Acura é uma marca da empresa japonesa Honda. Sob ela são produzidos carros de luxo, que podem competir com Infiniti, Lexus e Buick. A inauguração dessa unidade foi promissora, mas na década de 1990. a demanda por seus carros caiu. O fabricante teve que expandir sua linha para incluir muitos SUVs e sedans de luxo com desempenho de ponta. Os principais mercados são México, Canadá, EUA, Kuwait e a maior parte da China.
Significado e história
O que é Acura?
É uma marca premium da empresa japonesa Honda Motor Co. Seus carros se tornaram um competidor digno de carros europeus de prestígio no mercado dos Estados Unidos. Acura é uma divisão da Honda, mas opera de forma isolada.
O grande nome da marca é mérito exclusivo do estúdio NameLab, que esteve diretamente envolvido na criação da palavra “Acura”. Nomeadores experientes usavam o morfema latino “acu” (de “precisão”), que significa “preciso” ou “preciso” no idioma original. A segunda parte (“ra”) não faz sentido – apenas simplifica a pronúncia e torna o nome memorável. O estúdio de naming partiu da semântica da palavra e foi capaz de usá-la para expressar a essência da empresa automobilística. Afinal, como você sabe, Acura é realmente famoso por sua abordagem precisa e exata para a produção. Portanto, este é um truque de marketing inteligente projetado para atrair clientes.
O Acura foi criado em 1986 para consumidores que careciam de status e sofisticação nos produtos Honda. Seus primeiros modelos, o Integra e o Legend, tiveram grande demanda: em apenas um ano, os motoristas compraram mais de cem mil carros. Carros com o logotipo Acura chegaram ao topo, apesar dos preços altos. Devido à popularidade ensurdecedora, a empresa decidiu adicionar um símbolo gráfico à sua marca nominativa. O emblema, aludindo a uma ligação com a Honda, começou a ser usado em 1990. Ele foi projetado para SUVs e sedans e apareceu em várias opções de cores com predominância de tons prata monocromáticos.
1986 – 1989
Ao registrar a marca Acura, a Honda encontrou uma forma de personalizar a nova divisão. Para isso, os designers desenvolveram um logotipo com as palavras “ACURA”, que adornava carros de luxo. A tipografia foi baseada em uma fonte estilizada sem serifa e arredondada. Para a palavra, foram usadas letras maiúsculas em negrito com um grande número de cantos. A distância entre os símbolos era mínima, mas suficiente para que o nome da marca fosse facilmente lido.
1989 – presente
Em 1990, o exótico carro esportivo NSX foi lançado. E pouco antes disso, a empresa adquiriu um novo símbolo que complementava sua marca nominativa. A logomarca atual é composta por uma letra “A” estilizada semelhante a “H” maiúsculo, que evidencia o vínculo inextricável entre a montadora Honda e sua subsidiária Acura.
A figura em forma de A lembra um compasso de calibre em sua forma, ou melhor, uma esponja com uma barra fixa para medidas internas. Isso não é por acaso, pois essa ferramenta está associada à precisão e auxilia os engenheiros em seu trabalho. “A” está dentro do quadrado arredondado não proporcional e toca suas bordas em quatro pontos (dois na parte superior e dois na parte inferior). O nome da marca está escrito na parte inferior. A fonte permaneceu a mesma – os designers decidiram não alterá-la para associar o novo símbolo à marca nominativa antiga.
Vale destacar que após a primeira apresentação do emblema Soichiro, a Honda ficou descontente com o resultado. Durante o desenvolvimento da versão inicial, ninguém o consultou, mas o criador e proprietário da Honda realmente queria fazer a letra “A” parecer um “H”. Não houve tal semelhança devido à falta de uma pequena barra horizontal. Os especialistas tiveram que refazer o design e adicionar a linha que faltava. Todos os emblemas com o design “errado” feitos naquela época foram eliminados.
Fonte e cores do logotipo
O nome da marca Acura tem pelo menos três significados. Em primeiro lugar, é “A” – a primeira letra do nome de uma marca de automóveis. Em segundo lugar, o símbolo estilizado é muito semelhante ao “H” maiúsculo que inicia a palavra Honda. Os desenvolvedores observaram especificamente esse recurso para enfatizar a conexão entre as duas empresas. E de acordo com a explicação oficial, o logotipo representa a parte de medição do paquímetro. Nesse caso, ele simboliza a alta qualidade dos carros e utilitários esportivos de luxo. Alguns entusiastas de automóveis acreditam que a figura de duas peças é como setas de compasso que apontam para o caminho certo.
A fonte usada para “ACURA” é semelhante ao NSX ou NSX 2.6. Eles foram projetados por Bill Pierce com base na tipografia da marca automotiva. Curiosamente, o “a” minúsculo no NSX 2.6 é idêntico ao emblema Acura acima do nome da empresa.
Além de uma fonte exclusiva e reconhecível, a cor desempenha um papel importante no logotipo. O preto simboliza força, sofisticação e elegância, o branco – pureza e confiança. E na cultura japonesa, o branco é a cor da perfeição e integridade. Nos carros, o emblema é totalmente prateado para mostrar a textura do metal.
O que significa o logotipo da Acura?
O emblema Acura apresenta um 'A' maiúsculo estilizado como um compasso de calibre. Este instrumento de medição está associado ao nome da marca porque o prefixo 'acu' é usado para denotar precisão. O símbolo é colocado em um anel e complementado com a palavra 'ACURA'.
Acura é propriedade da Honda?
A marca de luxo Acura foi criada como uma divisão da Honda Motor Company, Ltd.
Acura é um carro de luxo?
Sim, os carros desta marca pertencem realmente à classe premium. Como qualquer outro veículo neste segmento, eles se distinguem por seu alto desempenho, design luxuoso e maior nível de conforto.
Como Acura conseguiu seu logotipo?
O logotipo atual da Acura foi projetado pouco antes do lançamento do exótico carro esportivo NSX. Sua criação demorou um pouco mais do que o planejado, pois o dono da Honda não gostou da versão original e teve que refazê-la.