Um dos poucos momentos positivos que puderam ser lembrados em 1993 foi o lançamento de Jurassic Park, um dos filmes mais populares e de bilheteria da história. O filme teve o efeito de uma bomba explodindo: o fascínio por dinossauros se tornou comum, e o Tyrannosaurus Rex se tornou um novo personagem icônico.
No mesmo ano, quase meio século depois, foi anunciado o retorno do esporte profissional de basquete ao Canadá. No momento, o Toronto Raptors é o único time da NBA que representa o Canadá. Os Raptors foram baseados em 1993 e ingressaram na National Basketball Association em 1995, quando a liderança decidiu expandir a liga com as equipes canadenses. Juntamente com o Toronto Raptors, o clube Vancouver Grizzlies também se juntou à NBA, mas em 2001 o clube mudou de residência de Vancouver, no Canadá, para Memphis, Tennessee, EUA. Desde então, Toronto é o único representante do “país das folhas de bordo”.
Uma das principais tarefas foi a seleção de um título adequado; portanto, o concurso que reuniu mais de 2.000 inscrições foi anunciado em Toronto. A opção mais preferida era voltar às raízes: a equipe do Toronto Huskies foi lembrada. No entanto, a variante do Huskies logo retrocedeu devido à semelhança do logotipo do clube com o emblema dos colegas Minnesota Timberwolves.
A gerência decidiu anunciar uma competição pelo melhor nome da equipe. Mais de 2000 variantes do nome e emblemas do clube foram enviadas, restando apenas nove para consideração: castores, linces, tiranossauros, porcos, dragões, escorpiões, raptores, tarântulas e Grizzlys. Por fim, o nome do Toronto Raptors, inspirado no sucesso de bilheteria de Hollywood, foi o vencedor da votação.
Significado e História
O que é Toronto Raptors?
O Toronto Raptors é membro da National Basketball Association e a única equipe canadense na liga desde 2001. Foi fundado em 1995 e tem tocado com sucesso variado. Em 2019, ela conseguiu vencer as finais da NBA pela primeira vez.
A equipe jovem, formada em 1993, teve seu logotipo três anos depois – em 1996. Com base no nome, está associada ao tema dos dinossauros. A princípio, era uma imagem predadora antropomorfizada, mas depois foi removida, deixando apenas a bola.
Foi em grande parte o fenômeno dos anos 90 que as cores das equipes estavam de acordo com as tendências e gostos contemporâneos. Assim, parecia que muitas franquias esportivas tiravam férias de dez anos no estilo, mostrando uma total falta de estilo e bom gosto. A cultura pop foi influenciada pela enorme popularidade do grande sucesso de Steven Spielberg, Jurassic Park (1993), que teve o efeito de uma bomba explodindo. O fascínio por dinossauros tornou-se comum, incluindo o Toronto Raptors. Portanto, o logotipo da equipe apresentava o tiranossauro Rex como um personagem icônico. Quanto ao esquema de cores da equipe, foi afetado pela chamada revolução do roxo e preto dos anos 90. Não é de admirar, era roxo e preto. E somente após uma existência de quase 20 anos, a franquia concordou em adotar uma nova versão do logotipo, cujos elementos estavam originalmente presentes no logotipo da equipe alternativa.
1996 – 2008
A liderança escolheu um velociraptor como elementos básicos do logotipo da equipe. Essa criatura veloz e rápida que pode responder instantaneamente às circunstâncias tem uma enorme resistência e é um predador que espera e vê. O dinossauro vermelho está vestido com um uniforme esportivo branco – bermuda e camiseta com a letra “R” no peito. Ele dribla uma bola de basquete, olhando para trás nas pernas do animal – tênis com duas garras salientes. A cauda longa vai muito além do logotipo. Na parte superior, há uma palavra arqueada “Raptors” e acima dela com uma fonte menor – “Toronto”. O emblema também tem linhas roxas, um círculo e pontas.
2009 – 2014
As mudanças de 2009 afetaram principalmente a cor. Todos os outros elementos permaneceram os mesmos: em torno do fundo (formato do disco), “picos” acentuados, como nas cordilheiras do Velociraptor, boca aberta com duas fileiras de dentes e assim por diante. Nesta versão, os designers mudaram a cor violeta para vermelho para adicionar agressividade ao logotipo para intimidar os rivais.
2015 – Presente
Após sete anos, a equipe introduziu um logotipo atualizado. É radicalmente diferente das versões anteriores porque contém um design diferente: não possui um dinossauro pré-histórico. Graças a isso, a legibilidade da inscrição aumentou. Mas o predador não desapareceu completamente: sua presença é visível nos rastros de garras afiadas na bola de basquete. O logotipo assumia a forma de um disco clássico, com uma parte central redonda e orla ao longo da borda.
O novo logotipo da equipe foi projetado pela agência de serviços criativos nativa de Toronto, Sid Lee, que descreveu esse logotipo como um estilo agressivo.
Fonte e cores do logotipo
A versão atual consiste em uma bola, que é colocada no centro e em duas faixas ao redor – uma interna larga e uma externa estreita. Na bola, em vez de três linhas, há vestígios das garras de um Velociraptor. Não há mais nitidez no emblema: todos os elementos são simplificados.
Nas versões iniciais, o nome da equipe era pouco legível devido ao fato de que a poderosa figura de dinossauro chamava a atenção para si mesma. As letras eram monolíticas, quase contínuas, com serifas pontiagudas ao longo das bordas. “R” e “S” eram maiores que o resto dos caracteres, embora todos fossem maiúsculos. O logotipo atual usa uma fonte diferente – grotesco picado.
Oficialmente, a paleta da marca Toronto Raptors inclui cinco cores, de acordo com o sistema Pantone Color Matching. Entre eles estão branco, preto PMS Black, vermelho 200, ouro 872 e prata Cool Grey.
Qual é o dinossauro no logotipo do Toronto Raptors?
Até 2015, o logotipo do clube de basquete apresentava o Tyrannosaurus Rex. Depois de um redesenho global, o animal foi removido - apenas uma marca de garra indica sua presença.
Os Raptors mudarão seu logotipo?
A equipe do Toronto Raptors já refinou seu logotipo para a temporada 2020-2021 removendo o contorno externo em forma de anel, repintando a parte prateada da bola de vermelho e aumentando o espaçamento entre as letras. Ainda não se sabe se mais mudanças estão planejadas.
Quando o Raptors mudou seu logotipo?
O logotipo do Raptors foi atualizado pela última vez na temporada 2020-2021. Como o time estava então no meio dos playoffs, não anunciou imediatamente as mudanças.
Por que Toronto é chamada de Raptors?
No início, a equipe queria nomear os Huskies, mas os líderes pensaram que, neste caso, seu logotipo se pareceria com o símbolo do Minnesota Timberwolves. Para evitar associações inadequadas, eles decidiram realizar uma competição de fãs. Como resultado, a variante Raptors venceu, porque naquela época todo mundo estava ouvindo sobre o filme de ação de ficção científica Jurassic Park de 1993.