Tom Ford é a marca pessoal de Thomas Carlyle Ford, um designer e diretor americano. Ele nasceu em Austin, Texas. Ele morava nos subúrbios de Houston e em San Marcos. Após a faculdade em Simons Rock, ele se mudou para Nova York, onde cursou a universidade e estudou arquitetura e design de interiores na New School for Design em Parsons. Ele dedicou toda a sua vida à moda.
Significado e história
Antes de ganhar destaque na indústria da moda, Thomas Carlyle Ford atuou como Diretor de Criação na Gucci e Yves Saint Laurent, onde ganhou experiência. Paralelamente, trabalhou como modelo de passarela e depois fez filmes, dois dos quais foram indicados ao Oscar.
Como personalidade da mídia e estrela de primeira grandeza, ele fundou sua própria marca. Além disso, sua etiqueta pessoal existe em pelo menos duas versões, diferindo em pequenos detalhes.
Os emblemas antigos e novos são feitos em monocromático: são minimalistas e não contêm informações desnecessárias. O logotipo atual de Tom Ford parece uma inscrição branca em um retângulo preto. Isso o aproxima dos clássicos, já que o estilista adere a esse estilo. Uma versão com cores opostas (fundo branco, letras pretas) também existe, mas é usada com muito menos frequência.
Fonte e cores do logotipo
Os logotipos de estreia e atuais são baseados no nome abreviado do designer (Tom Ford), escrito na fonte mais popular – Arial. Faz parte de um conjunto de fontes de computador pré-instaladas em todas as versões do Microsoft Windows, assim como no macOS da Apple. As letras, assim como as palavras, estão localizadas a uma distância ideal, o que torna o sinal bem legível. Os caracteres imprimíveis são suaves, sem serifa e elementos desnecessários.
Mas esse emblema não durou muito, porque, do ponto de vista do dono, não diferia em nada original, cativante e memorável. Por este motivo, Thomas Carlyle Ford mudou para outra versão, corrigindo ligeiramente o design.
O logotipo atual é baseado na versão anterior e contém os mesmos elementos, mas em um estilo modernizado. A distância entre as letras é reduzida, para que fiquem bem alinhadas, quase se tocando. As características da fonte permanecem as mesmas – Arial em maiúsculas.
Mas a disposição das palavras foi alterada: agora elas são escritas em uma coluna, e o primeiro nome está acima do sobrenome. Além disso, as pernas “M” coincidem com as pernas “R” e “D”, como se as continuasse. O “O” superior e inferior são espelhados.