A Visa é uma empresa americana que fornece serviços de pagamento. Apareceu em 1958, quando o conglomerado financeiro Bank of America começou a emitir cartões BankAmericard e estabeleceu a BankAmericard Service Corporation. Um pouco mais tarde, o sistema foi renomeado, escolhendo o nome universal Visa.
Significado e História
O que é Visa?
Visa é o nome do sistema internacional de pagamentos e da corporação americana envolvida nos serviços financeiros que o possui. Com sua ajuda, o dinheiro é transferido ao redor do mundo. Segundo especialistas, hoje é uma das empresas mais caras. Foi lançado em 1958 como o projeto de cartão de crédito do Bank of America, tornando-se gradualmente um representante independente do mercado bancário.
A identidade visual da marca não mudou muito nos últimos 40 anos. O logotipo com a inscrição “Visa” apareceu pela primeira vez em meados da década de 1970. e sofreu algumas pequenas reformulações. Antes disso, um nome de marca semelhante era usado, mas com a frase “BankAmericard”.
1958 – 1976
O primeiro emblema parecia um cartão retangular de plástico com cantos arredondados. Sua parte superior era azul escuro, o meio era branco e o fundo era laranja. No centro estava a inscrição “BankAmericard”, feita em negrito sem serifa. Todas as letras são maiúsculas, mas “B” e “A” são mais altas que as demais.
1976 – 1992
Para tornar a marca multinacional, os proprietários renomearam o sistema financeiro. Foi assim que a Visa apareceu – uma das marcas mais bem-sucedidas do mundo. A mudança de nome permitiu aumentar o alcance do público-alvo, porque a conexão geográfica com a América desapareceu. E também se tornou uma ocasião para atualizar o logotipo.
Os designers seguiram um padrão familiar: eles simplesmente substituíram o BankAmericard pelo Visa, preservando as proporções e cores antigas. A palavra está escrita em itálico, com ênfase na inclinação “V”. Cartas têm serifas.
1992 – 2000
Em 1992, a paleta se iluminou. Os cantos arredondados da moldura externa ficaram retos e o contorno ficou largo e azul. Esta versão do logotipo ainda é encontrada em alguns comerciais.
2000 – 2006
No final do século 20, os desenvolvedores aumentaram o espaçamento das letras e reduziram ligeiramente a inclinação em “V”. Além disso, eles mudaram de azul para ciano e de laranja para amarelo.
2006 – 2014
Apesar do sucesso global, os gerentes decidiram revitalizar a marca. Pareceu-lhes ilógico que a empresa prestasse uma enorme quantidade de serviços financeiros e apenas um cartão de crédito fosse exibido em seu logotipo. Em novembro de 2003, especialistas começaram a desenvolver uma nova marca registrada. Quase não é diferente das versões anteriores: na verdade, é a mesma inscrição “Visa”, mas sem elementos retangulares e uma moldura externa.
A fonte ainda está em itálico, embora a inclinação tenha diminuído. O canto saliente “V” é pintado em amarelo para enfatizar a clareza e concisão da imagem.
2014 – 2021
Em 2014, a empresa abandonou sua paleta clássica. Ela removeu a cor dourada, identificada com as colinas da Califórnia, e deixou apenas o azul – um símbolo do céu azul. Para diversificar o logotipo, os designers usaram um gradiente.
Dizem que a marca se livrou do amarelo para se aproximar das pessoas. De fato, para muitos, essa cor está associada ao ouro, o que significa luxo e prestígio inatingíveis. O sistema Visa, por sua vez, tentou disponibilizar empréstimos ao público.
2021 – presente
Em 2021, a empresa de serviços financeiros Visa revelou sua nova identidade com a ajuda da Wieden+Kennedy. Ela usou um comercial filmado por Malik Hassan Sayeed para transmitir o novo conceito aos clientes. Como resultado do rebranding, uma versão revisada da marca nominativa apareceu. Por trás disso está o estúdio internacional Mucho.
A forma, que conseguiu se tornar tradicional, não mudou. Os designers focaram apenas na cor: removeram o gradiente e fizeram todo o lettering azul brilhante, com preferência por uma tonalidade dinâmica e intensa (#2639c3). Apesar da falta de atualizações radicais, o logotipo agora é percebido de forma diferente. O fato é que a simplificação do esquema de cores melhorou a exibição da palavra “VISA” no espaço digital. A paleta também parece otimista, o que também tem um efeito positivo na marca da empresa de pagamento.
Fonte e cores do logotipo
A ênfase básica no logotipo do sistema bancário é colocada no texto, portanto, não há elementos gráficos. O único detalhe desenhado à mão é a serifa alongada em forma de cunha no lado esquerdo do “V”, que torna as letras universalmente reconhecíveis. De 2005 a 2014, foi destacado em amarelo.
O sistema Visa tem usado letras oblíquas em itálico desde o início. O emblema de estreia tinha uma fonte serifada, os outros tinham uma fonte serifada da categoria Sans Serif. A paleta do logotipo corporativo é uma combinação de azul e amarelo, mas em 2000 eles foram substituídos por azul e laranja. Após o redesenho em 2014, a financeira abandonou completamente a cor dourada, que simbolizava as colinas californianas, deixando apenas o azul escuro. Isso se deve ao desejo do sistema de se aproximar de clientes em potencial, enquanto o amarelo é associado a ouro inacessível para muitos.
O que o logotipo Visa representa?
O logotipo da Visa é uma marca nominativa em negrito, maiúscula e sem serifa. O único elemento de desenho é o alongamento em forma de cunha do V no lado esquerdo. Na versão moderna, os símbolos são elegantes, aerodinâmicos, sem serifa, embora anteriormente também estivessem presentes no emblema.
Por que a Visa mudou seu logotipo?
Visa mudou seu logotipo várias vezes. O primeiro ajuste ocorreu em 1976 - com a transição da estrutura financeira para um novo nome. Outra mudança está associada ao desaparecimento do amarelo. A gestão o abandonou em 2014 para mostrar a disponibilidade geral do sistema para toda a população do planeta, pois o amarelo estava associado ao ouro. Os designers mantiveram apenas o azul - a cor do céu, comum a todas as pessoas.