A Texas A&M é uma instituição pública de ensino superior também conhecida como TAMU, A&M e Texas A&M University. Ele está localizado em College Station, Texas, onde foi fundado em 1876. A universidade cobre diversas áreas educacionais e realiza pesquisas científicas na área de problemas terrestres, espaciais e marinhos. Nisso, ele é financeiramente apoiado por organizações influentes como a NASA, o Office of Naval Research, a National Science Foundation e o National Institutes of Health. Desde 1948, a universidade é o carro-chefe do Texas A&M University System. Em 2001, tornou-se membro da Association of American Universities. E em 2020, sua comunidade estudantil foi reconhecida como a segunda maior dos Estados Unidos. A instituição também possui um departamento de esportes com equipe própria Aggies, que participa de 20 modalidades esportivas na Conferência Sudeste.
Significado e história
A base da universidade era o Agricultural and Mechanical College of Texas, e ela apareceu como parte do programa Morrill Land-Grant Acts. Apesar do nome, que fala de um viés na agricultura e na mecânica, a instituição de ensino a princípio não ministrava aulas nessas disciplinas. Prestou grande atenção aos estudos clássicos, matemática aplicada, literatura e línguas. Quatro anos depois, os alunos também tiveram a oportunidade de estudar assuntos agrários e militares, engenharia civil, engenharia mecânica.
Para refletir as capacidades expandidas, o Legislativo do Texas concedeu à escola o status de universidade em 1963 e a renomeou oficialmente como Texas A&M University. Além disso, ele deixou sua conexão histórica com a instituição de ensino anterior na abreviatura AMC da expressão Agricultural and Mechanical College. Mais tarde, apareceram mais duas versões da abreviatura – A&M e TAM (da Texas A&M). A última variante é usada no emblema com o T-ATM central.
Agora é a principal universidade da América com uma forte tradição e uma galáxia brilhante de ex-alunos excepcionais. Tem mais de mil organizações estudantis, incluindo sociais, sociais, gregas, religiosas, de serviço, acadêmicas, etc. Além disso, possui um excelente coro de 70 cadetes. O grupo se apresenta por todo o país e até vai a shows no exterior.
O selo Texas A&M é baseado no clássico rondel – um círculo multiestruturado com várias zonas destacadas por anéis. O lugar central é ocupado pela sigla, constituída por “A”, “T”, “M”. Esta é uma versão abreviada do nome, em que “T” está a meio caminho entre “A” e “M”. É uma homenagem às raízes históricas da instituição de ensino superior e significa “Agrícola e Mecânica” e “Texas”. As letras são circundadas por uma faixa em negrito com recortes regulares.
Isso é seguido por dois ramos – carvalho (à esquerda) e louro (à direita). Eles circundam quase completamente o centro e são formados por contornos. Abaixo está o ano em que a universidade foi fundada – “1876”. Esses elementos são separados por duas linhas finas, seguidas por uma ampla área com o nome real da universidade. A Texas A&M University é escrita em letras largas com serifa e protuberâncias. Existem três estrelas no mesmo campo. A borda do selo é uma estrutura semelhante a uma engrenagem com dentes.
Além disso, a escola possui seu próprio logotipo. Esta é a peça central da imprensa universitária. A maior letra é “T”. Para enfatizar, os designers combinaram duas cores: branco e bordô. Como resultado, o lado direito da perna e metade da barra superior são muito mais leves do que o resto. À direita e à esquerda do elemento principal estão “A” e “M”. Todas as letras são emolduradas com serifas retangulares largas. O fundo do sinal é simples e neutro – branco.
Logos Texas A&M Aggies
A universidade possui seu próprio departamento de esportes, que ganhou 92 prêmios nas competições Southwest e Big 12, bem como em 12 campeonatos nacionais. As equipes de futebol, vôlei e beisebol são especialmente bem-sucedidas. Além disso, os atletas possuem uma identidade pessoal – nome, cores e logotipo, que existe em sete versões.
1876 - 1907
O emblema esportivo original continha um monograma composto por uma combinação das primeiras letras do nome da instituição de ensino – Agricultural and Mechanical College of Texas. A mesma inscrição estava na parte inferior e foi feita na fonte no estilo inglês antigo, com pontas e serifas encaracoladas. O monograma parecia uma corda pendurada em um grande “C”. Os personagens estavam entrelaçados, então eram difíceis de ler.
1908 – 1927
O logotipo da época continha uma abreviatura distinta, embora também consistisse em letras entrelaçadas. Seu número foi reduzido para três – “A”, “M” e “C”. Os dois primeiros eram verticais, o terceiro horizontal. Na verdade, eles estavam entrelaçados e formavam uma figura em camadas em um design elegante.
1962 – 1971
Em 1962, o departamento de esportes decidiu se afastar dos símbolos universitários e escolheu os seus próprios, com base em seu nome. Portanto, o emblema apareceu com a inscrição “Texas Aggies”, colocado em um arco sobre a figura masculina estilizada. Ele era um homem beligerante, vestido com um uniforme com divisas nas mangas. Ele parecia muito ameaçador. No mesmo período, passou a ser utilizado o tom bordô, que se tornou a cor oficial dos atletas da Texas A&M University.
1972 – 1980
Após o redesenho, o logotipo recebeu um grande “T”, no fundo do qual estava um homem em forma com munição completa. Ele estava vestindo um uniforme militar, um boné, um cinto, um lenço e botas. Ele parecia sério e altivo, como evidenciado pela sobrancelha levantada. Os contornos da figura e os elementos da vestimenta foram destacados em marrom. O resto tinha pequenos pontos, incluindo barba por fazer no rosto. Ao mesmo tempo, os designers alinharam a inscrição e colocaram-na na barra superior da letra “T”.
1981 – 2000
Em 1981, a direção da instituição de ensino aprovou um logotipo para o departamento de esportes, que correspondia à marca da universidade. Era textual: havia apenas três letras – “A”, “T”, “M”. O do meio era o maior. O resto dos símbolos parecia menor e estava localizado à direita e à esquerda dela.
2001 – 2006
Nesse período, as listras brancas apareciam no “T”, enquanto antes era inteiramente cor de vinho com uma borda em forma de uma linha fina da mesma cor.
2007 – presente
As alterações feitas afetaram apenas o tamanho das letras “A” e “M”. Os designers os tornaram um pouco maiores.
Fonte e cores do logotipo
Todos os símbolos da universidade são baseados em seu nome. Nas primeiras versões, os sinais tinham uma forma pretensiosa com serifas onduladas. Em versões posteriores, apareceram letras uniformes, estritas e geometricamente proporcionais.
A identidade Texas A&M fornece vários tipos de fontes com base no uso pretendido. Na imprensa universitária, a fonte é achatada, com serifas em miniatura. Em outros lugares, as letras individuais são projetadas individualmente. A paleta oficial da instituição de ensino e suas equipes consiste em uma combinação de Borgonha nobre com branco perfeito.