A marca Tory Burch celebra o nome de sua fundadora, uma empresária que em 2004 decidiu se tornar designer de moda. Oprah Winfrey trouxe fama para ela, chamando o surgimento de uma nova marca de roupas de “um grande evento”. A empresa agora possui uma extensa rede de várias centenas de lojas, incluindo boutiques emblemáticas em Tóquio, Paris, Londres e Los Angeles. Vende roupas de marca, sapatos, acessórios, cosméticos e perfumes.
Significado e história
Um dos principais fatores de sucesso para Tory Burch é o logotipo apresentado em quase todos os produtos. Surgiu em 2004 e nunca mais mudou desde então, porque o design acabou por fazer muito sucesso: os conhecedores de moda reconhecem-no pela sua forma cruciforme característica. O símbolo está associado ao estilo preppy, nomeadamente às suas duas vertentes: luxo boémio e boho-chic, que são utilizadas por Tory Burch.
Um medalhão de metal com ornamentos esculpidos adorna bolsas, bijuterias e sapatos, e nas roupas há estampas em forma de círculo com padrões. Independentemente da forma de encarnação, o emblema mantém sua estrutura clássica. Consiste em duas letras estilizadas “T”, combinadas com linhas horizontais e localizadas dentro do anel. Este design foi inspirado no símbolo do talentoso decorador de interiores, escultor, pintor, fotógrafo e designer de moda David Nightingale Hicks. A marca Tory Burch emprestou dos gurus da moda a combinação de elementos cruciformes com costelas proeminentes.
A versão completa do logotipo contém o nome da marca, que é dividido simetricamente em duas partes. A palavra “TORY” está à esquerda do círculo e “BURCH” está à direita. Uma fonte sans-serif preta simples foi escolhida para a inscrição. Isso também foi emprestado de David Hicks e copiado com pequenas alterações (a fonte de Tory Burch é mais proporcional e menos angular).
Apesar da óbvia semelhança dos dois sinais gráficos, a criadora da marca de moda tomou muito cuidado para que ninguém violasse seus direitos autorais de marca registrada. Em 2013, ela até processou três empresas Youngran Kim por plágio. Por sua vez, os réus afirmaram que o símbolo que utilizam chama-se Isis Cross Design e nada tem a ver com o logotipo de Tory Burch. Mas o tribunal estava do lado do requerente, então eles tiveram que pagar 41 milhões de dólares.
Fonte e cores do logotipo
A marca registrada da marca contém duas letras “T” estilizadas. Um está localizado na parte inferior e o segundo está no topo, e é girado 180 graus, como uma imagem espelhada. Em geral, o monograma se assemelha a uma cruz com elementos encaracolados. Devido aos recortes característicos, seu meio é semelhante a uma lâmina de barbear. O anel no qual o emblema é colocado cria uma sensação de completude e enfatiza a simetria do padrão T. Ao longo da existência de Tory Burch, o logotipo permaneceu inalterado. Tornou-se uma espécie de cartão de visita da empresa, um elemento de culto que enfeita bolsas, roupas, sapatos e acessórios.
Como os criadores do logotipo de Tory Burch olharam para o símbolo gráfico de David Hicks em tudo, eles escolheram um tipo de fonte semelhante – um grotesco geométrico de baixo contraste. Talvez esta seja uma versão modificada do HWT Tuscan Extended, pois eles compartilham alguns detalhes. Letras sem serifa em negrito são fáceis de ler. O esquema de cores é clássico: o preto é usado como principal e o branco é usado como adicional.