Alpina é uma empresa de tuning que fez parceria com a Bayerische Motoren Werke AG. Ela desenvolve versões aprimoradas de carros e a produção é realizada nas próprias fábricas da BMW. No entanto, todos os modelos criados por ela são marcados com a marca Alpina, não BMW.
Significado e história
O que é Alpina?
A Alpina começou como fabricante de máquinas de escrever, mas em 1965 se transformou em um negócio de afinação: Burkard Bovensiepen registrou uma empresa sob o nome de Alpina Burkard Bovensiepen GmbH & Co. KG e assumiu a modernização dos carros BMW. Desde 1983, veículos melhorados são produzidos exclusivamente sob a marca Alpina, embora sejam atendidos pela BMW sob garantia.
Segundo dados oficiais, Alpina Burkard Bovensiepen GmbH & Co. KG foi fundado em 1965. No entanto, os pré-requisitos para o seu aparecimento surgiram muito antes – em 1962, quando Burkard Bovensiepen da dinastia industrial inventou o carburador duplo Weber. Os executivos da BMW apreciaram a nova peça e imediatamente certificaram sua qualidade.
É importante notar que Burkard não planejou inicialmente associar sua vida a peças de reposição. No início, ele se dedicou à fabricação de máquinas de escrever e depois tentou mudar para o processamento de fibras têxteis, mas tudo sem sucesso. Com isso, o empresário dedicou a maior parte do tempo à tunagem de carros, para os quais alocou um anexo em uma fábrica de máquinas de escrever.
Burkard encomendou um logotipo especificamente para o negócio de tuning, que esclareceria o que sua empresa faz. Os designers criaram um emblema redondo de prata com um largo anel preto ao redor da borda. O anel é rodeado por duas riscas claras e tem a inscrição “ALPINA” na metade superior. O nome da marca é claramente visível graças às letras maiúsculas em negrito.
O interior do emblema é semelhante ao das armas clássicas, embora dos elementos heráldicos haja apenas um escudo. Possui uma forma irregular, incluindo um canto agudo na parte inferior e duas cristas nas bordas. O escudo é dividido verticalmente em dois segmentos iguais: vermelho (esquerda) e azul escuro (direita). Uma fina faixa preta corre entre eles, que se funde com o contorno da mesma cor. A metade vermelha mostra o carburador gêmeo Weber, o primeiro desenvolvimento Alpina para a BMW. E à direita está o virabrequim – outro detalhe que permite o aumento da potência dos motores BMW. Aliás, o logotipo surgiu em 1967, dois anos após a fundação da empresa de tuning.
Fonte e cores do logotipo
A forma heráldica do emblema sublinha o compromisso da Alpina com a tradição. Ao mesmo tempo, as soluções de design moderno, combinadas com um efeito tridimensional, personificam o desejo pelas tecnologias do futuro. Mas as peças mostradas no outdoor nos lembram: a Alpina não é uma montadora independente. A empresa está empenhada em melhorar o desempenho dos carros BMW e comercializá-los sob sua própria marca, substituindo o símbolo tradicional da BMW por seu próprio emblema.
A inscrição é bem visível graças às letras maiúsculas, mas a qualidade de sua legibilidade é reduzida devido à desproporção: os caracteres são alongados horizontalmente e alinhados em forma de arco. A situação é melhorada pelo fato de que os designers usaram uma fonte sem serifa. A propósito, a largura das linhas na palavra coincide aproximadamente com a espessura dos anéis prateados que circundam a moldura do emblema.
Em alguns casos, a prata pode ser substituída por branco para facilitar a impressão. A paleta também inclui outras cores: preto clássico (na parte superior – com um gradiente de preto para cinza), vermelho e azul. Os dois últimos são apresentados em tons bastante escuros e dividem o escudo em partes iguais. Pelo fato de essas cores serem utilizadas na estrutura heráldica, elas podem ter um significado oculto associado ao local de fabricação dos automóveis.
O que significa o logotipo da Alpina?
Os principais elementos do logotipo da Alpina são o virabrequim e as entradas de ar de tubo duplo do carburador Weber. O primeiro detalhe está localizado no lado direito do escudo redondo. Ajuda a aumentar a potência do motor. O segundo componente está à esquerda. Ele reflete o passado histórico da Alpina, porque foi o primeiro desenvolvimento para a modificação da BMW.
Qual é a fonte do logotipo da Alpina?
O logotipo da Alpina usa um tipo de letra sans-serif em negrito não identificável. Muito provavelmente, os designers criaram um conjunto personalizado de glifos para enfatizar a singularidade da empresa automobilística. As letras são achatadas e alongadas horizontalmente.