True Religion é uma marca de moda americana, cujo nome completo é True Religion Brand Jeans. Agora ela não existe, mas fazia roupas com jeans premium feitos nos Estados Unidos. A fábrica estava localizada em Vernon e sediada em Gardena (ambas na Califórnia). Os fundadores da empresa foram dois empresários – Jeff Lubell e Kym Gold. Eles a fundaram em 2002 e a fecharam em 2017 por falência. A liquidação final da empresa ocorreu em 2020, quando tentaram reanimá-la após vários anos de inatividade.
Significado e história
A marca durou pouco tempo. Embora sua inauguração oficial tenha ocorrido em 2002, o lançamento do primeiro lote de produtos começou três anos depois – em 2005. Até 2009, os produtos da empresa eram vendidos nos cinco continentes: em 900 lojas especializadas em 50 países. A loja carro-chefe apareceu simultaneamente ao lançamento das roupas no mercado – em 2005. Ele estava localizado no estado da Califórnia – na cidade de Manhattan Beach. Uma série de grandes lojas de departamentos também vendeu produtos de denim de marca, incluindo Saks Fifth Avenue, Bloomingdales, Nordstrom, Von Maur.
A política comercial da empresa manteve o preço em patamar altíssimo, o que acabou levando à falência. Em primeiro lugar, em 2011 houve uma demanda incrivelmente baixa por jeans True Religion no período pré-natalino, quando a população faz a maioria das compras. Em segundo lugar, no ano seguinte, as ações da empresa caíram drasticamente – caíram quase pela metade devido à falta de interesse no produto devido ao seu aumento de valor.
O declínio continuou até o final do outono de 2012 e, em 2013, a empresa foi adquirida pela TowerBrook Capital Partners. No entanto, essa medida acabou se revelando ineficaz, e a marca ainda faliu, fechando várias lojas em 2017. Naquela época, foi planejado revivê-lo em 2020. Mas a marca não correspondeu às expectativas: as ações da True Religion subiram apenas 11,6%, enquanto as ações dos concorrentes mais que dobraram no mesmo período. Portanto, a empresa não tinha futuro, mas apenas buracos no orçamento e dois logotipos.
Velho
O emblema de estreia é composto por várias partes. Não usa apenas gráficos e texto, mas também um desenho comum: no centro está um chinês sentado de roupão e com um violão. Ele segura um instrumento musical com uma das mãos e com a outra mostra “classe” – um polegar estendido. É assim que o personagem confirma a mais alta qualidade dos produtos da marca. Um sorriso satisfeito brilha em seu rosto.
À direita e à esquerda dos chineses estão as palavras “Mundo” e “Tour”. Eles são vermelhos, retos, com pequenas serifas. Abaixo está o slogan publicitário “Moda para os sentidos”, executado nas mesmas letras altas e alongadas, mas com uma disposição mais ampla de símbolos. Acima da cabeça, em duas linhas, está o nome da empresa “True Religion” e a frase “Brand Jeans”. O primeiro elemento é grande, com letras ampliadas nas bordas, o segundo é pequeno, em forma de pequeno arco.
Novo
O sinal gráfico moderno consiste em um elemento côncavo, que lembra a letra maiúscula ômega do alfabeto grego antigo, mas em uma forma invertida. O ícone também se parece com uma ferradura, já que a marca está com problemas financeiros e subconscientemente escolheu o símbolo que mais se assemelha a uma ferradura para dar sorte.
No topo há uma grande inscrição retirada do antigo emblema. Esse é o nome da marca com letras multiformato: nas bordas são altas e no meio são baixas, o que é muito parecido com os sinais de western. O conceito de ferradura se encaixa perfeitamente aqui, já que as duas imagens estão associadas ao Velho Oeste dos Estados Unidos. Como antes, o texto é arqueado. As cores principais do logotipo são monocromáticas, compostas por preto e branco.
Fonte e cores do logotipo
Ambos os logotipos têm apenas um elemento em comum – o nome da marca. Na versão antiga, é feito com símbolos vermelhos com orlas, na nova versão – em letras pretas sem decoração adicional. As letras estão em maiúsculas e dispostas em arco. Desde que a empresa deixou de existir, não apareceu um terceiro logotipo, embora tenha planejado uma reformulação para 2020.
A True Religion escolheu a fonte Neo Contact Regular para sua personalização. É usado no antigo e no novo logotipo. A paleta da marca também é constante: inclui preto, branco e vermelho.