O Tampa Bay Rays é um time de beisebol profissional bastante jovem, sediado em St. Petersburg, Flórida. A franquia compete na divisão Leste da Liga Americana da Major League Baseball.
Desde o início da década de 1960, as autoridades tentaram localizar no próprio time de beisebol de São Petersburgo para jogar na MBL. Jack Lake, editor do St. Petersburg Times, deveria transformar São Petersburgo de um local de treinamento fora da temporada para uma cidade da liga principal.
Nas décadas de 1980 e 1990, as autoridades locais fizeram zilhões de tentativas frustradas de adquirir um time de beisebol da liga principal, como o Minnesota Twins, o San Francisco Giants, o Chicago White Sox, o Texas Rangers e o Seattle Mariners. Eles receberam pagamento significativo e melhores condições de treinamento depois de se mudarem para Tampa ou São Petersburgo. No entanto, não houve acordo. O Tropicana Field, um estádio abobadado, foi construído em São Petersburgo em 1990 para atrair um clube da liga principal.
A franquia Tampa Bay Rays foi fundada em 1998. O Tropicana Field é o lar da equipe desde a temporada inaugural. Perdas constantes marcaram sua primeira década de jogo: eles terminaram as temporadas no último lugar na divisão Leste até 2002, quando conseguiram entrar entre os três primeiros.
Inicialmente, a equipe foi chamada de Tampa Bay Devil Rays, uma referência aos peixes cartilaginosos, mas após a temporada de 2007, o proprietário do clube Stuart Sternberg mudou o nome da equipe de “Devil Rays” para “Tampa Bay Rays”. Havia vários nomes para escolher, como “Ases”, “Bandidos”, “Canhões”, “Duques”, “Listras” e “Nove”, o favorito pessoal de Sternberg. O novo nome se referia a uma explosão de sol em vez de uma longa cauda em forma de chifre de um raio de manta. O novo esquema de cores da equipe incluía azul marinho, azul Columbia e um toque de ouro.
Depois de mudar o nome e o logotipo em 2008, o Tampa Bay Rays abriu sua temporada vencedora. Em 2008, eles venceram na divisão Leste da Liga Americana e venceram o Boston Red Sox para chegar à primeira World Series da história da franquia. Infelizmente, eles perderam para o Philadelphia Phillies. Desde então, o Rays jogou na World Series em 2010, 2011 e 2013. O Boston Red Sox e o New York Yankees são os principais rivais do Tampa Bay Rays.
Significado e História
O que é Tampa Bay Rays?
O Tampa Bay Rays é um time de beisebol que leva o nome da área de Tampa Bay, onde fica St. Petersburgo. Surgiu em 1998, encerrando a busca de 30 anos da região por sua própria franquia da Liga Principal de Beisebol. Desde a sua criação, o clube jogou na Liga Americana Leste.
A curta história da franquia de beisebol (que apareceu em 1998) tem quatro logotipos. De acordo com o seu conteúdo, estão divididos em dois grupos: antes de 2008 e depois. Essa classificação precisa se deve ao estilo dos símbolos individuais, que passou por uma reformulação no final de 2000. Se antes combinava texto e gráficos, então apenas a parte verbal se tornou predominante.
1998 – 2000
Como o nome inicial da equipe era Tampa Bay Devil Rays, o primeiro logotipo apresentava um raio do diabo nadando para a esquerda, enquanto a marca “Devil Rays” estava situada abaixo e a marca “Tampa Bay” acima do comprimento reto da cauda. Por trás disso, havia uma oval com um gradiente de arco-íris.
2001 – 2007
Em 2001, o logotipo do Tampa Bay Rays foi substituído por um logotipo semelhante, mas muito mais atraente. O raio do diabo negro ainda estava indo na mesma direção. Além disso, agora estava situado abaixo da inscrição “Tampa Bay”. O oval também estava presente, mas também recebeu uma mudança de azul e verde do gradiente anterior do arco-íris. A marca “Devil Rays” foi removida do logotipo.
