O Simple é um banco virtual sem agências físicas, funcionando por meio de banco online, site oficial e aplicativos mobile para Android e iOS. Fornece cartões Visa para titulares de contas. Faz parte da rede Allpoint com acesso gratuito a 55 mil caixas eletrônicos. Faz parte do Grupo BBVA, uma das maiores instituições financeiras da Europa. Em novembro de 2020, junto com ele, ficou sob a jurisdição do PNC Financial Services Group, Inc.
Significado e história
O que é simples?
O Simple é o primeiro neobanco da América, ou seja, um banco que opera exclusivamente online e não possui agências físicas. Foi criada em 2009 e existiu apenas durante 12 anos, encerrando em 2021.
A actividade desta organização teve início em 2009, altura em que foi fundada por três financiadores: Alex Payne, Joshua Reich e Shamir Karkal, que assumiram posições-chave na gestão. Eles trabalharam como CTO, CEO e CFO. A estrutura de banco virtual que eles criaram concentrou-se primeiro no Brooklyn. Alguns anos depois (em 2011) seu escritório mudou para Portland, Oregon (EUA).
O motivo da mudança de local foi o forte apoio financeiro de vários investidores e de um fundo. Na nova cidade, o banco abriu uma sede, cobrando juros dos depósitos dos clientes e cobrando comissão cambial. No inverno de 2014, foi adquirido por um dos maiores bancos da Europa – Banco Bilbao Vizcaya Argentaria. E a partir do final do outono, Simple, como parte do BBVA, mudou-se para PNC Financial Services Group, Inc.
Cada uma das etapas principais do trabalho do banco refletiu-se em seu simbolismo. As principais mudanças ocorreram no início de sua carreira, com a expansão com a mudança para Portland e após sua compra pelo BBVA. No total, o Simple possui três emblemas.
2009 – 2011
No início de seu trabalho, o banco levou um logotipo lacônico, que lembrava exatamente o seu nome – BankSimple. Era muito simples e consistia em um ícone em miniatura à esquerda e um texto à direita. O ícone representava uma carteira e ao lado dela estava o nome completo do banco e da organização financeira. Ambos os elementos eram bicolores e consistiam em azul e branco. A frase foi escrita em uma peça, com cada haste destacada em letras maiúsculas.
2011 – 2014
Em 2011, os desenvolvedores retiraram a palavra “Banco” do título, deixando apenas a segunda parte. Eles também mudaram a fonte da inscrição: o emblema “Simples” ganhou uma fonte cortada com espaço livre entre letras. Todos os símbolos são nítidos, claros e legíveis. A seriedade da estrutura bancária era enfatizada por letras geométricas.
Em contraste com eles, havia um ícone, que consistia em um entrelaçamento de muitas linhas. Eram uma alegoria para uma rede virtual, já que o banco não tinha agências físicas. As listras vermelhas e azuis simbolizavam o cabo, vias de comunicação com os clientes e indicavam um grande número de serviços dentro de sua estrutura.
2014 – presente
Como resultado do redesenho, o número de linhas entrelaçadas foi bastante reduzido. Restam três, e são mais como elos de uma única corrente, que se fecha sobre si mesma. O círculo é irregular, com arcos projetando-se ao longo da borda externa. Ao lado dele está a palavra “Simples” em azul – os designers removeram o preto do logotipo. A forma e o tamanho das letras permaneceram os mesmos – simples, lisas, grotescas, em maiúsculas.
Fonte e cores do logotipo
Como o banco é virtual, a administração decidiu focar nisso e escolheu elementos para o logotipo que se assemelhem ao máximo possível à comunicação eletrônica. Estas são linhas finas conectadas como um cabo. Também simbolizam a comunicação com os clientes por meio de aplicativos móveis para smartphones e tablets, por meio do banco online e do site oficial. Cada uma das opções enfatiza que a utilização deste banco é realmente simples, como indica seu nome.
De acordo com o conceito Simples, o ícone redondo é um padrão guilhoché conceitual que se assemelha a um anel. Na verdade, este é um padrão complexo, mas consiste em linhas geométricas simples que se repetem em uma ordem específica. Este design de logotipo está diretamente relacionado às finanças, porque o guilhoché é um elemento de quase todas as moedas do mundo. É encontrado em notas e é uma designação de segurança e autenticidade.
O banco escolheu a fonte Gotham da Hoefler & Frere-Jones para seu logotipo. Ele mudou para a tipografia da sinalização americana no início do século XX. E com o advento das tecnologias modernas, voltou a ganhar relevância, pois tinha um design adequado. Os desenvolvedores mudaram apenas um pouco a fonte, adaptando-a aos requisitos do banco e tornando-a o mais simples possível. O esquema de cores do emblema também é simples e consiste em azul sobre fundo branco.
Como faço para criar um logotipo simples?
Para criar um logotipo de banco simples, você precisa usar um programa gráfico. O emblema deve consistir em três retângulos conectados com lados redondos. Para a inscrição, pode-se usar a fonte Latinotype Texta Alt Heavy, mas os cantos devem ser arredondados.
O que é um logotipo simples?
O logotipo do banco Simples contém seu nome (no lado direito) e uma forma geométrica complexa que se parece com uma mandala. Todos os elementos são coloridos em azul claro.
Os logotipos simples são os melhores?
Em termos do minimalismo que está em voga agora, logotipos simples são os melhores. Mas a escolha do design depende da própria empresa. Se o emblema deve ser preenchido com símbolos, elementos complexos não podem ser dispensados.
Os logotipos precisam ser simples?
Não, os logotipos não precisam ser simples. Por exemplo, o espaço negativo pode formar elementos adicionais que só são perceptíveis após um exame mais detalhado. Portanto, um design simples à primeira vista torna-se complexo.