A Yale University é uma universidade particular pertencente à Ivy League. É um dos mais antigos dos Estados Unidos desde que foi inaugurado em 1701 pela Colônia de Connecticut. A princípio, a instituição de ensino recebeu o status de Colegiado. Em 1718, foi renomeado para Yale College. Agora é a maior instituição educacional, consistindo de 14 departamentos, incluindo 12 escolas profissionais, uma escola secundária de artes e um bacharelado. Ela também tem seu próprio clube esportivo chamado Yale Bulldogs. A universidade está localizada em New Haven, Connecticut. Muitas personalidades proeminentes surgiram de suas paredes, incluindo 5 presidentes dos Estados Unidos.
Significado e história
Esta instituição de ensino superior originou-se do An Act for Liberty para Erigir uma Escola Colegiada, aprovado pelo Tribunal Geral da Colônia de Connecticut. Isso aconteceu em outubro de 1701 com o objetivo de treinar o clero e a liderança secular do estado. Os fundadores incluíam um grande número de pessoas, incluindo Samuel Andrew, Samuel Mather, Israel Chauncy, Thomas Buckingham e muitos outros. O grupo era liderado por James Pierpont.
O instituto foi inicialmente sediado na casa do primeiro presidente da Universidade de Yale, Abraham Pierson. Ele morava na cidade de Killingworth (agora – Clinton). Em seguida, a instituição educacional foi transferida para Saybrook e, mais tarde, para Wethersfield. Em New Haven, no estado de Connecticut, esta instituição educacional apareceu em 1716.
Para se instalar adequadamente em um novo local, o padre Cotton Mather, por insistência da liderança (o reitor da universidade Samuel Andrew ou o governador da colônia Gurdon Saltonstall), dirigiu-se ao bem-sucedido empresário de Boston Elihu Yale com um pedido de ajuda na construção do novo edifício. Ele, por sua vez, forneceu-lhes 9 fardos de mercadorias, que posteriormente foram vendidos por 560 libras esterlinas, o que possibilitou a construção do prédio principal. Ao mesmo tempo, Cotton Mather propôs nomear a universidade em homenagem ao patrocinador – Yale College.
O brasão da Universidade de Yale é formado por três componentes principais de imensa importância para a instituição. O livro aberto não é apenas um símbolo de iluminação. Alguns pesquisadores veem nela uma imagem associada à teologia e ao clero da igreja que fundou a universidade. Eles presumem que é uma Bíblia aberta em uma página com uma mensagem importante para a posteridade. A inscrição está em hebraico.
O fundo do livro branco e amarelo é um escudo azul escuro com o formato correto: um topo uniforme, um fundo estreito. Ao longo da borda, é contornado por uma faixa preta que percorre todo o contorno. Abaixo está uma fita com pontas bifurcadas e uma frase em latim “Lux et Veritas”. Este é o lema da universidade. Em ambos os lados do livro, existem cordas que foram usadas para selar as edições em papel.
O emblema moderno da Universidade de Yale contém parte de seu nome – a primeira palavra. É feito com caracteres clássicos impressos – linhas retas, com serifas em miniatura. Mas “A” é diferente da versão usual. A sua parte central não é completamente redonda, mas ligeiramente cortada na diagonal. “E” tem um fundo excessivamente grande e um topo desproporcionalmente pequeno. A inscrição é feita pela combinação de uma letra maiúscula e três letras minúsculas.
Logotipo da Yale Bulldogs
A universidade possui um clube desportivo próprio, cujos representantes competem em diversos programas interuniversitários. Eles fazem parte da NCAA Division I, Ivy League, ECAC Hockey, NEISA. Os mais famosos são os times de futebol e hóquei no gelo, considerados entre os mais antigos do sistema universitário. O clube joga na Yale Bowl Arena e tem uma história interessante de logotipos.
1901 – 1972
A história dos logotipos do departamento de esportes, de propriedade da Universidade de Yale, começou com o sinal “Y”. É muito simbólico para a universidade, pois denota vários conceitos ao mesmo tempo: a localização da instituição de ensino superior, bem como seu nome, que foi transferido para as equipes universitárias. Para mostrar sua unidade, decidiu-se fazer da letra inicial um emblema independente. É grande, azul, complementado por serifas retangulares.
