo. Ele foi adicionado para fazer o logotipo combinar com o estilo dos carros.
1959 – 1997
A Buick revolucionou a identidade da marca com o uso de um emblema com três escudos sobrepostos. Um deles era azul, o segundo era cinza prateado e o terceiro era vermelho. Eles estavam localizados dentro de um amplo anel e representavam três marcas: Electra, Invicta e LeSabre.
1975 – 1976
Os carros Skyhawk tinham seu próprio emblema: um falcão preto dentro do ringue. Teve muito sucesso, então em 1976 mudou para todas as linhas de carros.
1976 – 1990
Na segunda versão, um falcão dourado pousou na palavra “BUICK”.
1990 – 2002
Quando a empresa aposentou o falcão Happy (era o mascote da Buick e apareceu no comercial), ela notou um emblema de três escudos. Os designers removeram o brasão, repintaram a diagonal quadriculada de branco e colocaram a palavra “BUICK” em azul sob o anel. Além da versão 2D principal, havia uma versão 3D com uma paleta mais escura.
2002 – 2015
O interior dos escudos ficou branco e todos os contornos e linhas diagonais foram repintados na cor de metal cromado.
2015 – presente
No lado direito do logotipo, há uma inscrição minimalista em preto “BUICK”. As cores anteriores voltaram aos escudos: vermelho, prata e azul. Este emblema adornou os veículos LaCrosse pela primeira vez em 2017.
Fonte e cores do logotipo
O símbolo da marca moderna não lembra mais o brasão da família David Dunbar Buick. Depois de muitos redesenhos, nenhuma cabeça de veado, nenhuma cruz ou padrões de xadrez permaneceram nos escudos. Agora é simplesmente um emblema reconhecível associado à marca Buick.
Os designers usaram a fonte Avenir para a marca nominativa, uma sans-serif geométrica desenvolvida em 1988. O esquema de cores contém vários tons de vermelho, azul e prata. Eles são complementados por branco e preto, que acentuam o gradiente e aumentam o efeito 3D.
O que significa o logotipo do Buick?
Os três escudos no emblema do Buick estão associados ao brasão da família David Dunbar Buick. Esta é uma homenagem ao fundador da empresa. É verdade que o design moderno é muito simplista: faltam vários elementos, razão pela qual o significado original do brasão se perdeu.
A Buick é uma marca de luxo?
O Buick é tradicionalmente considerado uma marca de luxo, mas é inferior em premium ao Cadillac. Muito provavelmente, este é o nível médio de luxo.
Buick é um Chevy?
A Buick e a Chevy estão conectadas apenas pelo fato de pertencerem à mesma empresa - General Motors. Na verdade, são marcas completamente diferentes que competem entre si no mercado norte-americano.
Onde os Buick são feitos?
A Buick tem várias fábricas, a maior delas nos Estados Unidos, Alemanha, Coréia do Sul, China e Canadá.