Aston Martin é um carro premium que combina luxo, requinte, velocidade e qualidade. A história da empresa começou em 1913, quando Lionel Martin, um apaixonado entusiasta do automobilismo, decidiu construir seu próprio carro. Junto com Robert Bamford, eles fundaram a empresa Bamford & Martin e estavam envolvidos na produção e venda de carros. O primeiro carro de corrida Aston Martin apareceu em 1915. Seu nome vem do sobrenome do fundador e do Aston Hill, no qual Lionel competiu.
Significado e história
O que é Aston Martin?
Esta é uma empresa do Reino Unido que fabrica carros esportivos e supercarros. Todos os seus carros são feitos à mão e cada peça traz uma placa com o nome de quem a fez.
A história da marca Aston Martin não é fácil. A empresa já passou por crises mais de uma vez. Por mais de cem anos, mudou vários proprietários. E somente em 2012, a Aston Martin se tornou independente. Claro, a sucessão daqueles que estão à frente da empresa influenciou o logotipo. Mas, apesar das mudanças frequentes, não houve transformações cardinais. Todos os logotipos da Aston Martin, exceto o primeiro, tinham asas, o que torna o emblema um dos mais reconhecíveis do mundo. Os para-lamas (segundo muitos especialistas, são emprestados da Bentley) simbolizam as principais características de todos os carros da marca: velocidade, liberdade, sonho.
1921 – 1926
O primeiro logotipo da Aston Martin apareceu em 1921. Era elegante e lacônico: um círculo em que as letras A e M. se sobrepõem. A clássica fonte rígida, letras pretas e um círculo, um fundo de bronze tornam o logotipo estiloso e caro.
1927 – 1930
Em 1927, o logotipo da Aston Martin foi alterado pela primeira vez. Essas foram as mudanças mais dramáticas de sua história. O círculo foi substituído por asas, simbolizando a velocidade. As letras foram substituídas pelo nome completo da empresa. A inscrição está localizada de tal forma que a letra M, localizada no centro, está conectada com os elementos horizontais de duas letras T. Apenas a cor bronze, fonte estrita e laconicismo permaneceram do logotipo anterior.
1930 – 1932
Em 1930, decidiu-se mudar a cor do bronze do logotipo para prata. Além disso, as asas ficaram mais nítidas, adquirindo um contorno mais claro. Mas, apesar do fato de que o novo logotipo da Aston Martin se tornou mais sólido, durou apenas dois anos.
1932 – 1939
Em 1932, o logotipo da Aston Martin tornou-se semelhante ao de hoje. As asas adquiriram “penas” e tornaram-se mais lisas, o nome da empresa foi inscrito em retângulo e colocado no centro. A prata foi substituída por ouro e preto. O novo logotipo parecia mais luxuoso e claramente superou o anterior. Isso permitiu que ele durasse mais do que as versões anteriores – 7 anos.
1939 – 1950
O logotipo dos anos 40 diferia do que tinha nos anos 30 apenas na cor: o ouro foi substituído pelo prata. Essas pequenas alterações tornaram o logotipo mais rígido. Foi ele quem se tornou a base do emblema que vemos hoje.
1950 – 1971
Em 1947, uma mudança significativa ocorreu na história da Aston Martin: David Brown tornou-se seu proprietário. Com sua chegada, a empresa começou a se desenvolver rapidamente. Claro, as mudanças foram refletidas no logotipo.
Em 1950, o nome David Brown apareceu acima das letras do Aston Martin, escrito um pouco menor. A cor de fundo agora é bege com linhas finas prateadas. Assim, foi possível alcançar uma sensação de leveza e liberdade.
1971 – 1972
O logotipo foi atualizado novamente. A prata foi substituída por ouro novamente. Essa opção talvez fosse a mais luxuosa, mas não durou muito. A razão para isso foi uma mudança na liderança.
1972 – 1984
Em 1972, a Aston Martin foi adquirida pela Company Developments Ltd. Isso levou ao desaparecimento do nome de David Brown do emblema. A antiga cor principal foi substituída por uma nova – cinza frio. As linhas permaneceram douradas, mas mais claras.
