UNC é a abreviatura do nome completo da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Também é conhecido como Chapel Hill, Carolina do Norte, UNC-Chapel Hill ou simplesmente Carolina. A instituição de ensino superior surgiu em 1789 e foi fundada por William Richardson Davie. Agora faz parte da estrutura do Sistema UNC, sendo a instituição carro-chefe. Ele foi premiado com o nível R1 – uma universidade de doutorado com trabalho de pesquisa ativo. Sua localização é em Chapel Hill, Carolina do Norte. Possui um sistema muito extenso:
- Uma unidade elementar
- 13 escolas vocacionais
- Uma faculdade de artes e ciências
- 70 cursos educacionais
- Um clube de esportes
Significado e história
A decisão de abrir esta instituição foi tomada na Assembleia Geral da Carolina do Norte em 1789, e em 1793 a pedra fundamental foi lançada. Em qualquer caso, agora está entre as 3 universidades mais antigas dos Estados Unidos. Durante a Guerra Civil, a universidade continuou a funcionar, embora nesse período a área tenha perdido grande parte de sua população. Com isso, devido à falta de alunos, a instituição de ensino se desenvolveu lentamente. Em dezembro de 1870 foi fechado para reforma. Seu relançamento ocorreu em 1875.
Em 1931, a UNC se fundiu com a Woman’s College da University of North Carolina e a State College of Agriculture and Engineering. O resultado foi a Consolidated University of North Carolina. Mas a transição completa para a coeducação ocorreu apenas em 1963. Hoje é uma estrutura educacional muito grande não só na região, mas em todo o país. Possui mais de 550 organizações estudantis em vários campos e é o berço de muitas personalidades notáveis. A universidade também se tornou uma das fundadoras da Atlantic Coast Conference, que surgiu em 1953.
O símbolo mais lendário da Universidade da Carolina do Norte é Old Well. Esta é uma pequena rotunda construída em estilo neoclássico. É usado no emblema da instituição de ensino e é uma homenagem ao poço de onde a água alimentava toda a escola. Ele está agora (depois da expansão do campus) localizado no extremo sul do bloco norte de McCorkle Place e ergue-se entre o Velho Oeste e o Velho Leste, os edifícios mais antigos.
O selo universitário tem um aspecto clássico: uma rondelle com uma parte central rodeada por várias fiadas de anéis. No meio está um escudo com uma larga faixa diagonal que delimita o algarismo romano “LVX” e a palavra “Libertas” em maiúsculas. Eles estão localizados na parte superior e inferior. Nas laterais do escudo estão duas tochas acesas no antigo estilo grego.
Segue-se uma moldura redonda com rebordo duplo. Ele separa uma linha larga com o nome completo da universidade (“University of North Carolina”) e com uma indicação de sua localização (“Chapel Hill”). A inscrição é feita em letras maiúsculas. Todos os sinais são complementados com serifas. Várias listras de tamanhos diferentes percorrem a borda externa da impressão. Um deles é decorado com um desenho de uma cadeia de pontos brancos sobre um fundo azul. A moldura também é azul.
O emblema é uma combinação de texto e gráficos. Para tal, a instituição de ensino superior utiliza o seu nome completo e um dos principais mascotes – a rotunda do Poço Velho, que se instala por cima do poço. A estrutura arquitetônica é mostrada na íntegra – com degraus, uma cúpula e quatro colunas. Além disso, sua imagem parece emergir do espaço negativo, pois além do jogo do azul e do branco, nenhuma outra técnica é utilizada nela. A cor branca enfatiza a monumentalidade da estrutura e a localização do sol, pois parece um clarão visto do lado iluminado.
À direita está o nome da instituição de ensino, desagrupado em três linhas. No topo está a palavra “The University”, no meio – “da Carolina do Norte”, na parte inferior – “em Chapel Hill”. A linha central é a mais longa. As preposições “de” e “em” estão em itálico manuscrito, o resto das palavras estão em letras maiúsculas com serifas. Há uma barra vertical na borda entre o texto e a imagem.
Logotipos da Carolina do Norte Tar Heels
A universidade é uma das fundadoras da Atlantic Coast Conference. Tem sua própria divisão de esportes chamada Tar Heels. Tem alcançado um sucesso considerável, onde se destacam três equipas: uma masculina (basquetebol) e duas femininas (futebol e hóquei).
1900 – 1931
O primeiro logotipo contém a abreviatura “NC”, derivada do nome do estado da Carolina do Norte. Consiste em uma composição de monograma, onde as letras estão tão harmoniosamente entrelaçadas que ambas ficam em primeiro plano. Ambos “N” e “C” têm a forma de chifres de carneiro, pois não são retos, mas ligeiramente curvos.
1954 – 1967
Durante este período, a imagem de um carneiro de chifres íngremes apareceu. Ele tem um rosto inclinado em uma careta assustadora, que está localizada de frente para o rosto. Na cabeça do animal existe uma pequena tampa sem pico com a inscrição “UNC”. Os chifres largos são torcidos em várias voltas e pintados de amarelo, o cocar é azul e os olhos, sobrancelhas, franja, narinas e boca são pretos.
1968 – 1982
Após o redesenho, a cabeça do carneiro recebeu uma posição diferente: é virada de perfil. Mas a imagem desenhada do animal ainda permanecia formidável. Os desenvolvedores removeram as cores amarelo e preto, deixando apenas os contornos em azul claro. Eles também mudaram o nome da universidade para baixo, pois a inscrição no cocar era difícil de ver.
1983 – 1998
Os designers apresentaram uma ram antropomórfica de corpo inteiro no logotipo. Ele vai para a esquerda, avançando ameaçadoramente sobre seus rivais. Basicamente, a aparência permaneceu a mesma: uma expressão de raiva, um lábio levantado, olhos severos e chifres íngremes em algumas curvas. As mãos estão cerradas em punhos. O suéter azul apresenta um monograma “N” e “C” branco. Eles estão intimamente ligados. A tampa é escrita com a abreviatura da universidade – “UNC”.
1999 – 2004
O clube desportivo devolveu a antiga estrutura do emblema – com “N” e “C” sobrepostos, cujas extremidades divergem em diferentes direcções. Na verdade, esta é a versão original de 1900, apenas no centro entre as letras agora está a cabeça de um carneiro. Desta vez, ela é desenhada em um estilo realista, e não em um desenho animado, como antes. No topo do “C” está escrito “Carolina”, na parte inferior está escrito “Tar Heels”.
2005 – 2014
Durante este período, os desenvolvedores removeram texto e elementos desenhados à mão do monograma. Tudo o que resta são os contornos das letras entrelaçadas, circuladas em uma linha azul escura.
2015 – presente
O logotipo atual é uma cópia idêntica do passado, com uma ligeira diferença de cor. Tornou-se mais escuro em vários tons.
Fonte e cores do logotipo
A identidade da universidade e do seu clube desportivo é diferente: os seus símbolos não apresentam elementos semelhantes, com excepção do esquema de cores. Se na instituição de ensino é clássico e rigoroso, no departamento de esportes é inovador e lúdico.
A universidade dá recomendações detalhadas sobre o uso da fonte em vários meios de comunicação: na Internet, em cartazes, em publicidade e assim por diante. Então, ele usa ITC Franklin Gothic LT Pro, Whitney e Bembo Std. A paleta de cores de assinatura consiste em branco neutro e Azul Carolina (Hex # 4B9CD3).