Bentley (nome completo Bentley Motors Limited) é uma empresa que fabrica e comercializa SUVs, carros de corrida e carros de luxo. Foi fundada por dois irmãos Bentley – Walter Owen e Horace Millner – em Cricklewood, norte de Londres. A empresa existe desde janeiro de 1919 e, desde 1998, é propriedade do Grupo Alemão Volkswagen. Sua sede está localizada em Crewe (Inglaterra).
Significado e história
O que é Bentley?
Bentley é uma marca de automóveis de propriedade da empresa britânica Bentley Motors Limited. A empresa proprietária existe desde 1919, está sediada na cidade de Crewe, Cheshire e faz parte da corporação alemã Volkswagen AG.
Na era da transição de duas rodas para quatro, Walter Owen Bentley sonhava em projetar e produzir seus próprios carros. Um dia, em 1913, ele notou um peso de papel de alumínio comum na fábrica do DFP e decidiu que esse metal era um substituto ideal para o ferro fundido com o qual os pistões são feitos. O jovem pensou corretamente que isso aliviaria o peso das máquinas e aumentaria sua velocidade. E ele fez isso. As versões iniciais foram usadas em motores de aeronaves durante a Primeira Guerra Mundial, aumentando a capacidade de manobra da aeronave.
Então, no verão de 1919, o empresário formalizou os direitos da Bentley Motors Ltd. e, alguns meses depois, apresentou um chassi de carro de sua autoria com um material inovador na época. Isso lançou as bases para a famosa marca, cuja técnica ganhou repetidamente ralis. Hoje, acredita-se que os modelos de carros de corrida mais famosos sejam descendentes dos lendários Bentley Speed Six e Bentley 4½ Litros, que deram origem à marca sprint.
Em uma série de fusões, vendas e aquisições, a Bentley se fundiu com a Rolls-Royce. Em 1971, o governo britânico nacionalizou a maior estrutura de fabricação de automóveis e a dividiu em duas empresas. A primeira empresa é a Rolls-Royce Plc (aeroespacial), a segunda é a Rolls-Royce Motors Limited (automóvel), que incluía uma divisão da Bentley. Em seguida, a segunda empresa foi adquirida pela Vickers, um conglomerado de engenharia. Ele, por sua vez, o vendeu para a Volkswagen AG, que ainda o possui.
Mas um incidente desagradável aconteceu com os direitos de propriedade intelectual da identidade de Bentley. Com a venda da Rolls-Royce Motors Limited e da Rolls-Royce Plc, os direitos do logotipo e dos nomes foram mantidos pela empresa aeroespacial. A montadora foi obrigada a comprar licença para usar elementos de sua própria identidade visual. Mas isso quase não afetou a Bentley: a empresa com as marcas passou para o Grupo Volkswagen, que desde 2003 se tornou seu único proprietário.
O logotipo foi desenhado por Frederick Gordon Crosby. Ele representou um B alado no distintivo.A letra maiúscula branca está centrada em um oval horizontal, completamente preto. Este é o único elemento de texto no logotipo. Além disso, as lacunas na letra parecem duas matrizes redondas ou orifícios para válvulas.
Existem asas à direita e à esquerda do oval. Eles simbolizam o vôo do sonho do fundador às alturas da produção de automóveis, off-road e carros de corrida. Além disso, as asas significam o alto status da marca e de seus produtos, que alçaram voo e ficaram fora do alcance dos concorrentes. Outra explicação para a presença de penas é uma lembrança das origens da empresa, pois ela começou com a indústria de aviação. Hoje, a marca está investindo um novo significado no ícone alado: o potencial sobrenatural que o fabricante pode alcançar no futuro. De qualquer forma, essa decoração torna os carros Bentley super rápidos.
Os especialistas até contaram o número de penas nas asas direita e esquerda. Descobriu-se que o número deles não é o mesmo, porque essa discrepância traz boa sorte aos carros de corrida. Mas nos modelos comuns, o número à direita e à esquerda é o mesmo. Normalmente, existem diferentes variantes do número de penas – 10:11 e 13:14. Na versão padrão, eles se correlacionam com 10:10. Acima e abaixo das asas são conectadas por uma tira fina. O emblema também tem a aparência de uma cauda de pássaro, composta por sete penas.
Fonte e cores do logotipo
A legenda é usada separadamente do ícone. E nele há um único símbolo de texto – “B”. A letra maiúscula, derivada da palavra “Bentley”, pertence à categoria de indivíduo e é emoldurada com serifas agudas em miniatura. Eles são claramente visíveis acima e abaixo do lado esquerdo. Todos os outros elementos são arredondados.
A paleta do logotipo é monocromática, geralmente composta por preto e branco. A primeira é uma imagem e a segunda serve de fundo, embora no centro seja o oposto – há um símbolo branco em um oval preto. Mas esta opção é usada apenas para publicidade, escritório comercial e outras tarefas, uma vez que os carros são marcados com um logotipo colorido. O espaço entre as asas pode ser verde ou vermelho. A primeira cor é para carros de corrida, a segunda para modelos de luxo.
Qual é o logotipo da Bentley?
O logotipo da Bentley contém um grande B branco em um oval preto que tem asas de pássaro e uma cauda de sete penas. No fundo há um oval branco em uma moldura de anel.
Qual é a fonte do logotipo da Bentley?
A letra B que aparece no logotipo da Bentley é escrita usando glifos personalizados. Todas as suas partes são arredondadas, exceto por serifas curtas em forma de espinho no lado esquerdo. As lacunas entre as letras são ovais.
O que significa o logotipo da Bentley?
Se a letra B representa apenas o nome Bentley, as asas são muito mais simbólicas. Eles representam o voo no melhor sentido da palavra: voo dos sonhos, potencial sobrenatural, grande velocidade, status elevado. E as asas também são um lembrete de que a montadora se originou de uma empresa de aviação.