O Texas Rangers é um clube de beisebol profissional que atua na MLB desde 2000. A equipe é membro da AL, onde representa a Divisão Oeste e está sediada em Arlington, Texas. Foi fundada em 1961.
A verdadeira franquia é a cidade de Washington. Naquela época, o clube se chamava Washington Senators e era de propriedade de Elwood Richard Quesada. Em 1963, ele o vendeu para Johnson e Lemon James. Eles descartaram a equipe até 1968. Em 1969, o clube se tornou propriedade de Bob Short. Foi ele quem abriu uma nova era para a equipe, planejando uma mudança para Arlington.
Em 21 de setembro de 1971, quase todos os membros da AL votaram a favor da mudança. No começo, planejava-se deixar a franquia em um novo local apenas para a temporada de 1972, mas a vida a ordenava de maneira diferente. Em 1980, foi comprado de Brad Corbett pelo magnata do petróleo Eddie Chiles e nove anos depois foi vendido a um grupo de investimentos liderado por George Bush e Richard Rainwater. O acordo custou US $ 89 milhões. De 1998 a 2010, o dono do clube foi Tom Hicks, e depois o Rangers Baseball Express, que ainda é dono da equipe.
O nome de estréia do time não estava associado aos guardas florestais. O Texas Rangers a nomeou Robert Short no ano de 1971. O novo nome é dado em homenagem à famosa agência do Texas, criada em 1823 por Stephen F. Austin.
A marca da franquia passou por várias etapas antes de se tornar real. A versão mais antiga data do ano de 1961. Mesmo assim, foi feito nas cores básicas – vermelho, azul e branco. Os elementos restantes desapareceram ou foram reciclados ao longo do tempo.
Significado e História
O que é Texas Rangers?
No beisebol, o Texas Rangers é um time profissional de beisebol com sede no centro econômico do norte do Texas. Ela mora em Dallas-Fort Worth-Arlington desde 1972 e anteriormente jogou por Washington, D.C. Seu nome anterior era Washington Senators. Na verdade, o clube foi criado para substituir os senadores anteriores de Washington que haviam se mudado para Minnesota.
Tendo percorrido um longo caminho desde os Washington Senators até os Texas Rangers, o time de beisebol, tanto no primeiro quanto no segundo casos, associou sua identidade visual ao nome. O logotipo de estreia apresentava um atleta sacando a bola contra o pano de fundo do edifício do Capitólio em Washington, onde os senadores estão sentados. Após o rebranding, surgiram opções com chapéu de cowboy e mapa administrativo do estado do Texas. Apenas a paleta permaneceu inalterada ao longo de todo o tempo: a combinação de azul e vermelho foi aprovada no ano de lançamento do emblema original.
1961 – 1971
O primeiro logotipo na história da expansão da franquia de Washington, que durou dez anos até a equipe ir para o Texas em 1972, consiste em um círculo branco, dentro do qual estavam a Casa Branca e um jogador de beisebol jogando a bola. O contorno da Casa Branca foi feito em tinta azul e o contorno do jogador em vermelho. Acima do prédio estava a inscrição “Os Senadores”.
1972 – 1980
Com a mudança para o Texas, o clube muda seu nome para Texas Rangers e, consequentemente, muda o conceito do logotipo. O novo logotipo mostra uma bola branca com um chapéu de cowboy. Acima da foto está o nome da equipe em vermelho. O contorno do desenho em si era completamente azul.
1981
Uma versão ligeiramente modificada do logotipo anterior apareceu em 1981. Os artistas melhoraram os gráficos no próprio desenho, que ainda mostra uma bola de beisebol e um chapéu de cowboy, simbolizando o estado de cowboy do Texas. A inscrição “Texas Rangers” permaneceu no mesmo local, alterando ligeiramente sua fonte.
1982 – 1983
A forma do Texas não foi acidentalmente tomada como base para o novo logotipo do Rangers. No contexto do estado azul, dois enormes “TRs” vermelhos estão localizados e, dentro de um deles, uma pequena estrela branca. Uma bola branca também está simbolicamente presente no logotipo.
