A UGA é uma das universidades mais antigas dos Estados Unidos. Apareceu antes da guerra, sobreviveu à era da guerra civil e muitos outros eventos históricos. Foi criado por dois estadistas em 1785. Um deles, Lyman Hall, governador do estado da Geórgia, garantiu a alocação de terras para a construção de uma instituição educacional. O segundo é Abraham Baldwin, o fundador dos Estados Unidos, que redigiu a carta. A localização do campus foi escolhida na cidade de Atenas. Os primeiros edifícios surgiram apenas no início de 1800, antes disso a instituição educacional existia apenas no papel. É agora a maior organização com 18 faculdades e escolas. Possui complexos de museus, bibliotecas, mais de 800 organizações estudantis (incluindo o departamento de esportes do Georgia Bulldogs), cerca de 470 instalações no campus principal e dezenas de centros adicionais fora de Atenas.
Significado e história
A julgar pelos dados de arquivo incompletos, o selo e o lema da UGA foram criados em 1801 por uma pessoa – Josiah Meigs. Naquele ano, os curadores escolheram um local para a construção da universidade, e o novo presidente da escola, Josiah Meigs (o único professor em tempo parcial), passou a lecionar física sem sequer ter uma sala adequada para isso. O primeiro edifício só apareceu mais tarde – em 1802. Os alunos se formaram em 1804. Os graduados receberam diplomas com um selo que continha a inscrição “Universitas Georgiae Sigillum 1801” dentro do círculo. Havia também um velho lema em latim. Naquela época, consistia na frase “Et docere et rerum exquirere causas”. Em 1990, a palavra “servir” foi adicionada à frase, mas isso não afetou a imprensa.
O logotipo UGA não tem uma história tão longa, embora tenha passado por uma reformulação. Pode ser considerado um reflexo da tradição, porque retrata o famoso arco da Universidade da Geórgia. Exatamente o mesmo arco é apresentado na imprensa moderna e se ergue no campus.
Velho
Até 2016, o logotipo apresentava um arco preto dentro de um círculo branco com um contorno escuro. O desenho com três colunas e um arco no topo ficou quase igual ao da estampa, só que sem detalhamento. Esse elemento parecia pequeno no contexto da inscrição, que os designers colocaram na parte inferior.
Imediatamente abaixo do arco havia uma longa e larga linha de vermelho escuro. Dentro dele, centralizado, estava o número branco “1785”. Ainda mais baixo estava o nome completo da universidade, com o artigo “A” na frente. A fonte de alto contraste com serifas finas e longas era legível, mas o espaçamento estreito fazia com que algumas letras se misturassem. A frase foi sublinhada com uma fina faixa preta.
2016 – presente
Em abril de 2016, a UGA anunciou sua intenção de atualizar o logotipo, que une todos os departamentos universitários, programas acadêmicos e faculdades. O trabalho foi realizado até setembro, após o que uma nova versão do emblema com um arco foi apresentada ao público. O elemento tradicional passou a ser branco e agora se destaca pelo fundo escuro. A silhueta do arco é formada por espaço negativo dentro de um escudo retangular de base arredondada. Ele, por sua vez, é dividido em dois blocos de cores: um topo preto e um fundo vermelho. O ano de fundação da instituição de ensino está escrito na parte inferior.
À direita do ícone está a frase “UNIVERSITY OF GEORGIA” sem o artigo usual “The”. No design atual, consiste em letras maiúsculas. As palavras pretas “UNIVERSITY OF” estão acima do vermelho “GEORGIA”, que é colocado em uma linha separada.
Foca
Segundo documentos históricos, o selo com o arco e a data de fundação da universidade surgiram no final da década de 1890. Foi usado pela primeira vez nos diplomas dos alunos que se formaram em 1897. A versão moderna tem uma estrutura semelhante. Ele é baseado no Grande Selo do Estado da Geórgia, que existe desde 1799. Assim como o símbolo do estado, há um arco na parte central – a personificação da Constituição do Estado.
Três colunas refletem a divisão de poderes no número correspondente de ramos. No arco superior está a palavra “CONSTITUIÇÃO”, e nos pergaminhos presos às colunas, o lema do estado está escrito em latim. Está dividido em várias partes: “WIS” e “DOM” à esquerda, “JUSTICE” no meio, “MODER” e “ATION” à direita.
O arco se eleva em três longos degraus. Um guerreiro também está lá – segundo a lenda, uma das milícias que participaram da Guerra da Independência Americana. A espada levantada em suas mãos simboliza a prontidão para defender as leis atuais dos Estados Unidos.
