O TD Bank é uma instituição financeira que fornece serviços bancários em todas as regiões dos Estados Unidos. Opera como subsidiária do Toronto-Dominion Bank, um conglomerado multinacional com sede no Canadá. A marca americana ganhou seu nome atual em 2008, após a fusão do Banknorth (fundado em 1852 como Portland Savings Bank) e do Commerce Bancorp (fundado em 1973 pelo proprietário de uma rede de fast food).
Significado e história
Graças ao seu grande número de agências, o TD é considerado um dos maiores bancos da América do Norte. Portanto, seu logotipo quadrado verde é conhecido em quase todos os lugares – da Flórida ao Maine. A instituição financeira usa a marca oficial de sua empresa controladora, Toronto-Dominion Bank. E que, por sua vez, possui um grande número de divisões, pois cresceu com a aquisição de outras organizações. Suas marcas compartilham uma identidade comum construída em um sistema consistente de sinais visuais.
1973 – 2009
Antes de o Commerce Bank se tornar parte do TD Banknorth, ele tinha um logotipo com um grande “C” vermelho. A letra maiúscula tinha o formato de uma gota voadora. Acima estava o nome da organização, escrito em itálico preto, sem serifa.
2009 – presente
Após a fusão do Commerce Bank com o TD Banknorth, foi criada uma marca completamente nova – o TD Bank. A abreviatura neste caso significa Toronto-Dominion. A empresa combinada teve que não apenas abandonar o símbolo “C”, mas também adotar um esquema de cores diferente. Como resultado, ela tem um emblema na forma de um quadrado verde claro com as letras “T” e “D” brancas. A segunda parte do nome está localizada ligeiramente à direita. Esta é a palavra verde escura “Banco” em negrito. No site e nos anúncios, pode ser complementado com um slogan.
O design e a estratégia da marca TD foram desenvolvidos pelo estúdio canadense Shikatani Lacroix. Ela tinha um desafio específico: criar uma identidade visual universal que fosse adequada tanto para o conglomerado-mãe quanto para suas subsidiárias.
2019 – presente
O símbolo com as letras “TD” acabou sendo tão bem-sucedido e memorável que o banco passou a usá-lo separadamente da marca nominativa. O quadrado verde não precisa de acréscimos – é a base da identidade corporativa.
Os designers preencheram o logotipo do TD Bank com metáforas visuais. Até a sua forma quadrangular simboliza disciplina e ordem, porque o quadrado é uma figura “estável”, igual em todos os lados. Conectar letras com uma linha branca comum representa consistência e conexão. Portanto, tanto uma geometria clara quanto uma ligadura especial têm um duplo significado.
Fonte e cores do logotipo
As letras “TD”, abreviações de Toronto-Dominion, parecem mais um monograma estilizado do que uma letra inteira. A versão ampliada do logotipo, que traz uma marca nominativa, utiliza a fonte Frutiger UltraBlack, desenvolvida pelo tipógrafo Adrian Frutiger.
A cor verde foi para a marca americana de um de seus antecessores – TD Banknorth. É representado no sistema de caracteres em dois tons: mais escuro British Racing Green (# 003F2D) e mais claro Apple (# 54B848). Além de simbolizar vitalidade e dinheiro, essa cor torna o TD Bank único e o distingue de outras instituições financeiras dos Estados Unidos.