A marca Supreme apareceu em 1994. No início, era uma pequena loja de skate no centro de Manhattan. Depois, ele se tornou uma rede de lojas que promovem o estilo de rua e começou a trabalhar com empresas de moda, designers, artistas, fotógrafos de moda, skatistas e celebridades. Assim, o fabricante ocupou seu próprio nicho, escolhendo a cultura jovem como orientação.
Significado e História
O que é Supremo?
Esta é uma empresa americana que foi criada em 1994 e atua no setor de vestuário. Seus principais produtos são roupas esportivas, principalmente para skatistas. Ela lança duas coleções por ano em edições limitadas para não fazer coisas desnecessárias. A marca Supreme é conhecida por suas colaborações com personalidades famosas e casas de moda.
O famoso logotipo vermelho e branco, conhecido como Supreme Box, tornou-se um símbolo de alto status. O emblema foi criado em 1994, quando foi lançada a primeira loja de roupas de marca. A loja era especializada nos produtos Spitfire, Shorty’s e Zoo York, mas os empreendedores começaram a pensar em criar sua própria marca.
James Jebbia, um dos empresários, queria marcar a abertura de uma loja de skate em uma camiseta com suas próprias estampas. Foi então que o público viu pela primeira vez o logotipo da Supreme. É verdade que até James naquele momento não suspeitava que essa inscrição logo fosse popular.
O logotipo icônico deve sua aparência a um amigo, James Jebbia, que emprestou a um designer gráfico um livro sobre Barbara Kruger. Barbara – uma artista conceitual dos EUA – tornou-se famosa por suas colagens incomuns sobre temas agudamente sociais. O texto branco da Futura em uma moldura vermelha, que serviu de inspiração para a marca Supreme, foi apresentado pela primeira vez na exposição Public Address, em 1981.
Mas a autora da ideia não ficou chateada devido ao fato de seu estilo individual ter sido roubado. Na sua opinião, a propriedade intelectual não existe: é apenas uma forma de controle corporativo. Pela mesma razão, o artista não foi a tribunal.
O próprio Supreme iniciou uma batalha legal com outra empresa que escolheu um design semelhante. Ele exigiu que a marca Married To The Mobor reembolsasse US $ 10.000.000 pelo uso da etiqueta Supreme Bitch em chapéus e camisetas. Barbara Kruger, por sua vez, chamou o que estava acontecendo de uma farsa estúpida e disse que estava esperando que ela também fosse acusada de violação de direitos autorais.
Em 2017, a empresa imortalizou o logotipo escandaloso nos curtos Crop Fields. Especialmente para isso, ela pediu ao grupo Circlemakers para representar a marca Supreme em um dos campos da Califórnia.
Fonte e cores do logotipo
À primeira vista, parece que a palavra “Supremo” não é nada de especial: as letras brancas habituais sem elementos decorativos estão localizadas dentro do retângulo vermelho. Mas é exatamente isso que faz parte da caligrafia reconhecível de Kruger.
O logotipo mantém o estilo de colagem original usado no pôster em apoio ao aborto. Seguindo suas tradições criativas, a artista retratou a frase “Seu corpo é um campo de batalha” sobre uma fotografia em preto e branco. Bem, o fabricante de roupas notou o quão incomum a inscrição branca parece em um fundo vermelho e decidiu emprestar um design conceitual.
No entanto, algumas vezes a Supreme decide experimentar. Pode haver alterações na paleta de cores como parte de uma etapa monocromática em preto e branco ou em negrito. Por exemplo, após o terremoto e o tsunami no Japão em 2011, uma série de camisetas com o logotipo BOGO apareceu e, em 2017, a empresa mudou brevemente o design da marca em homenagem ao especialista em moda de rua Gary Warnett.
O famoso logotipo vermelho e branco da Supreme Box usa a fonte Futura Heavy Oblique. Foi projetado por Paul Renner para a fundição da Bauer Type Foundry em 1927. É grotesco, inspirado em formas geométricas simples, incluindo círculos e retângulos. Letras em negrito são escritas em itálico com uma inclinação para a direita. A ausência de serifas é compensada por curvas suaves de elementos arredondados.
O que o logotipo da Supreme representa?
O logotipo da Supreme tem uma vibe rebelde, como indica a combinação de duas cores contrastantes: vermelho brilhante e branco. Ao mesmo tempo, o espírito de contradição é acentuado pela diferença de formas: letras oblíquas com elementos arredondados parecem opor-se a uma base retangular com bordas claras e uniformes.
Em que se baseia o logotipo da Supreme?
Como admitiu o fundador da Supreme, o logotipo de sua empresa é baseado em um pôster que Barbara Kruger criou em apoio ao aborto. Ele emprestou essa ideia de um livro com várias colagens de uma artista feminista. Todos eles tinham um elemento de design comum: letras cursivas brancas em um retângulo vermelho. E Barbara nunca se manifestou contra copiar seu estilo.
Quanto vale o logotipo da Supreme?
Podemos dizer que o logotipo da Supreme não tinha valor, porque foi desenhado por analogia com as inscrições nos cartazes de Barbara Kruger. Como o dono da empresa já tinha um design pronto, ele só precisou substituir seu texto no retângulo vermelho, sem sequer alterar a fonte.