Tommy Hilfiger é uma empresa de roupas de grife, sapatos e acessórios que adere ao estilo clássico americano. Ela apareceu em 1985, apresentando sua coleção de estréia, mas só ficou famosa em 1992, quando se tornou pública. Em 2010, a empresa foi comprada pela Phillips-Van Heusen Corporation por US $ 3 bilhões.
Significado e História
O que é Tommy Hilfiger?
Este é o nome do estilista que fundou a Tommy Hilfiger BV em 1985. É também uma marca premium de calçados, vestuário, acessórios, fragrâncias e artigos para o lar, vendida através de uma rede de 2.000 lojas de varejo. Desde 2014, é propriedade da corporação americana PVH Corp, mas após a mudança de propriedade, sua sede permaneceu na cidade holandesa de Amsterdã.
O logotipo da Tommy Hilfiger nunca mudou desde 1985. E tudo porque era originalmente o rosto da marca: a identidade visual que determinava o sucesso do marketing foi construída no logotipo. A marca reconhecível foi desenvolvida pelo diretor de arte e designer George Lois. Desde então, o padrão vermelho-branco-azul se tornou a decoração central de camisetas, jaquetas e calças. Então surgiu uma nova tendência da moda, na qual o principal não eram as roupas Tommy Hilfiger, mas seu logotipo.
Mas essa estratégia foi um fracasso. Em 1999, as ações dos produtores quase caíram pela metade, as vendas desaceleraram e as principais lojas de Beverly Hills e Londres fecharam. O proprietário da marca considerou que o público não estava pronto para aventuras e não queria mais ver o famoso logotipo. Ele o reduziu e até começou a pensar em usar algo elegante em vez de quadriláteros coloridos, como Prada ou Gucci. No entanto, a ideia reformista permaneceu não realizada.
Fonte e cores do logotipo
É difícil de acreditar, mas a letra “H” está criptografada na parte gráfica do logotipo. É simbolizado por dois retângulos de branco e vermelho, empilhados horizontalmente. E também esses dois retângulos coincidem com a bandeira chamada “Hotel” do Código Internacional de Sinais. Os marinheiros usam quando querem relatar a presença de um piloto a bordo. É claro que Tommy Hilfiger não colocou esse significado em seu distintivo. Ele escolheu apenas por causa da associação com “H”.
E o emblema transmite os principais valores da empresa, baseados em um compromisso de cem por cento com o estilo americano. Portanto, ele contém duas listras azuis escuras retiradas da primeira bandeira dos EUA sob o nome “Serapis”. Eles transmitem o patrimônio histórico e conectam a marca de moda com o passado cultural de sua terra natal.
O nome da marca é complementado pela frase “Tommy Hilfiger”, feita em letras maiúsculas sem serifa. Para o design da inscrição, os designers usaram a fonte Gill Sans. Na maioria das vezes, a imagem está entre duas palavras. Mas, às vezes, o nome da empresa está localizado dentro das faixas horizontais de azul. Nesse caso, o espaçamento entre letras pode variar.
O que significa o logotipo da Tommy Hilfiger?
O logotipo da Tommy Hilfiger representa a letra H. O fato é que dois retângulos de branco e vermelho foram retirados da bandeira marítima internacional H no Código de Sinais. O significado original deste símbolo é tenho um piloto a bordo. Mas o fabricante de roupas e calçados o usa simplesmente como um substituto para H sem conotações adicionais. As duas listras azuis escuras representam a primeira bandeira dos EUA, a Serapis.
Por que a Tommy Hilfiger mudou seu logotipo?
A Tommy Hilfiger, de fato, nunca mudou seu logotipo. Ela usa dois emblemas ao mesmo tempo, apenas a versão antiga é menos comum e a nova é mais comum. A primeira versão contém o famoso símbolo, composto por quatro retângulos multicoloridos, e o nome da marca está escrito dentro dos blocos azuis. No logotipo moderno, a inscrição é movida para além das formas geométricas.