O Vanguard é um grupo financeiro americano independente com foco em fundos mútuos e ETFs. Ela também é especialista em corretagem e serviços fiduciários, anuidades variáveis e fixas, gestão de contas de poupança de ativos e treinamento, planejamento financeiro e vários outros serviços especializados. O serviço está em operação desde 1975, fundado por John C. Bogle. Ela está sediada em Malvern, Pensilvânia, com escritórios adicionais em Charlotte, Carolina do Norte e Scottsdale, Arizona. Além disso, possui centros na Europa, Ásia, Austrália e Canadá.
Significado e história
O que é Vanguard?
É uma empresa de private equity fundada em 1975 pelo magnata americano John C. Bogle. Ela está envolvida em investimentos mútuos e fundos negociados em bolsa, fornece serviços de corretagem e fiduciários, é especializada em planejamento financeiro e gestão de ativos. Ela tem um escritório principal (na cidade de Malvern) e vários escritórios subsidiários nos Estados Unidos, bem como escritórios no exterior.
Esta é a estrutura original, formada como um gesto de protesto por John C. Bogle, que foi demitido de seu antigo emprego pela fusão fracassada que supervisionou. Com experiência impressionante (anteriormente o financiador atuou como presidente do fundo de investimento da empresa gestora Wellington Management Company LLP), ele criou uma organização única.
A sua originalidade reside no facto de pertencer aos fundos que integram e, portanto, ser propriedade dos clientes. A corporação conta atualmente com 370 fundos: 180 americanos e 190 estrangeiros. O número total de investidores ultrapassou 20 milhões. Essa posição permitiu que a Vanguard se tornasse um dos maiores fundos de índice das Três Grandes da América.
E a carreira da empresa começou com o fracasso de seu fundador, que já havia servido na Wellington Management Company, onde foi admitido imediatamente após se formar na Universidade de Princeton. Após uma fusão fracassada, ele foi demitido. No entanto, o jovem não desistiu e criou sua própria organização. Como John C. Bogle apontou, se ele não tivesse falhado, ele não teria sido demitido e, se não tivesse sido demitido, não haveria o Vanguard. Agora é uma empresa tão confiante e estável que nunca mudou sua logomarca, que recebeu no início de sua carreira.
O emblema reflete a posição conceitual da estrutura financeira e está associado ao nome. E foi recebido em homenagem ao carro-chefe do HMS Vanguard, Almirante Horatio Nelson. O fundador escolheu esta opção depois que um negociante de gravuras antigas lhe deu um livro sobre as proezas navais da Grã-Bretanha, no qual este navio apareceu.
No início, todos se opuseram a essa escolha de um nome para uma organização de investimento. Mas eles concordaram após uma discussão de peso. Bogle disse que os fundos do Vanguard estarão em ordem alfabética ao lado dos fundos do Wellington. E então uma carreira realmente brilhante começou com vários projetos, associações e expansões de sucesso no país e no exterior. O fundador da empresa demitiu-se do cargo de gestão agora por vontade própria – ao atingir a idade de aposentadoria. Ele cedeu seu cargo para John J. (“Jack”) Brennan em 1999.
Fonte e cores do logotipo
A logomarca do fundo de investimentos, que leva o nome do lendário navio do navegador Nelson, retrata o navio de mesmo nome. Tem um design visualmente simplificado – sem muitos detalhes e elementos característicos. A estrutura de três mastros destaca-se grandiosamente no contexto de sinais pessoais de outras instituições financeiras. Inspira confiança, determinação e atesta a impossibilidade de afundar da empresa, a sua capacidade de se manter à tona, apesar das dificuldades. À direita está o nome do fundo, escrito em letras grandes.
Os desenvolvedores escolheram a fonte Fremont Bold da FontSite Inc. Para dar um toque de originalidade, eles o retrabalharam ligeiramente, adicionando uma junção superior entre “g” e “u”, uma inferior entre “a” e “r”, “a” e “n”. O resto dos caracteres são exatamente iguais à fonte base: serifas claras, nítidas, quase invisíveis e quebras de letras na parte inferior. Todos os caracteres são minúsculos, exceto “V” (é maiúsculo).
O esquema de cores do logotipo é monocromático para que nada desvie a atenção do foco no principal – as finanças. A paleta inclui preto (navio) e marsala (texto).
Qual é o símbolo do Vanguard?
O símbolo do Vanguard é o veleiro de três mastros de mesmo nome, que foi pilotado pelo almirante britânico Nelson. É apresentado a preto e branco para se destacar claramente ao lado do título a vermelho. O navio é desenhado com estreitas linhas pretas e dá a impressão de sofisticado e arejado, embora na verdade seja um poderoso navio de combate com excelente equipamento.
Qual é a fonte do logotipo Vanguard?
Embora haja uma fonte Vanguard, o logotipo de uma corretora financeira usa uma fonte completamente diferente para a palavra. É chamado de Fremont Bold e se tornou a base para uma inscrição levemente modificada. Possui várias características principais: cortes na zona inferior, conectados em pares de letras, linhas inacabadas (abertas), redondeza em cada personagem.
O que significa o logotipo Vanguard?
O logotipo Vanguard significa que a empresa está sempre na vanguarda do resto do seu negócio e está na vanguarda. Isso é claramente indicado por sua estrutura, que inclui o nome principal e o navio de mesmo nome, que dá nome ao banco. Este é o veleiro do navegador naval e almirante Horatio Nelson.