1984 – 1993
O logotipo de 1984 lembra um pouco o logotipo anterior porque também mostra um desenho azul do estado do Texas, mas agora com a adição de um contorno vermelho e branco nas bordas. As letras “TR” foram substituídas pela palavra “Rangers”, feita em itálico no centro da imagem. Como o logotipo anterior, uma bola também está presente no emblema desses anos.
1994 – 2002
O novo logotipo fez sua base em forma de diamante com listras finas verticais adicionais. O foco está na estrela de cinco pontas prateada, em torno do qual um anel vermelho escuro. As frases “guardas florestais do Texas” e “clube de beisebol”, colocadas no anel vermelho, compartilham duas pequenas bolas de beisebol.
2003 – presente
A versão moderna foi criada pelo designer de Nova York Skilo Brands em consulta com o Rangers Baseball Express e aprovada pela Major League Baseball. Foi adotado em 2003 e é baseado na versão anterior. A forma do logotipo é um carimbo redondo ou uma rondelle clássica com um centro de destaque e uma inscrição circular em uma faixa larga.
No centro, há uma bola de beisebol com dois pontos em espinha. Ele serve como pano de fundo para o “T”, que é um estilo inglês antigo com saliências pontiagudas. Em seguida, vem uma fita de duas cores, dividida por uma linha fina em zonas vermelhas e azuis. Existem duas estrelas no topo e diz “Texas”, na parte inferior – “Rangers”. Uma tira de borda fina corre ao longo da borda.
Fonte e cores do logotipo
Existem sete logotipos diferentes projetados para os Texas Rangers. Eles são desagrupados por imagens: o primeiro com Capitol, os próximos dois com um chapéu de cowboy, mais dois com o mapa do estado do Texas e o último par de logotipos com um rondel. Esta evolução reflete o desejo da administração do clube de encontrar a forma mais bem sucedida – simples, compreensível e ao mesmo tempo significativa, refletindo todas as informações necessárias. Nos emblemas de 1972-1993, como na versão atual, o beisebol é representado em forma real. Nas versões 1961-1971 e 1994-2002, é reproduzido em formato de logotipo redondo.
Tipos de letra manuscritos são usados em dois emblemas. Em 1972, uma versão apareceu com uma fonte impressa simplificada – sem transições e cantos nítidos, com linhas suaves e serifas. Agora, uma das versões da escrita de letras em inglês antigo está em uso – com pontas horizontais na parte do meio.
A paleta oficial foi aprovada imediatamente e sempre esteve presente inalterada. Consiste em uma combinação de branco, vermelho e azul profundo.
Qual é o logotipo do Texas Rangers?
O logotipo do Texas Rangers parece uma espécie de roda com uma bola de beisebol no centro. No meio está um T vermelho estilizado. A bola é colocada em uma moldura redonda, que consiste em dois meios anéis dobrados juntos - vermelho (superior) e azul (inferior). Ele contém o nome da equipe e as palavras são separadas por duas estrelas de cinco pontas. As letras são brancas e têm saliências triangulares no meio.
George Bush ainda é o dono do Texas Rangers?
Sabe-se que George Bush, junto com um grupo de investidores, comprou parte das ações do Texas Rangers. Ele próprio recebeu 2%, pelos quais pagou mais de 600 mil dólares. O político vendeu sua participação em 1998 antes de se tornar presidente. Então ele não é mais o dono do time esportivo.
Onde estão localizados os Texas Rangers?
Os Texas Rangers mudaram-se de Washington para Dallas - Fort Worth - Arlington em 1971. Globe Life Field é seu estádio desde 2020.
Qual é a cor da camisa do Texas Rangers?
A camisa do Texas Rangers é branca com mangas vermelhas. Durante os jogos fora de casa, os jogadores de beisebol usam uma camisa cinza com mangas azuis. No caso de ALT 1, a parte superior do formulário é azul claro, ALT 2 é azul escuro e ALT 3 é vermelho.