No selo UGA, os elementos gráficos centrais são colocados em um anel e cercados no topo pelo lema da universidade, cunhado por Josiah Meigs em 1801. A versão original em latim ainda é usada: “ET DOCERE ET RERUM EXQUIRRE CAUSAS”. Fora do anel preto, estão escritas as palavras “SIGILLUM”, “UNIVERSITAS” e “GEORGIAE”, separadas por pontos em negrito. E na parte inferior, em vez da data de adoção da Constituição Estadual (como no símbolo estadual), está o ano de fundação da universidade – 1785.
Geórgia Bulldogs Logo
Oito buldogues da Geórgia masculinos e 11 buldogues femininos defendem a honra de sua Universidade nativa da Geórgia no nível da Divisão I da NCAA e competem na Conferência Sudeste. Juntos, eles ganharam quase 900 campeonatos da NCAA e mais de 150 campeonatos de conferências. De acordo com a EADA, em 2006 eles tiveram a maior margem de lucro de qualquer programa esportivo dos EUA. O mascote oficial, um buldogue britânico chamado Uga, foi escolhido em 1920. Na mesma época, as equipes receberam o apelido de Bulldogs.
De 1964 até os dias atuais, o capítulo usou um logotipo simples composto por apenas dois elementos: um “G” alongado e um anel vermelho. Embora a fonte da carta seja próxima da clássica, parece incomum. Sua parte interna forma um círculo aberto e a externa forma um oval. Isto é conseguido devido à espessura irregular da parte superior e inferior. Nessa interpretação, a letra apareceu nos capacetes dos jogadores no primeiro jogo da temporada 1964-1965.
O “G” no logotipo é cercado por um grande anel oval vermelho. Mas eles não se tocam – há uma lacuna branca entre eles. O fundo também é branco, o que cria um contraste vantajoso e foca nos elementos principais. Projetado pelo treinador de futebol Vince Dooley. A ideia original foi incorporada pela esposa de um dos ex-jogadores do Georgia Bulldogs.
O time de basquete masculino do time do colégio foi formado em 1891, mas o sucesso veio muito mais tarde. Sua primeira conquista significativa é considerada a participação no NCAA Final Four em 1983. A equipe feminina Lady Bulldogs teve muito mais sorte. Ela tem quatro torneios de basquete feminino da SEC e sete campeonatos da temporada regular da SEC. Além disso, ela fez trinta e três aparições no Torneio de Basquete da NCAA Women’s Division I e terminou em segundo lugar no geral.
Os jogadores venceram treze campeonatos da Conferência Sudeste e jogaram em dois campeonatos nacionais. Os jogos em casa do Georgia Bulldogs são disputados no Sanford Stadium. Os atletas agora são treinados por Kirby Smart.
Um apelido alternativo para o time de beisebol é Diamond Dawgs. O programa foi lançado em 1886, mas por cem anos conseguiu alcançar apenas resultados insignificantes. Ela fez sucesso apenas na década de 2000, quando jogou várias vezes na CWS e ganhou três campeonatos na Conferência Sudeste.
O logotipo foi criado pela Divisão de Especialistas em Marketing e Comunicação. Eles realizaram uma pesquisa entre alunos e professores, cujos resultados mostraram que todos consideram o arco e o número “1785” os símbolos mais importantes da instituição educacional. Por isso, foram incluídos no novo letreiro gráfico. Mas o artigo “O” foi considerado supérfluo por muitos, então não existe mais.
O arco é representado dentro de um escudo heráldico, com três colunas que parecem se projetar além da linha horizontal branca que separa o topo preto e o fundo vermelho. O efeito do espaço tridimensional é criado por pequenos triângulos pretos no lado direito de cada coluna. Como resultado, parece que a linha é um meio-fio e o arco está localizado na frente dela.
Fonte e cores do logotipo
Uma das fontes oficiais da universidade é a serifa Merriweather. Mas os criadores do logotipo usaram versões completamente diferentes da fonte. As letras na linha superior têm serifas retangulares, enquanto as da palavra “GEÓRGIA” são afiadas e alongadas. A fonte no primeiro caso se assemelha a TeX Gyre Schola Bold da GUST e-foundry, e no segundo se assemelha a Begum Semi Bold da Indian Type Foundry.
Um elemento igualmente importante da identidade UGA é o esquema de cores. Se a impressão for apenas preto e branco, o logotipo é mais colorido. Suas cores são chamadas Chapel Bell White (#FFFFFF), Arch Black (#000000) e Bulldog Red (#BA0C2F).