A BMW M é uma divisão da maior fabricante de automóveis de luxo da Alemanha. É especializada em veículos de corrida modificados que diferem de suas contrapartes em componentes esportivos. Na verdade, essas são versões de alto desempenho de máquinas populares. A empresa foi fundada em 1972 e ficou conhecida como BMW Motorsport GmbH pelos próximos 20 anos. Foi renomeado apenas em 1993, marcando uma nova rodada de desenvolvimento.
Significado e história
Dos arquivos do BMW Group, sabe-se que a primeira versão do logotipo BMW M foi introduzida em 1973. Ele adornava o lendário carro 3.0 CSL da família New Six, que na época fazia sua estréia nas corridas. O desenho final do modelo foi desenvolvido por duas pessoas: Manfred Rennen (funcionário da empresa responsável pelo exterior) e Pierre Mendell (especialista contratado). É verdade que naquela época havia apenas um esquema de cores combinado de vermelho, roxo e azul. E a letra “M” apareceu muito mais tarde – em 1978, quando o BMW M1 saiu da pista.
Com o tempo, o logotipo foi aprimorado. Agora, em vez de roxo, é usada uma cor completamente diferente – azul escuro. O branco também foi adicionado para destacar o “M”, que costumava ser volumoso e prateado, mas agora é 2D em uma atualização de 2020.
Sabe-se que muita gente trabalhou no emblema da unidade. Além de Manfred Rennen, que criou as listras, Wolfgang Seehaus (designer de interiores automotivo) esteve envolvido no processo. Especialistas do escritório italiano de design Italdesign foram responsáveis pelo símbolo “M”, funcionários da empresa suíça Müller foram responsáveis pela primeira versão do logotipo e representantes da agência alemã Pierre Mendell foram responsáveis pela versão final. Juntos, eles conseguiram criar um signo icônico que pouco mudou ao longo das décadas.
1972 – 2020
Em 1972, nasceu a marca BMW Motorsport, mais tarde renomeada para BMW M. Os carros de corrida desta divisão precisavam de seu próprio símbolo reconhecível. Era uma combinação de três listras diagonais de azul, azul escuro e vermelho, com base em uma letra “M” cinza-prateada. Os ângulos das linhas de três cores e o traço mais à esquerda “M” coincidiam. Para o design, os designers usaram um gradiente linear. Eles também adicionaram contornos finos escurecidos a alguns elementos.
2020 – presente
Para tornar o logotipo mais fácil de reproduzir em materiais impressos, os executivos da BMW M decidiram simplificar o esquema de cores. Então o gradiente desapareceu e a letra ficou branca. As sombras também foram removidas. Até onde sabemos, os funcionários do estúdio Pierre Mendell trabalharam nessa opção.
Dado que a divisão produz modificações de corrida nos carros, seu gráfico deve ser dinâmico. Os designers transmitiram a energia do movimento através de speedlines – três listras pressionadas contra o “M”. O fato de serem direcionados na mesma direção, assim como sua largura e comprimento idênticos, enfatizam a alta velocidade dos carros esportivos. Este emblema recebeu o nome não oficial de Giugiaro M.
Fonte e cores do logotipo
O grande “M” para o nome da marca está em negrito itálico sem serifa. Na versão atual, é branco, e as linhas adjacentes a ele têm três cores: azul, azul escuro e vermelho. No passado, o roxo era usado em vez do azul escuro. Ele representou uma combinação de vermelho e azul, em que as listras laterais foram pintadas. Existe a possibilidade de que o vermelho originalmente simbolizasse o Texaco Grand Prix, enquanto o azul foi retirado do logotipo da BMW. Como admitiu o diretor Jochen Neerpasch, esse esquema de cores foi escolhido devido ao fato de os tons não se fundirem em fotos em preto e branco.