Seattle Mariners é um time de beisebol de nível profissional que atua na MLB. A equipe representou a Divisão Oeste da AL e localizada em Seattle, Washington. Foi fundada em 1977.
Este clube americano foi o resultado de uma ação judicial entre a AL e as autoridades da cidade representada pelo senador Slade Gorton. O motivo do processo é uma quebra de contrato da liga, que ilegalmente levou o representante da Seattle MLB. Confiante em que a cidade terá sua equipe, o distrito construiu o estádio multiuso Kingdome. Foi nele que o Seattle Mariners estreou.
Após o processo formal de expansão, uma nova franquia apareceu em Seattle. Seu dono era um grupo de indivíduos (Stanley Golub, Walter Schoenfeld, Lester Smith, James Stillwell Jr. e James Walsh) liderados por Danny Kaye. Eles dirigiram o clube por três anos, após os quais ele se mudou para George Argyros por nove anos. Em seguida, o proprietário da equipe foi Jeff Smulyan – de 1989 a 1992.
Na primeira metade dos anos 90, o Seattle Mariners voltou a ser objeto de lances. O então senador Slade Gorton procurou a Nintendo of America para encontrar um investidor japonês que apóia financeiramente o clube americano. Uma contraproposta veio de Yamauchi e Smulyan a aceitou. No entanto, o acordo não foi aprovado por Fay Vincent, chefe do comitê de propriedades.
Após pressão dos moradores de Seattle, da administração e do público, o funcionário, no entanto, fez concessões sobre o acordo. Mas desde que o empresário japonês receba menos de 50% das ações, e o Baseball Club de Seattle, LP continue sendo o gerente principal. Atualmente é ele quem é o dono da franquia.
O nome da equipe apareceu um ano antes de sua fundação. Os iniciadores eram funcionários que, em agosto de 1976, anunciaram uma competição. Como resultado, das 600 opções oferecidas por 15.000 participantes, a Mariners foi escolhida. Esse nome veio de algumas pessoas, mas Roger Szmodis, de Bellevue, forneceu a melhor justificativa. Ele é o vencedor.
O simbolismo do clube desde o início está relacionado ao tema marinho. Nas versões de estreia, havia um tridente, nas versões modernas – uma bússola. Os logotipos originais foram associados à água, e não ao beisebol, por isso mudaram várias vezes.
Significado e História
O que é o Seattle Mariner?
O Seattle Mariner é um time de beisebol profissional americano afiliado à MLB. Ela está na AL e joga pela Divisão Oeste. O clube surgiu em 1977 como uma franquia de expansão. Até 1999, ele jogou jogos em casa no Kingdome Stadium, e então recebeu a arena T-Mobile Park em outra área do local. A equipa deve o seu nome ao tratamento honroso dispensado aos marinheiros da região costeira.
Esse time de beisebol nasceu em 1977, então a história dos logotipos é bastante curta e inclui apenas quatro versões. Mas, por outro lado, eles são tão diversos que é simplesmente irreal encontrar duas cópias idênticas. Os designers procuraram diversificá-los para trazer uma quantidade significativa de novidades. A única coisa que os une é o tema. Agora, um conceito simples e uma nova versão do logotipo se tornaram mais compreensíveis para os fãs.
1977 – 1980
O primeiro logotipo original dos Mariners consistia em um grande círculo amarelo com um sutil contorno azul escuro, com o nome “Seattle Mariners” e um pouco mais baixo – “Clube de beisebol”. Na palavra “Navegadores”, a letra “M” é substituída por um tridente azul marinho.
1981 – 1986
Os Seattle Mariners mudaram um pouco o logotipo. Agora, no fundo, há uma estrela de cinco pontas, branca com um contorno azul escuro e, em primeiro plano, a volumosa letra azul “M”, na forma de um tridente com um fino contorno amarelo.
1987 – 1992
O novo logotipo da equipe usou a abreviação da palavra “Mariners” – “M’s”. As letras foram feitas em azul e colocadas no centro de uma grande bola de beisebol branca com pontos azuis.
1993 – presente
A versão moderna, aprovada em 1993, combina harmoniosamente duas direções – beisebol e água. Seguindo o nome do clube Seattle Mariners, os desenvolvedores propuseram uma bússola náutica. Tomando-o como base, combinaram meticulosamente esse atributo com uma pequena bola, que colocaram simbolicamente no meio.
O resultado é um elemento estilizado que lembra vagamente um rondel clássico: um círculo dentro de um círculo com uma faixa larga e um ou mais traços. Somente neste caso, as setas divergem do centro, indicando os pontos cardeais geográficos. Os feixes são de duas cores (claro e escuro), então parecem tridimensionais. Acima da bola está a inscrição “Seattle”, abaixo – “Mariners”. Depois, há três listras de borda.
Fonte e cores do logotipo
Antes da era da bússola náutica, havia três versões do logotipo: debut (consiste em uma inscrição), médio (inclui apenas gráficos) e transicional (representa uma combinação de elementos desenhados e de texto). Além disso, o tema água / mar esteve inicialmente presente no emblema, pois os dois primeiros logotipos retratam um tridente em formas diferentes. Na versão subsequente, apareceu a imagem de uma bola e, na versão atual, uma combinação harmoniosa do nome do time e da modalidade esportiva em que está engajada.
Na versão original, as inscrições foram feitas em uma fonte cortada – lisa, sem serifa. A sua originalidade é dada por uma espécie de “e”, cuja barra transversal não se encontra na horizontal, mas na vertical. O “M” maiúsculo também é tocado de forma interessante: em vez do símbolo usual, o tridente de Netuno, o mestre dos espaços aquáticos, é usado. O emblema moderno contém uma fonte cortada condensada. Assemelha-se ao Compacta Regular desenhado por Fred Lambert e aplicado pela Linotype. A única diferença são os caracteres sem serifa mais suaves.
As cores básicas dos emblemas do Seattle Mariners são Azul marinho, Prata Metálica e Verde Noroeste. As primeiras versões também apresentam creme e amarelo.
Qual é o logotipo do Seattle Mariner?
O logotipo moderno do Seattle Mariner está associado ao tema da água. Em primeiro lugar, este é o nome da equipa. Em segundo lugar, sua base está na costa da baía. Portanto, o clube usa um volante estilizado ou bússola náutica com setas multidirecionais como emblema. São 8 no total: 4 grandes apontam para o norte, sul, oeste, leste e o mesmo número de pequenos estão localizados nos intervalos entre eles.
Por que os Mariners mudaram seu logotipo?
Houve duas mudanças importantes no logotipo do Seattle Mariner. O primeiro está relacionado à necessidade de mudar para o tema do beisebol, pois o emblema era mais marinho do que esportivo. Este evento ocorreu em 1987. A segunda mudança remonta a 1993, quando a equipe decidiu combinar duas áreas - esporte e mar.
Quais são as cores do Seattle Mariners?
Os Seattle Mariners têm várias cores oficiais: prata, água, azul profundo, verde (turquesa), creme, amarelo. Cada um deles foi usado em logotipos.