State Farm é um serviço de seguros americano organizado pelo fazendeiro George J. Mecherle no verão de 1922. No início, a empresa se especializou apenas em seguros de automóveis para agricultores, mas depois mudou para outras áreas de atividade. A lista dos seus serviços inclui seguros de vida e habitação contra acidentes, bem como diversos serviços financeiros e bancários. Agora é uma rede expandida com escritórios em muitas partes dos Estados Unidos. De acordo com as estatísticas da Fortune 500 para 2019, ela está classificada em 36º lugar entre as organizações de maior sucesso. A matriz está localizada em Bloomington, Illinois.
Significado e história
O que é State Farm?
State Farm é um grupo de empresas com sede em Bloomington, Illinois. Foi fundada em 1922 para fornecer serviços financeiros e de seguros. Desde 1942, essa organização é a maior seguradora de veículos dos Estados Unidos.
Começando com um pequeno projeto de seguro, a State Farm cresceu e se tornou um negócio muito lucrativo que abrange muitos países. O fato é que em 2014 a empresa vendeu suas divisões canadenses para o Grupo Desjardins, que usava o nome original até 2018. Em seguida, ela foi oficialmente separada de sua organização-mãe e denominada Desjardins Insurance, enquanto a ramificação americana permaneceu com o mesmo nome. A transição final foi concluída recentemente – em 2019.
A empresa manteve o antigo logotipo, que ganhou grande popularidade ao longo de sua existência. O emblema vermelho com três formas ovais é lendário: existe desde os anos 1940. Sua primeira atualização ocorreu em 1953. E por 60 anos, este design de marca desempenhou um papel muito importante no apoio à imagem da marca.
No final de 2011, a empresa realizou uma grande reformulação em sua identidade visual, transformando o emblema tri-ovalado em um logotipo moderno. Isso foi feito para anunciar serviços básicos de seguros. A nova identidade foi aprovada no início de 2012, no 90º aniversário da State Farm. Conforme observou o vice-presidente de marketing, essa medida foi necessária para melhorar a competitividade da organização no mundo digital de hoje. No total, durante a existência da empresa, teve seis emblemas.
1922 – 1936
A versão de estreia do logotipo já tinha o formato oval, que mais tarde se enraizou e se tornou um rótulo corporativo. No centro da elipse está um carro preto. Está rodeado por várias inscrições: “SATISFAÇÃO DO SERVIÇO” (acima) e “ECONOMIA DA SEGURANÇA” (abaixo). Ao longo da orla da oval existe uma larga faixa branca com a designação do local de fundação da empresa e o nome com que apareceu pela primeira vez – “ESTADO FAZENDA MUTUAL AUTO INS. CO. “.
1936 – 1943
A expansão dos sinistros de seguros levou a um aumento no número de formas ovais no emblema. Foi este período que se tornou decisivo na história da identidade da empresa, uma vez que foi em 1936 que foi introduzido o emblema triangular com três elipses horizontais. Eles apresentam um carro, uma cornucópia com uma ampla variedade de culturas e um carro de bombeiros. Esta é uma ilustração dos serviços oferecidos: seguros de automóveis, incêndio e safra. A parte interna das ovais adquiriu uma cor vermelha e duas delas estão entrelaçadas na forma de um oito – um sinal de infinito. Todas as inscrições permaneceram as mesmas.
1943 – 1953
Após a reformulação da terceira oval com seguro contra incêndio, surgiu uma nova inscrição – “FIRE END MARINE”, ou seja, proteção não só contra incêndio, mas também contra acidentes na água. Como resultado, em vez de um carro de bombeiros, um fragmento de um capacete é representado no logotipo. Os designers viraram o carro semi-lateralmente e a cornucópia moveu-se para a direita. Eles fizeram as cores predominantes vermelho (parte central) e oliva (faixa de debrum).
1953 – 2012
Em 1953, o logotipo sofreu uma mudança radical. Nas ovais, onde eram apresentados o carro, os produtos agrícolas e o capacete, apareciam as inscrições “Auto”, “Vida” e “Fogo”. Eles são feitos em itálico em branco sobre um fundo escarlate e contornados com uma linha branca. Acima deles está o nome da seguradora “ESTADO DE FAZENDA”, e abaixo – “SEGURO”. Todos os elementos estão em uma moldura quadrada com cantos arredondados. Este logotipo também apareceu depois da data especificada: em 2020, ele foi devolvido para uso em publicidade.
2006 – 2012
Por algum tempo, dois emblemas foram usados em paralelo ao mesmo tempo. São muito semelhantes, pois a segunda versão contém as mesmas ovais com inscrições em um quadrado sobre fundo branco. A diferença entre o novo logotipo e o anterior está no nome da grande empresa, que é apresentado no lado direito. Ele é colocado em uma linha e em itálico sem serifa.
2012 – presente
O emblema atual foi aprovado em janeiro de 2012. Seu autor é o estúdio Chermayeff & Geismar. Os desenvolvedores tentaram preservar o máximo possível três formas ovais que formam um triângulo. Para fazer isso, eles simplesmente removeram os rótulos deles, bem como a moldura quadrada delimitadora, deixando todo o resto inalterado. As referências aos tipos de serviços foram removidas devido à expansão dos sinistros de seguros e dos serviços financeiros.
Fonte e cores do logotipo
A marca icônica da State Farm é o oval. No começo ele era solteiro, depois triplo. O formato do logotipo principal é piramidal, pois há duas formas geométricas na parte inferior e uma na parte superior. Esta estrutura foi preservada até hoje, apesar do fato de que os desenhos e inscrições que existiam anteriormente tenham desaparecido das elipses.
Vários tipos de fontes foram usados em diferentes períodos. As versões iniciais foram dominadas por uma fonte próxima a Whitney Bold Italic do designer Tobias Frere-Jones. As versões atuais usam a fonte Frutiger Bold Italic, criada por Adrian Frutiger e publicada pela primeira vez pela Linotype.
Quanto à paleta corporativa, vale ressaltar: ela foi contida em todos os momentos. O logotipo de estreia é feito em preto e branco. Depois veio a azeitona, combinada com o tinto, que acabou por se tornar predominante.