1930 – 1942
Os emblemas dos esportes não têm nada a ver com os símbolos universitários. Eles contêm imagens completamente diferentes. A versão de estreia apresenta a cabeça de um bulldog com um capacete de couro de jogador de futebol. O desenho é executado em sinuosas linhas azuis e é definido contra um fundo branco. O olhar do cão parece estar cravado em algum objeto, que segue de perto, inclinando levemente a cabeça. O design é semelhante a uma linha, então o bulldog parece emergir do espaço negativo.
1960 – 1972
O clube escolheu um desenho realista de um cachorro como logotipo. O bulldog é retratado em quatro patas e com o focinho levantado de forma arrogante. Seu olhar é formidável, presas assustadoramente projetadas de seu lábio inferior, sua testa está enrugada e suas orelhas estão projetadas para frente. O animal está usando uma coleira preta com grandes pontas.
1972 – 1995
Nesse período, foi utilizado o logotipo antropomórfico do cão. Ela fica em pé, cruzando as pernas e apoiando os cotovelos em um grande “Y”. Os olhos do buldogue são grandes e negros e o olhar é atento. O animal está vestindo um suéter com o nome da universidade. A letra grande na qual o cão está apoiado tem duas listras nas bordas – preto e branco.
1995 – 1997
Como resultado do redesenho, o logotipo recebeu uma interpretação completamente diferente – séria, elegante e agressiva. Para fazer isso, os desenvolvedores viraram a cabeça do cachorro de perfil e o colocaram no centro do círculo em um ponto azul claro. É seguido por um círculo maior – um tom escuro. Em seguida vem uma faixa larga com o nome do departamento de esportes: na parte superior está a palavra “Yale”, na parte inferior – “Bulldogs”. Ambas as inscrições são datilografadas em um grotesco fino. As letras são brancas, com espaço mínimo entre caracteres. Ao longo da borda do emblema há um anel azul escuro que substitui a moldura. Mas o elemento mais interessante da identidade visual são as 15 listras. Eles sobrepõem todas as camadas e adicionam dinâmica ao logotipo.
1997 – 2019
A versão atual é abstrata: contém apenas o “Y” maiúsculo e a cabeça do buldogue, localizada lateralmente. Ele olha para a direita e parece muito ameaçador. Além disso, os designers voltaram ao estilo de desenho tipo traço, de modo que o cachorro novamente parece emergir do espaço negativo. Seu pano de fundo é a primeira letra do nome Universidade de Yale. O autor desta versão é o artista gráfico Jeffrey Russo.
2019 – presente
A versão atual do logotipo é uma reencarnação do emblema de estreia. Na verdade, esta é a sua versão melhorada, já que uma borda dupla foi adicionada à letra existente: branco (linha interna) e azul escuro (quadro externo).
Fonte e cores do logotipo
A identidade da universidade mais antiga dos Estados Unidos contém elementos icônicos que refletem a história de sua origem. Mas os símbolos esportivos são mais modernos e não têm nada a ver com imagens lendárias. É dominado pelo bulldog, que surgiu graças ao nome do departamento de esportes Yale Bulldogs. O último logotipo foi apelidado de Y-Dog.
A fonte original é chamada Yale. Foi desenhado por Matthew Carter, um professor de arte, usando a fonte mais antiga chamada De Aetna. Seu autor é Francesco Griffo, que criou a fonte em 1495. Em 2014, a universidade renovou completamente sua tipografia quando a Carter & Cone introduziu um conjunto atualizado de fontes Yale no padrão OpenType. Este formato substituiu o desatualizado PostScript Type 1. Agora, a família de fontes da universidade consiste em quase 30 variantes.
Além disso, a escola tem sua própria cor – Azul Yale. Está disponível em duas tonalidades: spot e tríade. Introduzido no final de 1800, agora é encontrado em todos os signos de identidade. Normalmente, um logotipo combina azul com branco. Alguns emblemas e brasões também usam preto e amarelo.