Abarth é uma marca italiana de carros esportivos e de estrada e uma unidade de produção agora totalmente propriedade da Stellantis. A época de seu aparecimento é 1949 anos. A sede está localizada na cidade de Torino (Itália). O fundador é Carlo Abarth, que deu nome próprio à marca.
Significado e história
O que é Abarth?
Abarth & C.S.p.A. – uma empresa com o nome de Carlo Abarth e criada em 1949 para corridas. Agora produz carros esportivos e de estrada, sendo uma das divisões da FCA Italy S.p.A. Seu principal proprietário é Stellantis N.V. Corporation. da Holanda. A sede está localizada na cidade italiana de Turim.
Quando, em 1947, Carlo Abarth, diretor esportivo da equipe de corrida da fábrica de Cisitalia, percebeu que a empresa estava prestes a entrar em colapso, ficou seriamente preocupado com seu destino futuro. Em 1948 a empresa fechou e seu fundador Piero Dusio mudou-se para a Argentina. Então, Carlo garantiu o apoio financeiro de Armando Scagliarini e transferiu todos os ativos da fábrica em ruínas para si mesmo. Como resultado, na primavera de 1949, uma nova estrutura surgiu em sua base – Abarth & C. Sua localização era a cidade de Bolonha, mas com o tempo a sede foi transferida para Turim (em 1951).
Após a liquidação da Cisitalia, a marca recebeu uma série de 204 carros esportivos, um único carro D46 e vários acessórios. Todos os veículos foram renomeados imediatamente e correram com um nome diferente. A maioria dos modelos mais recentes foram anunciados para as corridas. Nelas participaram cavaleiros famosos: Guido Scagliarini, Franco Cortese, Piero Taruffi, Tazio Nuvolari. O último deles venceu a Copa Palermo-Monte Pellegrino no Abarth 204 A em abril de 1950.
Para além das corridas, a empresa dedicava-se à produção e comercialização de peças e acessórios automóveis para a Cisitalia, Lancia, Simca e Fiat. Após a mudança de sua sede para Torino, a Abarth fez parceria com a Fiat para criar a linha Abarth 1500 Biposto de seus veículos. Na década de 1960, a empresa obteve grande sucesso com seus carros esportivos na classe 850-2000 cc. Seus principais concorrentes eram Porsche e Ferrari.
Como a empresa se especializou na montagem de carros de corrida, deu grande atenção à imagem deles. Desde o início, um formidável escorpião estava presente no capô, que se exibia contra um fundo vermelho e amarelo brilhante. Esse símbolo não se refere a um artrópode real, mas ao zodíaco – o signo sob o qual Carlo Abarth nasceu. Ao longo dos anos de existência da marca, o emblema nunca mudou. Todos os logotipos têm apenas pequenos ajustes fora do conceito básico.
1949 – 1954
A versão de estreia do logotipo continha uma única imagem de um escorpião. Era o mais próximo possível de uma imagem realista e continha muitos detalhes fisiológicos. A estrutura precisa das pequenas patas laterais, os entalhes nas pinças, o número de segmentos na cauda – tudo foi cuidadosamente traçado. Era preciso intimidar os rivais, como convém às equipes esportivas. A paleta de cores era restrita – preto e vários tons de cinza. O logotipo também era vermelho: destacava o nome da empresa e sua localização. A inscrição estava embaixo da foto. Além disso, o autor do emblema era o próprio Carlo Abarth, que era um designer de automóveis.
1954 – 1961
Para aprofundar a explosão emocional e enfatizar o espírito competitivo da marca, o desenvolvedor colocou o escorpião em um escudo encaracolado com uma cor brilhante. Amarelo e vermelho deram adrenalina suficiente, cobrando alguns de excitação, outros de medo. As zonas multicoloridas foram divididas por uma linha diagonal, e um símbolo de artrópode foi localizado em seu fundo. Ao mesmo tempo, o escudo parecia uma divisa, já que o nome da empresa foi transferido para um campo separado e localizado em um arco. Na parte externa, o logotipo apresentava contorno duplo com linhas azuis e amarelas.
1961 – 1969
Após o sucesso dos carros esportivos, o dono da empresa decidiu adicionar originalidade ao emblema, abandonando o detalhamento escorpião. Para fazer isso, ele pintou o fundo com o nome da marca do carro de azul, e o designer fez as próprias letras amarelas. Outra mudança afetou a estilística artística da imagem – a agressão e o detalhamento saíram, dando lugar ao esquemático e à abstração. O artista afinou as patas laterais, reduziu o número de segmentos da cauda e aumentou as pinças. Na borda da divisa, ele pintou uma borda azul escura, e no corpo do escorpião – destaques brancos.
1969 – 2007
Não havia azul no emblema daqueles anos: foi substituído por roxo e preto. O primeiro serviu de pano de fundo para o nome da marca, o segundo foi um escorpião. As letras ficaram grandes e brancas. Estava separado do espaço principal por uma linha vermelha ondulada. O amarelo ganhou um tom pastel. Os processos laterais do artrópode foram completamente encurtados. Amarelo apareceu ao longo da borda escura. Escorpião foi retratado no estilo cubista.
2007 – presente
Os designers impregnaram a versão atual do logotipo com o espírito do patriotismo, para o qual usaram as cores da bandeira italiana. Como resultado, a linha divisória entre a marca e o escorpião agora é verde, branco e vermelho. Além disso, eles alargaram a divisa, de modo que obteve a maior semelhança com o escudo. Os desenvolvedores nivelaram o campo superior com a palavra “Abarth” e deram à própria inscrição uma forma arqueada. Por causa disso, as letras ficaram diferentes em altura: as centrais são longas, as laterais são curtas. A orla do logotipo é feita sob a moldura de metal com sombras e destaques. Os autores colocaram o escorpião exatamente na faixa diagonal, dividindo-o visualmente em duas partes. A cabeça e as garras estão na zona amarela, o corpo, as pernas e a cauda na vermelha.
Fonte e cores do logotipo
No início da reorganização da marca Cisitalia em Abarth, seu novo proprietário escolheu a imagem do escorpião para o logotipo – seu signo do zodíaco. Desde então, o artrópode sempre esteve presente na identidade: apenas muda seu estilo de desenho.
A inscrição é feita em fonte próxima ao Microgramma D Bold Extended. Os autores desta fonte são Aldo Novarese & Alessandro Butti. A versão gratuita mais próxima é a Grammara Normal Font, criada pelo designer Thomas E. Harvey.
O esquema de cores do logotipo é padrão e consiste em vermelho, amarelo, branco e preto. Pontos azuis, roxos e verdes foram adicionados a eles.
Porque é que o logótipo Abarth é um escorpião?
Carlo Abarth, que fundou a Abarth & C. em 1949, nasceu sob a constelação de Escorpião (15/11/1098). Assim, o logotipo apresenta seu signo do zodíaco. É um símbolo de altas energias, liderança, destemor e invencibilidade.
O que é o logótipo Abarth?
O logótipo Abarth é um escudo heráldico pintado com as cores da bandeira italiana. No centro está um escorpião preto delineado em linhas prateadas. Sua cabeça e garras são cortadas do corpo por uma longa faixa diagonal que divide o escudo em duas partes: amarela e vermelha. Um pouco mais acima está uma linha de três blocos de verde, branco e vermelho, e acima dela está o nome da empresa.