Vlone é uma marca de moda fundada em 2011 por Kamoni Chandler e seu colega Jabari Shelton (também conhecido como ASAP Bari) do grupo de hip-hop ASAP Mob de Nova York. Mais tarde, após uma altercação e um escândalo de estupro, Chandler deixou o conselho da empresa e o próprio ASAP Bari chefiou a marca. Jabari Shelton é especialista principalmente em streetwear jovem e, além da música, também está envolvida em empreendedorismo e design de moda.
Significado e história
Após a saída de Kamoni Chandler, o hip-hopper Jabari Shelton assumiu como o fundador da grife. Além disso, ele convidou Edison Chen da equipe CLOT como seus assistentes, a quem confiou o desenvolvimento do design. Em uma entrevista para a empresa de mídia Mass Appeal, de Nova York, o proprietário da marca disse que aprendeu a experiência com os acessórios da loja enquanto morava no Harlem. Em seguida, eles, junto com amigos, mediram, apalparam os tecidos e até roubaram roupas.
A estreia da Vlone aconteceu em 2014, quando a empresa apresentou pela primeira vez a sua coleção. Em 2017, estabeleceu uma relação de colaboração com a Nike e ao mesmo tempo participou do desfile de Paris na Fashion Week. A marca de moda já colabora com marcas e designers renomados (desde 2020) para oferecer produtos para alguns dos músicos de hoje, incluindo The Weeknd, NBA Youngboy e Juice WRLD. Eles não usam apenas itens de marca com um sinal original – eles os promovem usando o marketing visual.
Portanto, um logotipo simples e com estilo é bem conhecido hoje. É usado como uma impressão em camisolas, t-shirts, jaquetas, casacos, blazers, camisolas, sapatos e chapéus de marca. E suas vendas começaram com uma ligação. No início de março de 2014, uma das lideranças da banda fez um discurso motivacional aos fãs, vestida com roupas com o cobiçado “V” no peito. A principal mensagem do discurso foi “Suas regras serão amanhã”. Depois disso, ele distribuiu camisetas novas para a multidão. E no dia seguinte, a marca lançou uma venda online de sua coleção de estreia.
O logotipo da empresa reflete seu conceito-chave: “Viva sozinho e morra sozinho”. Isso enfatiza a palavra “Alone”, porque como pretendido pelos desenvolvedores, “V” nada mais é do que um “A” invertido. Isso reflete a solidão. Na segunda coleção, lançada em janeiro de 2016, os designers representaram o emblema não no peito, mas nas costas, já que a inscrição “Amigos–” o substituiu na frente. Menos neste caso significa “perda”, “perda”, “diminuição”, o que também se encaixa na ideia do logotipo Vlone. Ela ressalta: isso é um estilo de vida, não apenas streetwear. Porque, como afirma o fundador da marca, tudo o que ganhamos neste mundo, acabamos perdendo. Ou seja, por meio do logotipo ASAP, Bari expressou sua posição de vida pessoal.
Fonte e cores do logotipo
Para uma identidade individual, o cantor escolheu uma fonte do tipo stencil, em que o traço direito é mais curto que o esquerdo. Ambas as partes são separadas por um pequeno espaço e não se conectam. Existem serifas no topo das listras em forma de V. No lado direito, é visível muito mais claramente do que no esquerdo, uma vez que a perna é mais larga. As bordas da carta são desiguais, salientes, como se fossem especialmente envelhecidas.
A palheta de assinatura é simples e monossilábica, porque não há variedade de cores nela. Apenas o laranja predomina. Mas não é tangerina brilhante, e sim como se estivesse coberta de pátina – empoeirada, clara para combinar com o estilo da roupa.