O Societe Generale é um banco francês de importância sistêmica global que oferece serviços universais, uma vez que é uma ampla estrutura de investimento e financeira. Seu segundo nome é SocGen, abreviação de principal. Possui muitas filiais em casa e no exterior. Em termos de ativos, é o terceiro banco francês e o sétimo europeu. Ele faz parte do chamado Trois Vieilles, chefiando o sistema bancário francês junto com o Crédit Lyonnais e o BNP Paribas. Além disso, a instituição financeira tem raízes muito longas, que remontam a meados do século XIX, no ano de 1864. Agora, sua sede está localizada em La Defense, perto de Paris – em um arranha-céu chamado Tours Société Générale e localizado no distrito comercial.
Significado e história
O banco apareceu com um logotipo diferente e um nome diferente. Aqueles que agora são conhecidos surgiram muito mais tarde. Seu primeiro nome é muito longo – Empresa Geral de Apoio ao Desenvolvimento do Comércio e da Indústria na França. Ou seja, era uma empresa especializada fundada por um grupo de financistas e industriais em um período histórico importante – o Segundo Império.
No início, ela ativamente abriu escritórios e equipou a equipe com pessoal qualificado. Aos poucos, adquiriu uma ampla rede de agências financeiras: 15 em Paris e 32 no país. Agora há muito mais deles – centenas deles. Além disso, eles estão localizados não só dentro do país, mas também no exterior: na Ásia, Europa, América do Sul, África.
Desde 1894, departamentos de crédito surgiram na estrutura da organização financeira. Em 1945, o banco foi nacionalizado, passando a estar subordinado ao Estado, que passou a ser seu único acionista. Ao longo dos anos, a organização floresceu repetidamente e experimentou declínio, mas não saiu do mercado bancário, mantendo a mesma logomarca.
A perda mais recente do banco foi de € 1,26 bilhão, sofrida em meados de 2020. Como resultado, sérias mudanças administrativas foram delineadas. Eles aparecerão no final de 2021 e provavelmente afetarão a identidade do banco. E não mudou por muito tempo: o conglomerado de investimentos e financeiro tem apenas um emblema. Ganhou destaque após a mudança de sua sede de um antigo prédio em Paris para um distrito comercial especial de La Défense, construído com arranha-céus.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo atual ecoa a aparência dos arranha-céus onde o banco está localizado. Tours Societe Generale (este é o nome de dois edifícios construídos em meia volta) é repetido nos contornos do ícone gráfico. Ele mostra dois retângulos horizontais com protrusões em miniatura à direita e à esquerda. A zona superior é vermelha, a inferior é preta. Eles estão conectados de tal forma que formam um vazio no meio, que é transmitido por uma longa linha branca. Todos esses contornos são claramente reconhecíveis nos edifícios da sede do conglomerado financeiro, havendo até um estreito espaço vazio entre eles.
A combinação de tons contrastantes é um reflexo de força e influência, e uma forma geométrica rígida transmite a energia e o poder da empresa. À direita está o nome do banco, agrupado em duas linhas: na linha superior – “Societe”, na parte inferior – “Generale”. Todas as letras são padronizadas, proporcionais, maiúsculas, grotescas e sutis. Ambos os elementos estão localizados em um fundo branco.
O logotipo é escrito em uma fonte que lembra Media Gothic. São letras estreitas sem serifa, geometricamente estritas e uniformes. Eles demonstram a transparência das atividades financeiras do conglomerado e sua abertura aos clientes. A paleta proprietária é estável e inclui três cores: vermelho # e50a30, preto # 010101 e branco neutro.