1984 – 2003
Apesar de o logotipo atualizado em 1984, segundo os especialistas, não ser o melhor, durou quase 20 anos. A inscrição ampliada, linhas grossas, letras estreitas – tudo isso tornava o emblema mais brutal e menos sofisticado.
2003 – 2021
Em 2003, a nova sede da Aston Martin foi inaugurada. E no mesmo ano surgiu um logotipo, que ainda hoje é relevante. Tornou-se mais elegante e moderno. Agora que as palavras Aston Martin estão localizadas em um retângulo verde, as linhas se tornaram mais elegantes.
O emblema incorpora as principais características dos carros Aston Martin: prestígio, profissionalismo, velocidade, liberdade, superioridade. Fonte simples, minimalismo e cor prata fria indicam que a marca Aston Martin é confiável e cara, os carros da empresa são bons o tempo todo.
2021 – presente
O emblema atualizado consiste nos mesmos elementos do logotipo anterior, pois o redesenho não tocou no estilo geral, mas nos detalhes individuais. Agora, costelas apareceram nas asas abertas, separando as penas adjacentes umas das outras. As linhas finas são volumosas, convexas, enquanto as listras largas entre elas são afundadas e visualmente localizadas abaixo de seu nível. Este efeito visual é criado aplicando sombras sob as arestas superiores das costelas levantadas.
Na parte inferior (na junção das asas), forma-se um pequeno entalhe triangular, que lembra a cauda curta de um pássaro com a ponta bifurcada. Este truque estilístico conecta ainda mais o emblema da marca automotiva com vôo rápido e altas velocidades. No centro do retângulo horizontal está o nome da montadora. Também é feito em tipo com nervuras com um efeito 3D, pelo que parece que as letras sobressaem ligeiramente acima da superfície.
Em 2016 (de acordo com algumas fontes em 2017), a empresa registrou um novo logotipo, que é um círculo de moldura dupla com linhas em forma de V que se cruzam. Não se parece com as asas usuais, mas sim com o primeiro logotipo de 1921 a 1926. Segundo os representantes da marca, o novo emblema será usado para roupas da marca, acessórios, lembranças, etc.
Fonte e cores do logotipo
A maioria das versões do logotipo da Aston Martin, incluindo a moderna, são dominadas por prata. E isso não é coincidência. Está associada à sofisticação, graça, elegância, riqueza, autoconfiança. O preto, que também está no logotipo, é um símbolo de prestígio, sofisticação, força e poder. O nome da empresa está em um fundo verde. Essa cor não foi escolhida por acaso, pois personifica prosperidade, riqueza e confiabilidade. Assim, todo o esquema de cores do logotipo da Aston Martin fala da autoridade e estabilidade da empresa, que os carros não estão disponíveis para todos, eles enfatizam o alto status de seu proprietário.
No design gráfico, o tipo é muito importante. Pode melhorar a imagem da empresa e estragá-la. Para o logotipo da Aston Martin, foi escolhida uma fonte sans serif simples e organizada. Ele é sofisticado e rigoroso, combina força e determinação. E vai bem com todos os outros elementos do logotipo.
O que significa o logotipo da Aston Martin?
As asas apresentadas no logotipo da Aston Martin representam sonhos, liberdade e velocidade. Este é um vôo criativo de pensamento, uma luta pelas alturas do sucesso. Ao usar as asas, a empresa demonstra respeito pelo seu patrimônio histórico.
Qual é a aparência do emblema da Aston Martin?
O emblema da Aston Martin consiste em duas partes simétricas que se assemelham a pára-lamas. Numerosos quadrantes de diferentes formas formam duas fileiras de penas. No topo está uma placa retangular verde com uma inscrição 'ASTON MARTIN' em branco.
A Aston Martin é propriedade da Ford?
Não. A marca Aston Martin foi propriedade da Ford Motor Company de 1994 a 2007 até ser vendida a um grupo de investidores.
A Aston Martin ainda é de propriedade britânica?
As ações da Aston Martin são propriedade de diferentes pessoas e a maioria delas são residentes no Reino Unido. Mas o consórcio, que detém 25% das ações, é liderado pelo bilionário canadense Lawrence Stroll.