A Cigna é uma seguradora com um leque muito alargado de serviços. Ela se preocupa com a vida e a saúde do povo dos Estados Unidos e, para torná-lo mais eficaz, possui uma divisão Cigna Global Health Benefits. Seu objetivo é tornar os cuidados de saúde acessíveis. O seguro está disponível para tratamentos ambulatoriais, hospitalares e odontológicos, incluindo uma ampla gama de procedimentos.
Significado e história
A base para a Cigna foram duas empresas que surgiram muito antes: INA Corporation e General Life Insurance Company. A primeira delas foi fundada em 1792 e a segunda em 1865. Uniram-se em 1982 e deram um nome para sua união, usando as letras CG (Companhia Geral) e INA. Além do nome, nenhum elemento de sua identidade indica a origem da Cigna, porque a empresa está olhando para o futuro e quer criar uma imagem de seguradora progressista. Ela mudou o logotipo apenas para que os clientes pudessem adivinhar sua ampla gama de serviços.
1982 – 1993
Como resultado da estreita cooperação entre CG e INA, nasceu uma nova empresa – Cigna. Seus antecessores usavam emblemas diferentes, mas a fusão fez com que eles abandonassem suas próprias identidades visuais. Foi decidido criar um logotipo composto por um nome de empresa branco contra um retângulo preto. Sob a inscrição havia uma longa linha horizontal. Todas as letras estavam em negrito e maiúsculas, “N” e “A” mesclados no canto inferior.
1993 – 2011
A Cigna estava preocupada com a percepção dos clientes. Afinal, um logotipo corporativo rígido não refletia toda a gama de serviços, que se expandiu ao longo de dez anos de trabalho. A seguradora recorreu à Leader Creative para obter ajuda com o rebranding e, junto com eles, entrevistou centenas de entrevistados em diferentes cidades. Como se viu, quase ninguém sabia o que Cigna realmente fazia e considerava sua marca nominativa burocrática.
Os designers da Leader Creative começaram a experimentar o logotipo, mas as opções originais de manter o retângulo e as letras não funcionaram porque seu significado não era óbvio. Assim, a corporação decidiu por mudanças globais: abandonou completamente a antiga marca e escolheu um símbolo conhecido como Árvore da Vida. Esta opção também foi sugerida pelos especialistas da Leader Creative. Eles estavam tentando transmitir a ideia de estabilidade, força e crescimento, e a árvore era perfeita para esse papel. A inspiração para os artistas foi um padrão encontrado em uma antiga colcha de retalhos da Nova Inglaterra, que é uma relíquia do século XVIII.
A Árvore da Vida consistia em listras brancas, círculos e elipses pontiagudas. O tronco, galhos, frutos e folhas foram formados por espaço negativo dentro de um quadrado turquesa recortado. E abaixo estava o nome cinza da marca. Todas as letras eram maiúsculas, mas o primeiro “C” era maior que os outros.
2011 – presente
Em 2011, a empresa decidiu mudar o logotipo que estava em uso nos últimos 18 anos. Ela colocou no centro da pessoa – uma imagem coletiva de clientes comprando seguros individuais. Sua presença é indicada por uma cabeça na forma de um círculo laranja. Isso foi feito para demonstrar um novo modelo de negócios, onde o foco não estava nas grandes corporações, mas nos consumidores individuais.
O homem é representado como uma árvore com um tronco e uma coroa verde. Ele estende as mãos para o céu, mas ao mesmo tempo fica de pé com confiança. Sua posição firme é indicada pela presença de terras, que antes não existiam. As letras “Cigna” ficaram muito mais suaves. Os designers converteram todas as letras, exceto a primeira, para minúsculas e deram a elas uma forma arredondada.
O motivo da árvore foi mantido, pois expressa perfeitamente a essência de uma seguradora que busca crescimento e estabilidade. Mas a versão moderna é mais adequada sob o nome de Árvore da Vida, porque a planta agora se tornou verdadeiramente animada. A figura humana ao centro demonstra a postura amigável da empresa. Isso mostra que a Cigna está comprometida em cuidar das pessoas.
Como originalmente concebida por Lindon Leader, a madeira representa vitalidade e diversidade. Fornece abrigo, cresce continuamente, mantém uma sensação de segurança. E suas raízes estão associadas a uma forte conexão. Por sua vez, a Árvore da Vida é um conhecido símbolo cultural e bíblico. Tudo isso melhora a imagem da Cigna como seguradora que atua em diversas áreas, inclusive na saúde.
Fonte e cores do logotipo
A marca nominativa possui uma tipografia exclusiva criada especialmente para a Cigna. A inscrição é em negrito tipo sem serifa com arredondamentos perfeitos. É radicalmente diferente do tipo de letra usado no logotipo anterior – com ângulos agudos, angulares e com serifas longas.
O esquema de cores também mudou consideravelmente. Lindon Leader escolheu um tom escuro de turquesa como base porque não queria que o verde fosse associado a um viveiro de plantas. Os designers modernos obviamente não se importaram com essa questão: eles combinaram verde (#56B948), azul (#F8971F) e laranja (#0982C6), acreditando que quanto mais brilhante o emblema, melhor.