2008 – 2018
Em 2008, o Tampa Bay Rays precisava de um novo logotipo por causa da mudança de nome. Assim, o raio do diabo foi eliminado. Em seu lugar, havia agora um raio de sol no “R” dos “Raios” com roteiro em azul marinho que agora assumiam a posição central. A cauda alongada do “R” é um símbolo das águas. O emblema Tampa Bay Rays parecia um diamante de beisebol branco com contorno azul. A cor azul marinho simboliza as águas profundas, enquanto o azul claro significa o céu da Flórida. O sunburst representa a ensolarada Flórida.
2019 – presente
Mais recentemente, o Tampa Bay Rays fez uma pequena alteração em seu logotipo. A versão moderna foi adotada em 2019. Ele se baseia na versão anterior, da qual a quadra de beisebol, que serviu de pano de fundo para a palavra “Rays”, desapareceu. Na versão atualizada, os desenvolvedores aumentaram a inscrição, deixando todo o resto inalterado.
Como antes, “R” é representado com uma perna estendida na forma de um arco invertido ou crista de onda. Ele se conecta a “A” e atinge o entalhe inferior “Y”. Todos os elementos possuem uma borda dupla à direita, que forma uma espécie de sombra, criando um efeito 3D. Na metade superior da letra maiúscula está uma estrela brilhante com sete raios afiados de comprimentos variados.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo de estreia era radicalmente diferente das versões modernas, já que o clube tinha um nome diferente. As duas primeiras opções incluíam a imagem do demônio do mar – uma enorme arraia. Cruzava um oval localizado diagonalmente, no qual estava escrito “TAMPA BAY” no segundo logo, e no primeiro além dele – “DEVIL RAY”.
Os dois emblemas restantes contêm a marca da equipe como resultado da reformulação da marca. No início, a palavra “Rays” estava em um fundo em forma de diamante – um estádio de beisebol com todas as linhas e bases. Em seguida, os designers simplificaram o logotipo para que ficasse claramente visível na mídia atual.
O logotipo do Tampa Bay Rays usa uma fonte que lembra Hermecito A SC. Esta é uma fonte serif projetada pelo designer Ari Rafaeli e publicada pela ARTypes. Todas as letras estão em maiúsculas, mas a primeira ainda é diferente em tamanho e é muito maior que as demais. O rastro da inscrição está na perna alongada “R”, personificando as ondas.
A paleta de cores do logotipo também está relacionada ao tema água. O azul escuro combinado com o azul claro simboliza o oceano e ecoa o nome do clube de beisebol. O amarelo transmite o sol quente e as areias quentes da Flórida, enquanto o branco serve como pano de fundo e fornece contraste adicional.
Por que o Tampa Bay Devil Rays mudou de nome?
O clube era originalmente chamado de Tampa Bay Devil Rays em homenagem à arraia, que é conhecida como peixe-do-diabo por causa dos chifres de barbatana em sua cabeça. O novo proprietário Stuart L. Sternberg decidiu remover a palavra Diabo para mudar completamente o significado do apelido. Isso foi feito como parte da reformulação da marca. Portanto, agora o nome da equipe está associado apenas à luz solar.
Qual é o logotipo do beisebol de Tampa Bay?
Desde 2019, o logotipo do clube de beisebol apresenta a palavra RAYS em letras maiúsculas. Apesar do fato de que todos os caracteres são maiúsculos, R quase dobrou de tamanho. Sua longa perna protuberante arqueia sob AY. Acima do R está uma estrela branca e amarela que representa uma explosão de luz. A inscrição é azul com contornos brancos.
O que é o mascote do Tampa Bay Rays?
O mascote do Tampa Bay Rays é o Raymond azul e fofo. É difícil entender que tipo de criatura é, mas segundo a lenda, pertence à espécie biológica fictícia Canus Manta Whatthefluffalus. Representantes da equipe afirmam que viram esse simpático animal em uma pescaria: saiu rastejando da água ao sentir o cheiro de cachorro-quente, fez amizade com as pessoas e concordou em se tornar o mascote da franquia.
Qual é o salário da equipe do Tampa Bay Devil Rays?
Em 2021, o salário acumulado de todos os jogadores era de pouco mais de US $ 88 milhões por ano. Ao mesmo tempo, o jogador de beisebol Kevin James Kiermaier continua sendo o mais bem pago, que recebe US $ 11,5 milhões por ano.