Yapı Kredi sempre foi um líder em tudo. Este é o primeiro banco privado na Turquia, o primeiro a lançar contas de poupança lucrativas, fornecer computadores aos seus escritórios, lançar seu próprio aplicativo online e expandir sua gama de serviços para empréstimos de automóveis e serviços bancários por telefone. Foi fundada em 1944 pelo empresário Kazım Taşkent e na década de 1980. tornou-se parte da Çukurova Holding. Em 2006, Yapı Kredi fundiu-se com Koçbank como uma nova empresa controladora, Koç Holding.
Significado e história
O Banco Yapı Kredi ganhou um nome honesto para si mesmo, porque foi ele quem primeiro apresentou os cartões de crédito aos residentes da Turquia. Diante desse fato, os líderes do grupo Koç decidiram manter seu lendário nome como parte importante e reconhecível da marca. Em vez disso, eles mudaram radicalmente o estilo corporativo, o que causou uma tempestade de ressentimento entre os clientes regulares.
1944 – 2006
A figura da cegonha é usada no logotipo Yapı Kredi desde 1944. A escolha do logotipo para a instituição financeira foi influenciada pelos resultados de um estudo realizado na Anatólia. Conforme mostrado por uma pesquisa com residentes da parte asiática da Turquia, as pessoas queriam ver esse pássaro de patas compridas como o mascote principal do banco.
A cegonha é um símbolo de toda a era Yapı Kredi. Anteriormente, era representado em um estilo realista e o motivo mais comum era a construção do ninho. E só em 1977 o desenho ganhou um ar moderno. O design aprimorado estava mais perto da abstração: o pássaro parecia uma figura complexa de listras vermelhas. Uma linha saliente para cima marcava a cabeça, mais três – a asa, e o pequeno triângulo na parte inferior era a cauda.
O elemento gráfico foi cercado por inscrições em todos os lados. À esquerda estava a primeira palavra do nome do banco, à direita a segunda. O slogan “hizmette sınır yoktur” ocupou a linha de fundo. A frase foi escrita com as letras do alfabeto turco e está entre aspas. Ela enfatizou a responsabilidade de Yapı Kredi para com o país.
2006 – presente
No final de setembro de 2005, a Koç Holding adquiriu mais da metade das ações de Yapı Kredi e as transferiu para o Koçbank. Desde então, os logotipos das duas organizações começaram a aparecer juntos em anúncios na televisão. O processo de fusão foi concluído em 2006. Como resultado, o Koçbank perdeu seu nome, mas manteve o antigo símbolo na forma de uma cabeça de carneiro com chifres retorcidos.
Assim, a icônica cegonha “se aposentou”. Seu lugar foi ocupado por um emblema completamente diferente, que agora é representado em cinza. O estilo das letras também foi alterado: os designers tomaram a fonte do logotipo Koç como base. Eles também combinaram o nome Yapı Kredi, removendo o espaço entre as duas palavras, e mudaram a caixa para que todas as letras, exceto “Y” e “K” fossem minúsculas.
Fonte e cores do logotipo
A cegonha, mascote do banco há 62 anos, simbolizava o lar e a família. Essas questões preocuparam Kazım Taşkent, cujo filho mais velho morreu tragicamente. Ele queria que Yapı Kredi ajudasse cada cidadão turco a adquirir sua própria moradia. E o pássaro que traz os filhos deveria ser um prenúncio da felicidade da família.
A figura da cegonha no logotipo significa desenvolvimento e aninhamento. Por sua vez, a cabeça do carneiro era desprovida de dinâmica. Ela sempre expressou os valores da cultura corporativa e simbolizou apenas uma coisa: a força da Koç Holding. A cabeça com chifres agora conecta Yapı Kredi com a empresa-mãe em um nível de identidade visual.
Após o redesenho, não só o desenho mudou, mas também o estilo das letras. A unificação das palavras “YapıKredi”, o uso de letras minúsculas em vez de maiúsculas e o desaparecimento do slogan tornaram o logotipo o mais próximo possível da marca Koçbank. A nova fonte é uma reminiscência da Balboa Bold, lançada em 2001 pela Parkinson Type Design. Combina elementos de grotescos antigos e modernos. Seus predecessores foram ATF Headline Gothic, Banner e Newsweek # 9.
A cabeça branca do carneiro é circundada por um contorno cinza claro (# C5C4C9). Assim, ela é contrastada com a cegonha vermelha como um símbolo de alto status. As letras permanecem azuis, mas a tonalidade mudou. Anteriormente, essa cor era mais próxima do Azul (pigmento) (# 2E3092) e agora é muito mais escura (# 174984).