O Scotiabank é um banco canadense com raízes escocesas. No início era o Bank of Nova Scotia, que estava envolvido no comércio transatlântico entre três partes do mundo: Europa, América e África. Em seguida, ele lançou um sistema de agências e começou a desenvolver novos territórios, até o Caribe. Tendo entrado no nível internacional, a instituição financeira mudou-se para a província de Ontário e mudou seu nome 75 anos depois para torná-la universal. Foi assim que surgiu a marca global Scotiabank, não vinculada a uma localização geográfica específica.
Significado e história
O que é o Scotiabank?
É um banco do Canadá classificado entre os 3 primeiros em termos de capitalização de mercado e depósitos familiares. Surgiu em 1832, inicialmente com sede em Halifax (Nova Scotia). Sua mudança para Toronto (Ontário) ocorreu em 1900. Hoje é uma grande estrutura de nível internacional, que atende mais de 25 milhões de clientes e oferece um amplo leque de serviços.
O banco, fundado em 1832, adquiriu mais de vinte empresas e abriu centenas de escritórios de representação no exterior. Agora está presente na República Dominicana, Jamaica, México e quase cinquenta outros países, onde cerca de 92 mil funcionários trabalham sob o famoso emblema vermelho e branco do Scotiabank (a partir de 2020). Seus serviços estão focados no mercado internacional, portanto, o principal símbolo gráfico é o globo.
Mas o estilo visual moderno é relativamente novo. Antes disso, a instituição financeira usava uma marca nominativa que Allan Fleming desenvolveu em 1961. O esboço ainda é mantido nos arquivos de Toronto do Scotiabank Group. O designer da Cooper & Beatty encurtou o nome Bank of Nova Scotia para Scotiabank e combinou duas fontes contrastantes para fazer a tipografia se destacar. Para Scotia, ele usou uma escrita do século 18 que imita a caligrafia caligráfica, e para BANK, ele usou uma sans serif com cantos arredondados, semelhante a fontes legíveis por máquina.
Os demais logotipos da empresa parecem completamente diferentes. E há pelo menos quatro deles, porque o Scotiabank está procurando por um estilo único há muito tempo. Quando ele finalmente fortaleceu sua posição no mercado internacional, ele precisava de um simbolismo universal.
1832 – 1974
Em 1832, surgiu o Bank of Nova Scotia – o futuro Scotiabank. Foi assim denominado até 1975. As sucursais da instituição bancária eram decoradas com um brasão redondo, representando um escudo heráldico, dividido em três partes. No segmento superior havia um veleiro de três mastros, no meio – um peixe, e no inferior – um feixe enfaixado contra o fundo de um velho arado. A questão é que o banco foi criado para o comércio transatlântico. Os navios navegam entre as três partes do mundo e transportam mercadorias valiosas, incluindo produtos agrícolas. Portanto, todos os elementos do emblema tinham uma relação lógica.
O escudo foi colocado em uma coroa de flores e folhas de cardo. Ele também estava rodeado por uma moldura larga – um anel com a inscrição “O BANCO DE NOVA SCOTIA INC 1832”. Havia pontos em negrito entre as palavras. Este brasão foi desenhado por Alexander Scott Carter em 1921. Uma reprodução colorida apareceu um pouco mais tarde.
1974 – 1998
Em 1975, a instituição financeira mudou seu nome para Scotiabank a fim de tornar a marca internacional. Ao mesmo tempo, apareceu um logotipo com esta palavra e o ícone icônico na forma de um “S” estilizado. Na frente da carta havia um globo – símbolo de que a multinacional cobriu o mundo inteiro com sua rede de filiais. A cor primária era vermelha e a cor secundária era branca.
1998 – 2019
Na virada do milênio, houve uma reformulação da marca que mudou a aparência do emblema. A letra “S” com um globo foi movida para a esquerda. Por sua vez, a inscrição “Scotiabank” foi ligeiramente reduzida e movida para a direita. O vermelho adquiriu um tom rosa profundo.
2019 – presente
Em maio de 2019, os proprietários do banco decidiram simplificar o logotipo e dividi-lo em duas partes. A marca com a fonte atualizada tornou-se o principal elemento da identidade visual do Scotiabank. O gráfico “S” continuou a ser usado como ícone secundário. Além disso, o design do ícone mudou significativamente: o globo, alinhado com paralelos e meridianos, se transformou em um círculo vermelho simples, e a letra foi transformada de duas linhas curvas da mesma cor.
Fonte e cores do logotipo
O principal símbolo de uma organização financeira internacional parecia um globo real, embora sem continentes. O mesmo elemento gráfico agora pode ser encontrado no logotipo BBC Panorama. Em 2019, os designers simplificaram a imagem o máximo possível, focando nas formas geométricas. Para fazer isso, eles removeram as listras verticais e horizontais e, ao mesmo tempo, separaram as duas partes da letra “S”, que estava oculta atrás do planeta. O emblema permanece reconhecível, mas agora se assemelha a um olho abstrato com uma grande pupila redonda.
As marcas anteriores do Scotiabank são baseadas na fonte Sharp Sans. Esta é uma sem serifa geométrica criada pelo tipógrafo Lucas Sharp. A primeira versão da fonte foi publicada em 2009, e a atualização revisada foi lançada em 2016. As formas das letras no logotipo mais recente são ligeiramente diferentes. Em particular, “t” não tem dobra na parte inferior e as bordas de “S” e “c” são cortadas em um ângulo mais agudo.
As cores também mudavam constantemente. Em 1998, o vermelho laranja (# F14524) mudou para vermelho rosa (# EE1229). Em seguida, a tonalidade rosa desapareceu e as letras ficaram vermelho escuro (# EC0712).
Por que o Scotiabank mudou seu logotipo?
O principal motivo da mudança do logotipo do Scotiabank é a busca por modernidade, legibilidade e simplicidade. Para fazer isso, a gerência decidiu remover o globo do S contorcido de uma configuração incompreensível. Como resultado, apenas o seu nome com uma fonte vermelha atualizada permaneceu no emblema do banco. O ícone é usado separadamente.
Qual é a fonte do logotipo do Scotiabank?
Para sua identificação, o banco tradicionalmente utiliza dois tipos de fontes - Frutiger Black e ITC Century. Eles se tornaram um componente importante de sua imagem corporativa. O primeiro está presente no logotipo e é uma fonte sem serifa humanística.
O que significa o logotipo do Scotiabank?
O logotipo do Scotiabank denota o nome de uma instituição financeira e bancária e seu compromisso com o alcance global da população com seus serviços. Então, ele escolheu uma fonte nítida com espaçamento de letras largo, vermelha, e um ícone em forma de globo (anteriormente acompanhava o texto, mas agora é usado separadamente).