A UGR ou Universidad de Granada é uma das mais antigas instituições de ensino superior da Espanha. Foi criado por ordem do Papa Clemente VII. Apareceu oficialmente no ano de 1531, mas suas raízes são muito mais profundas, pois se baseia em uma madrasah, aberta em 1349. Hoje, possui 21 departamentos (incluindo 17 faculdades), onde estudam 88 mil alunos. Os campi estão localizados em Granada, Ceuta e Melilla.
Significado e história
O emblema do rei da Espanha Juan Carlos de Borbon, que é deixado para uso eterno, é usado no logotipo da universidade. Apesar dos elementos existentes, o sinal heráldico não era estático e mudava o tempo todo. Nele, novas figuras apareciam periodicamente e antigas desapareciam. Agora, existem detalhes associados ao ex-governante, bem como nuances significativas para a universidade.
O emblema tem um escudo dividido em vários setores, que representam suas próprias interpretações – leões, fragmentos de bandeiras, fortalezas de castelos, cruzes. Em geral, consiste em quatro partes, que mostram os símbolos de Castela e Leão, Aragão e Dos Sicília, Áustria e Brabante Antiga e Nova Borgonha.
O atributo cavalheiresco está no fundo de um pássaro de duas cabeças com asas estendidas. Presumivelmente, essa é uma águia – um sinal do mais alto poder estatal. Acima, uma coroa vermelha com detalhes dourados e uma cruz enorme. Abaixo está o lendário sinal de Gideon – o colar da Ordem do Tosão de Ouro, chegando ao meio. Na parte central, há um brasão em miniatura do fundador da instituição educacional.
Em uma das primeiras variantes do emblema, há também duas colunas de cor bege claro com as inscrições “PLUS” e “ULTRA”. Na versão moderna, os pilares são substituídos por linhas onduladas improvisadas com o mesmo lema. As palavras estão localizadas à direita e à esquerda da águia. Por isso, parece que o pássaro está em colunas cortadas, como um guarda de ordem superior.
Todos os elementos são cercados por um quadro de contorno duplo – como se fosse um grande carimbo redondo. A inscrição “UNIVERSITAS GRANATENSIS 1531” corre ao longo de uma borda larga. Mas isso é apenas no logotipo original. Na versão atual, não há linha de afiação – a frase apenas envolve o brasão e a águia de duas cabeças com uma coroa.
Fonte e cores do logotipo
Além do letreiro gráfico baseado em heráldica pessoal e adições gratuitas, o simbolismo oficial é o próprio nome da universidade – Universidad de Granada. Além disso, a terceira palavra ocupa mais espaço que a primeira. Isso é feito intencionalmente para destacar a cidade em que a instituição de ensino superior está localizada.
A proporcionalidade do logotipo é garantida pela ortografia e tamanho originais da letra “N”. Fonte – Minion Pro. É representado por letras minúsculas e é usado em duas variações: Média e Regular. O primeiro é a palavra “Universidad de”, o segundo é “Granada”. Essa diferença na escrita compensa a mudança de nível em diferentes partes do texto e forma um estilo único.
O esquema de cores do emblema consiste em escarlate, dourado, azul (nos elementos do escudo e na coroa) e preto e branco (na águia de duas cabeças e na inscrição). Mas o principal é o vermelho – a cor corporativa da universidade.