Alpine (nome completo Société des Automobiles Alpine SAS) é uma empresa automotiva francesa que desenvolve, fabrica e comercializa carros esportivos e de corrida. Seu fundador é Jean Rédélé, que abriu uma empresa em Dieppe em 1954. Ela quase imediatamente obteve sucesso no automobilismo, usando o carro Renault 4CV produzido após a Segunda Guerra Mundial. Em geral, ela estava intimamente associada à marca Renault, por isso não é surpreendente que em 1973 uma grande corporação tenha comprado essa jovem empresa. Três anos depois, seus departamentos de esportes se fundiram e, em 1995, a produção do Alpine foi totalmente interrompida. Mas em 2017, a marca foi relançada, o que coincidiu com o lançamento do esportivo Alpine A110.
Significado e história
Ao dirigir o carro esportivo Renault 4CV, que é a base da linha de produtos da marca, o piloto Jean Rédélé venceu várias corridas importantes. Entre eles estão Coupe des Alpes e Mille Miglia. À medida que ganhou experiência em dirigir um carro, ele projetou muitas versões do mesmo. Por exemplo, o fabricante produziu um modelo com uma caixa de câmbio de cinco marchas em vez de uma de três, bem como um corpo leve de fibra de vidro. No início dos anos 50, o autor os executou com bastante sucesso nas corridas de Sebring e Le Mans.
Como resultado, inspirado pelas vitórias, Rédélé abriu suas próprias instalações de produção de carros esportivos e de corrida, batizando a marca após a vitória como Coupe des Alpes. No entanto, esse nome causou sérios problemas para o fundador, pois ele não sabia que o cupê esportivo Sunbeam Alpine baseado no Sunbeam Talbot foi apresentado no Reino Unido em 1953. Mas essa confusão com os nomes das marcas não confundiu o francês, que usou o nome de sua empresa para desenvolver o logotipo original. E a empresa tinha três deles.
1954 – 1976
O primeiro emblema deu o tom para a criatividade, que os criadores refletiram com sucesso nele. Apesar da confusão com a marca de automóveis inglesa, a marca francesa não mudou o nome do carro esporte, mas o marcou com um emblema pessoal, predeterminando o estilo correspondente de toda a produção subsequente. O logotipo de estreia apresenta um “A” estilizado em um design exclusivo. Isso é enfatizado pelas notas metálicas refletidas nos reflexos da moldura, uma paleta nobre e linhas claras.
A peça central é a letra maiúscula retirada do nome da empresa. Ele é escrito obliquamente e é complementado por uma barra transversal original em forma de uma longa faixa com uma ponta em forma de gancho na extremidade. A perna esquerda “A” está na frente e é uma linha diagonal de espessura média. Isso faz com que a letra se incline. O símbolo de texto está na parte superior em um fundo branco. Na segunda metade (inferior), pintada em azul claro, é apresentado o nome completo da marca. Existem leves sombras cinza no lado direito, assim como a borda. Eles adicionam uma sombra metálica ao emblema da marca automotiva.
1976 – 2017
Em 1976, o fabricante de transportes decidiu afastar-se das tintas 3D e metálicas no logotipo, por isso aprovou a versão 2D, acrescentando alguns detalhes a ela. Portanto, no centro havia três listras cromadas correndo horizontalmente. Neles está a letra grande “A” na forma em que foi apresentada anteriormente. O lado branco do logotipo aumentou de área, e o lado azul, conseqüentemente, diminuiu – apenas um quarto dele permaneceu.
Além disso, os designers fizeram o círculo oval e substituíram a moldura metalizada por uma ampla faixa cinza claro, onde o nome completo da montadora foi colocado. Eles também removeram a borda do símbolo central. Além disso, os desenvolvedores adicionaram duas bandeiras em miniatura da França nas laterais e também substituíram a fonte fina por um negrito sans serif.
2017 – presente
O próprio logotipo não contém elementos desnecessários, uma vez que os autores apostaram no minimalismo. Eles removeram todos os detalhes insignificantes dele e deixaram apenas o “A” encaracolado. O formato da letra é exatamente igual ao apresentado na variação de abertura. Ele próprio se tornou um símbolo de identidade individual. Os designers tentaram preservar a paleta corporativa.
Fonte e cores do logotipo
A identidade da Alpine é um exemplo da transição do complexo para o simples. Enquanto as versões anteriores tinham muitos pequenos detalhes, as versões posteriores (atuais) não os possuem de todo. A maiúscula “A” permanece dominante no design individual: com uma perna direita diagonal e uma barra transversal em forma de um gancho longo.
O logotipo de estreia usa uma fonte que é o mais próximo possível da Funhouse Regular de Howie do estúdio KozacDesign. É um tipo de letra sans serif elegante com extremidades arredondadas. Na versão moderna, não há inscrição. Mas o esquema de cores é mais constante: em todos os emblemas existe o azul. Outro logotipo apresenta a paleta da bandeira nacional da França – uma combinação de vermelho, azul e branco.