As Sparkasse são estruturas financeiras sem fins lucrativos subordinadas às autoridades regionais da Alemanha. São bancos estaduais, cuja função legal é proporcionar à população em geral a oportunidade de investir recursos, realizar transações de pagamento e receber empréstimos. Eles estão autorizados a fornecer quaisquer serviços bancários a todas as categorias de clientes.
Significado e história
O nome “Sparkasse”, usado como base para o logotipo pessoal, surgiu na sociedade alemã há muito tempo – data do século XVIII. Na verdade, denota instituições governamentais para armazenamento de poupança com a acumulação e emissão de juros.
A palavra é composta e inclui duas origens da língua alemã. O primeiro é “poupado” (isto é, salvar, não usar totalmente, adiar). O segundo é “kasse” (caixa de dinheiro, caixa com chave). Ou seja, esse nome reflete o objetivo principal de uma instituição financeira: aceitar poupanças depositando dinheiro em um cofre. Tudo isso é veiculado diretamente no logotipo corporativo.
Assim, as caixas econômicas são instituições universais com permissão para realizar qualquer transação com dinheiro e podem atender a todos os clientes. Mas eles também têm algumas limitações, que também se refletem no logotipo. Esta instituição é gerida por autarquias locais, sendo o âmbito das suas actividades limitado apenas ao território administrativo.
Além disso, as caixas econômicas não geram receita, aderem ao princípio da não lucratividade e realizam atividades sem fins lucrativos. Eles se dedicam principalmente a todos os tipos de pagamentos, emissões de depósitos, títulos e empréstimos. As principais metas e objetivos de tais organizações são claramente refletidos na marca.
1925 – 1938
O emblema de estreia foi desenhado por Karl Schulpig. Ele descreveu esquematicamente um cliente satisfeito que se alegra com a oportunidade de economizar dinheiro ou fazer um empréstimo. Em vez de olhos, ele tem as letras “D” e “G”, que são separadas por uma faixa curta e sinuosa que lembra “S”. E a boca é desenhada em forma de “V”. No topo existe um chapéu em forma de cofrinho. O logotipo é monocromático e consiste em linhas pretas sobre fundo branco.
1938 – 1957
A segunda marca pessoal foi desenhada por Lois Gaigg. Ele propôs um conceito radicalmente diferente. Primeiro, o designer se afastou da imagem cômica do cliente. Em segundo lugar, ele fez o simbolismo em um estilo sério. Agora o emblema é um único “S”, que não é apenas uma letra, mas também um cofrinho. Como prova – a moeda da foto acima. Curiosamente, a princípio era um pôster e só então se tornou um sinal de pleno direito de identificação pessoal. Nos primeiros anos, serviu para fins internos do Sparkassenverlag e, em 1948, foi usado pela maioria dos bancos de poupança.
1957 – 1972
O DDR usou um logotipo desenhado por Siegfried Riediger. Ele deu ênfase básica à utilidade e acessibilidade dos serviços financeiros. Para isso, a artista escolheu uma forma diferente de cofrinho com um orifício mais largo e duas moedas. Abaixo, ele representou uma alvenaria que personifica a parede de um edifício – tanto uma casa pessoal quanto algum tipo de empresa. Ou seja, o ícone dizia: centavo a centavo – e você economizará para a sua casa ou empresa. No meio do hexágono estava a inscrição “Sparkasse”. Por sua forma geométrica, essa opção foi denominada “colmeia”.
1972 – 2004
Essa etapa se tornou muito importante na história do emblema, pois foi unificado para todas as regiões da Alemanha. O autor do ícone lendário é Otl Aicher. Ele trouxe de volta a versão de 1938 e redesenhou-a removendo a extensão no topo do “S” e substituindo o preto pelo vermelho HKS 13. Desde então, este tom foi considerado uma marca registrada.
2004 – presente
O logotipo existente foi otimizado pela Interbrand Zintzmeyer & Lux. Nenhuma outra alteração foi feita. O mesmo “S” único é usado – a primeira letra do nome do serviço.
O design do logotipo foi continuamente aprimorado, para o qual diferentes designers fizeram seus próprios ajustes e alterações. A versão inicial era muito difícil de entender, por isso foi gradualmente modernizada, aprimorada e simplificada. Agora é usado o lacônico emblema vermelho, bem conhecido de todos os residentes da Alemanha.
Fonte e cores do logotipo
Em 1972, os desenvolvedores escolheram a fonte Helvetica para a parte do texto – grotesca, até, suave. Até então, o logotipo usava uma fonte serifada.
A paleta sempre foi monocromática e consistia em branco com preto (anteriormente) ou vermelho (agora). Este último tem uma tonalidade de HKS 13. Em 2007, a administração o registrou oficialmente no escritório de patentes como uma cor única para os emblemas de todos os serviços nacionais da Sparkasse.